Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Sobe e Desce da Bolsa: Hora de Ganhar Dinheiro Fácil!

br.investing.com/analysis/sobe-e-desce-da-bolsa-hora-de-ganhar-dinheiro-facil-200434617
Sobe e Desce da Bolsa: Hora de Ganhar Dinheiro Fácil!
Por Carlos Heitor Campani   |  17.04.2020 10:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Prezados leitores e leitoras, é com imensa felicidade que, a partir de hoje, assinarei esta coluna no investing.com semanalmente. Toda sexta-feira trarei algo para refletirmos. Essa perspectiva me anima porque gosto de discutir e pensar no mercado em geral, de modo que um portal com esta enorme visibilidade me permite expressar pontos de vista e fundamentos para um público vasto. Tenho a vocação de sempre trazer a teoria aplicada à prática no mundo real, algo que não abro mão. Para mim, a teoria sem a prática é de pouca valia e, por outro lado, a prática sem a boa teoria torna tudo no mínimo mais difícil e ineficiente.

Pretendo abordar um sem número de assuntos, mas todos dentro de Finanças, área na qual conquistei meu título de PhD: mercado financeiro, investimentos, previdência privada e previdência pública, finanças pessoais e familiares, finanças públicas e corporativas são alguns temas que gosto muito e, portanto, faço pesquisa. Muitas das minhas opiniões serão, aliás, embasadas por pesquisas que conduzo como professor do Coppead, a escola de negócios da UFRJ. Sejam muito bem-vindos e fiquem à vontade para deixar seu comentário abaixo.

O tema de hoje pode ter provocado uma curiosidade. Hora de ganhar dinheiro fácil? Infelizmente, o título foi meramente provocativo e não condiz com a dura realidade que os gestores têm vivido nas últimas semanas. Em primeiro lugar, não existe dinheiro fácil, muito menos no mercado financeiro. Aliás, poderia usar aqui a famosa expressão "não existe almoço grátis". Jamais acredite nessa falácia. Se você quiser ganhar dinheiro na bolsa, terá que assumir riscos.

É bem verdade que, em alguns momentos, parece (e eu digo, parece!) fácil o discurso. Pois bem, vejamos essa fala: “Rapaz, desde que veio o Coronavírus, a maior volatilidade do mercado era esperada e, com isso, passei a operar diariamente, com umas duas ou três ações, comprando sempre após uma queda braba e vendendo com a subida, que sempre vem com a volatilidade: estou fazendo um bom dinheiro assim”. Amigos leitores, percebam como essa fala parece razoável, sincera e até óbvia, não? Mas, acreditem, mostrarei que ela é absolutamente vazia.

Para início de conversa, se fosse assim fácil, a maioria dos grandes fundos de ações e multimercado que contam com gestores qualificados e extremamente competentes, apresentaria talvez um retorno negativo inicial com a chegada do Covid-19 no mercado, mas logo depois performaria bem “com a volatilidade esperada”. Não é assim. Primeiro porque, lá no início de março, não havia a certeza da magnitude da crise, assim como, aliás, hoje ninguém tem a certeza se o Ibovespa já passou pelo seu fundo do poço ou se ainda passará (lembre-se que infelizmente o pico de mortes no Brasil ainda está por vir e tudo indica que ainda teremos semanas de isolamento!).

Além disso, as partes “comprar após uma queda braba” e “vender com a subida” carecem de melhores definições. O que seria uma queda braba? Em que momento da subida, mais precisamente, tal venda seria realizada? E, se no instante imediatamente anterior à venda, o ativo tornar a cair e atingir um patamar pior do que o da compra? Será que voltará a subir no curto prazo? E se o preço jamais voltar? E se, pior, cair ainda mais? Estas questões, se em um primeiro momento parecem simples, posso afirmar: não são. Notem que não estou afirmando que uma estratégia de curto prazo não funcione jamais. Apenas afirmo que tais estratégias precisam ser muito bem definidas e sempre carregarão uma boa dose de risco – lembre-se: não existe almoço grátis.

