Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Meu Fundo Está Sofrendo. É Hora de Resgatar?

Por Luiz FelippoResumo do Mercado29.11.2021 11:48
br.investing.com/analysis/meu-fundo-esta-sofrendo--hora-de-resgatar-200446211
Meu Fundo Está Sofrendo. É Hora de Resgatar?
Por Luiz Felippo   |  29.11.2021 11:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

O Ibovespa segue próximo de seus menores níveis de 2021, e uma classe de investimentos que tem sofrido bastante é a indústria de fundos com pedidos de resgates dos investidores.

Segundo a Anbima, no dia 17 de novembro, os fundos de ações sofreram resgates da ordem de 447 milhões de reais apenas nesta data.

Se você investe em fundos e está preocupado (a) com a instabilidade da Bolsa, fique tranquilo.

 

O que está acontecendo com a indústria de fundos?


Os multimercados possuem pouca exposição ao Brasil, ainda que diversos deles já entendam que os preços dos ativos nos níveis atuais aguentem bastante desaforo.

Quando fazem isso, estão realizando muito mais posições de valor relativo entre os setores ou mais, comprados em empresas mais ligadas ao ciclo global (commodities).

Os multimercados têm se aproveitado mais do cenário global, que é mais construtivo e de crescimento maior. Isso acaba se traduzindo em posições compradas em bolsas globais (especialmente americana e europeia).

Outro fator que tem pesado no desempenho é que muitos gestores possuem posições tomadas em juro americano (apostando na alta) achando que a inflação por lá será mais persistente do que o Fed acredita.

O pânico da nova variante


Para piorar o cenário macroeconômico, uma nova variante surgiu na África do Sul, onde os índices de vacinação ainda são baixos. Em resposta à nova cepa e aos avanços de variantes “comuns”, sobretudo na Europa, houve um movimento de queda generalizada dos mercados globais na sexta, 26.

O comportamento lembra o que vimos no início da pandemia, em março do ano passado, com os investidores optando por sair de ativos mais voláteis, como ações, e buscando alocações mais seguras, como títulos da dívida e dólar.



Resgate de fundos tem pressionado o Ibovespa


Explicando resumidamente, os saques fazem com que os gestores sejam obrigados a vender suas posições no mercado para fazer frente aos pedidos de resgate.

Outro ponto é que os gestores de ações também estão sofrendo com resgates. Então isso acaba pesando sobre a Bolsa de Valores brasileira, a B3 (SA:B3SA3).

Paralelamente, a falta de visibilidade do mercado em relação ao que teremos à frente em se tratando do lado fiscal e o imbróglio político e eleições continuam atrapalhando o Ibovespa.

Diante disso, o único comprador de bolsa brasileira tem sido o gringo, com o investidor institucional local e a pessoa física vendendo.



Captação de fundos no campo negativo

 

Existe uma certa confusão quando são analisados os dados fechados, pois aparece uma aplicação positiva de quase 70 bilhões, mas a verdade é que grande parte disso é de fundos de investimento no exterior, o que não representa a realidade.

O multimercado macro, o mais representativo do perfil médio da indústria, está com um resgate líquido no ano de 18,4 bilhões de reais. Só em novembro (22/11), foram 3,9 bilhões de reais de saída de fluxo, levando a um saldo negativo no acumulado mensal.

Isso é um cenário bem curioso na visão do nosso analista, porque diversos multimercados estão com performances bastante interessantes no ano. O que talvez possa explicar isso, em partes, é uma migração de dinheiro para fundos de crédito.

 

Ainda vale a pena diversificar em fundos?

Você deve estar se perguntando: o que fazer neste cenário? Fundos ainda valem a pena?


Sabendo escolher bem, você consegue ótimos resultados nos multimercados. Em um ano a bolsa cai -11 por cento, diversos fundos que estão nas recomendações da nossa série estão com retorno entre +7 por cento e +8 por cento, enquanto o CDI está em +3,4 por cento e a indústria de multimercado está com +2 por cento.

 

 
Meu Fundo Está Sofrendo. É Hora de Resgatar?
 

Artigos Relacionados

Julio Hegedus Netto
Tensões Globais Assustam Por Julio Hegedus Netto - 19.01.2022 10

Nos mercados a percepção é de que o Fed deve ser mais duro do que o previsto, se refletindo no movimento dos treasuries de 10 anos, em forte alta, já passando de 1,80%, dólar...