Uma estratégia bem definida é algo do tipo: devo comprar após uma queda de 3% e vender quando o preço atingir 2% acima do que paguei. Ok, a estratégia está bem definida e é incrivelmente simples. Entretanto, o lucro não é certo e o risco é eminente. Tais estratégias, que podem ser diferentes (mas dentro da mesma linha), são alvo de testes (os famosos backtestes) por todo o mercado e pela academia, inclusive, há muito tempo. Pasmem: a maioria não funciona, comprovadamente (pelo menos de maneira robusta e sustentável). Na teoria, se o mercado é eficiente de maneira forte, o que aconteceu ontem (“caiu 3%) não influencia o amanhã (subir 2%) e, portanto, tal estratégia estaria fadada ao aleatório, o que, via de regra, levaria a prejuízos por conta dos custos operacionais. Ok, tudo bem, mas e na prática? Na prática, posso afirmar que não há estratégia fácil, nem em momentos previsíveis de alta volatilidade. Isto porque com a volatilidade, pode vir junto uma quebra estrutural que jogue o mercado na direção oposta à sua operação! Simples assim.

Tudo bem, então nada pode ser feito, é isso? Não, também não é o outro extremo. Por um lado, tais estratégias que se parecem com almoços grátis são, na verdade, abrigos ocultos de enorme risco e, portanto, chamarizes para perdas inesperadas – aliás, não é incomum a história do vizinho que passou a operar na bolsa e no início, só felicidade: com o tempo, ele parou de operar e não falou mais do assunto. Boas estratégias de curto prazo existem, mas precisam estar tecnicamente muito bem construídas e, se as premissas da estratégia se mostrarem consistentes, ela pode sim dar certo. Mas sempre com uma boa dose de risco e com muito conhecimento técnico! Aliás, esse assunto é ótimo e ficará para uma nova sexta-feira. Forte abraço a todos vocês.

 

* Carlos Heitor Campani é PhD em Finanças, professor do Coppead/UFRJ e especialista em investimentos, previdência privada e pública e finanças pessoais e públicas. Ele pode ser encontrado em seu site pessoal.

Sobe e Desce da Bolsa: Hora de Ganhar Dinheiro Fácil!
 

Artigos Relacionados

Sobe e Desce da Bolsa: Hora de Ganhar Dinheiro Fácil!