Meu Fundo Está Sofrendo. É Hora de Resgatar?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (25)
Dom Luiz
Dom Luiz 29.11.2021 19:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O título parece frase que se diz ao médico, quando se sofre de hemorróida. kkkkk. Mas o conteúdo é pertinente. Parabéns.
Cris Haddad
Cris Haddad 29.11.2021 18:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sair dos funfos e migrar para renda fixa pelos proximos 2 anos?
Gizele Reginato
Gizele Reginato 29.11.2021 18:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim ou não? É a pergunta que não posso calar
Hudson Wehdorn
Hudson Wehdorn 29.11.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem fundo que dá retorno positivo sim, entretanto é preciso ter cuidado pq do mesmo jeito que vc ganha, vc pode perder rápido. Evite fundos atrelados a B3 pois são muito voláteis no curto prazo. Melhor investir em fundos atrelados ao SP500 e outros índices americanos. Evite fundos com resgate longo, 30 dias ou mais e que possuam alto risco.
Hudson Wehdorn
Hudson Wehdorn 29.11.2021 18:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
welington felix
welington felix 29.11.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
'E melhor ate aprender errando do que colocar dinheiro em fundos,faça vc mesmo!
José Almeida Almeida
JA_diz 29.11.2021 18:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nunca gostei....acho melhor vender agora enquanto o prejuízo é pouco...vai piorar daqui pra frente aliás iniciou 30 dias atrás.
marco antonio frankzhovitz
marco antonio frankzhovitz 29.11.2021 16:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
que cara estranho 😱
henrique andreotti
henrique andreotti 29.11.2021 15:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Amigo; Todos estão com o fundo sofrendo ultimamente...
henrique andreotti
henrique andreotti 29.11.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Amigo; Todos estão com o fundo sofrendo ultimamente...
Rachel Silva
FlintBR 29.11.2021 14:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Resumindo, os fundos estao liquidos. Logo, retornarão. E a porrada será grande pra cima.
Andre Putz
Andre Putz 29.11.2021 13:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
resgatei faz tempo kkkk
waresco alvares
waresco alvares 29.11.2021 13:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
resumindo: está perdendo dinheiro? fique tranquilo, vc pode perder mais!
Emerson Silva
Emerson Silva 29.11.2021 13:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tenhos dois fundos de ações, inclusive indicado pelo autor do artigo aqui. Pra nunca mais. Será a herança dos meus tataranetos kkkkk
Liz Garcia
Liz Garcia 29.11.2021 12:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pior é que a maioria é D+30 para saques, então vc NUNCA sabe quanto realmente vai resgatar. Tô fora.
Andre Schneider
Andre Schneider 29.11.2021 12:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas essa que é a melhor parte, você não fica pulando de galho em galho. Analisa a gestão e colhe os frutos com o tempo
Geferson Sabra
Geferson Sabra 29.11.2021 12:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fundos é sempre hora de nunca entrar.
Liz Garcia
Liz Garcia 29.11.2021 12:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pior é que a maioria é D+30 para saques, então vc NUNCA sabe quanto realmente vai resgatar. Tô fora.
Claudio Luis
ClaudioFer 29.11.2021 12:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkkkkk... Mano... O negócio tá feio se seu fundo tá doendo. Que tal procurar um médico?
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 29.11.2021 12:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fundo só vale a pena, experiência própria sofrida, quando ele não tem rodeios e se encaixa como uma luva numa estratégia diversificada. Por exemplo, fundos no SP&500 com ou sem dolarização, que seguem o index, ótimo.   Fundos no Brasil focados no Ibov, eu ficaria com aqueles bem básicos e claros, nada de gestor Guru a lá Breda e afins, querendo encontrar a próxima magalu, cogna, Oi? Fundos que possuem estratégia super simples, que não querem inventar nada e possuem resultados consistentes em torno um pouco acima do Ibov no up e no dow.  E não colocaria um quantia grandes, dividiria com Bova11, pq é bem capaz de o Bova11 ainda superar 90% dos fundos.
Marcos Reis
Marcos Reis 29.11.2021 12:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
que título é este? kkkkkkkkkkkkkkk
Alexandre Pereira
Alexandre Pereira 29.11.2021 12:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Fundo está sofrendo? Como assim? Passa hipoglós
Luiz Amado Dias
Luiz Amado Dias 29.11.2021 12:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em resumo, nenhuma aplicação paga sequer a desvalorização da moeda.
Ronaldo Santos
Ronaldo Santos 29.11.2021 12:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Robson Arruda
Robson Arruda 29.11.2021 12:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em baixa, continue comprando, na dúvida, continue comprando.
André Marinho
André Marinho 29.11.2021 12:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O dó. Tinha fundos de acoes no itau, saquei mesmo e nao me arrependo
carlos brito
BRITO 29.11.2021 12:26
Salvo. Ver Itens salvos.