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (12)
gilson T Fontes
gilson T Fontes 20.04.2020 15:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Imagino, e atuo dessa forma, que o valor (e não preço) da ação da empesa tem  relação com o patrimônio, liquidez e o que ela representa na economia do  país. Procuro comprar ações de empresas sólidas, de grande impacto de seus negócios  em diversos seguimentos diversificados. Na atual situação que a bolsa atravessa, procuro empresas que possam ter condições de médio e longo prazo situação de liquidez que possa atravessar o atual momento. Sou um investidor que procuro comprar na baixa das empresas, com o perfil acima demonstrado, de diversos seguimentos econômicos em um prazo de um a dois anos. Dessa forma, procuro minimizar algum prejuízo que venha ocorrer em algum seguimento.
Antonio Cipriano
Antonio Cipriano 20.04.2020 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olá Carlos, À partida achei que o seu texto poderia ser interessante mas, ao final, foi apenas uma desilusão. Parece-me que você deveria tê-lo lido 2 ou 3 vezes antes de o publicar. Talvez, dessa forma, o texto fosse mais forte e mais útil. Desta forma você escreve, nós achamos que poderá ter algum "sumo" e vamos ler. E no fundo perdemos 5 minutos para o ler e agora mais 5 minutos para o comentário. Creio que você tem obrigação de fazer melhor. Obrigado.
gilson T Fontes
gilson T Fontes 20.04.2020 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Seu comentário é injusto com o colunista. Ele deu um parecer de como se deve atuar na compra e venda de ações. Cada investidor deve analisar e avaliar suas opções e o momento certo de fazer a compra ou a venda. O colunista mostrou que não se deve ter impulsivo quando a bolsa se apresenta muito volátil, como no momento atual.
Adriano Baccari
Adriano Baccari 17.04.2020 16:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Blz.. se é a hora de ganhar dinheiro fácil, sem duvida vc pode dar garantias, a respeito disso. Vamos fazer o seguinte: Vou levantar 500.000 de empréstimo no banco, colocando sua moradia (casa ou apartamento) como garantia, e vc como meu fiador. Aplicamos esse dinheiro na bolsa, e daqui 5 anos, quando estivermos milionários, pago o banco, e divido os lucros, 50% com vc, Carlos. Topa ?? Ou o visionário, que fica rico na bolsa, não tem nem moradia ainda, para dar como garantia ?
Adriano Baccari
Adriano Baccari 17.04.2020 16:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desculpe pela groceira Carlos. Mas realmente o título não condiz com seu texto (totalmente lógico). Ao contrário, é um título que não cai nem um pouco bem na atual situação, (acho que errou apenas nisso) onde muitos ao fim do ano passado, foram bombardeados com matérias, induzindo a entrada na renda variável. Mas em nenhum momento sequer, mencionaram a possibilidade de acontecer, oque estamos passando no momento. Algo que deveria ter sido feito com clareza. De qualquer forma concordo com suas palavras, e mais uma vez, peço desculpa pela grosseria
Alexandre Vezzani
Alexandre Vezzani 17.04.2020 16:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkkk boa
Carlos Heitor Campani
Campani 17.04.2020 16:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Adriano Baccari  Olá Adriano, eu havia percebido que você provavelmente havia comentado antes de ler. Realmente o título é o oposto mesmo hehehe, mas quis ser provocativo. Obrigado pela sua crítica neste segundo comentário, a considerarei em próximos textos. Vamos juntos. Forte abraço meu amigo.
Carlos Heitor Campani
Campani 17.04.2020 16:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olá Rubens e Marcus Vinícius (e provavelmente outros que vierem a comentar depois na mesma linha): entendo PERFEITAMENTE suas perspectivas. Mas permitam-me explicar. Com esse texto, quis passar uma mensagem de que não há estratégia fácil, especialmente nestes momentos de altíssima volatilidade. O risco estará sempre presente. Tenho ouvido youtubers, instagramers etc passarem estratégias falaciosamente fáceis, como sabichões, o que acho irresponsabilidade (lembram-se da Betina?). Com isso, busquei salientar que não existe almoço grátis jamais. Muito provavelmente, vocês têm farto conhecimento do mercado e concordo que isso para vocês é algo claro e óbvio, mas realmente procurei me direcionar àquelas pessoas que busquem esse tipo de confirmação e informação. Em outros posts, certamente abordarei assuntos mais técnicos e assertivos que poderao interessá-los, ok meus amigos? Fiquem muito bem.
Carlos Heitor Campani
Campani 17.04.2020 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olá pessoal, MUITO obrigado a todos os comentários. Olá Judson, muito obrigado pelo comentário e pelo elogio em particular. Eu realmente quis dizer EMINENTE (que se destaca por sua importância). Mas, se tivesse utilizado IMINENTE (prestes a acontecer), concordo que ainda assim a frase teria sentido, em que pese de uma forma um pouco diferente da que eu intencionei. Forte abraço e fique bem.
Mask Money Maker
Mask Money Maker 17.04.2020 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso é o de menos brother. O conteúdo é o mais importante. Desejo sorte
Carlos Heitor Campani
Campani 17.04.2020 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mask Money Maker  Muito obrigado meu amigo. Idem para você e todos os investidores.
Marcus Vinicius
Marcus Vinicius 17.04.2020 15:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Texto sem objetividade e proposito definido, vamos ver os proximos pra ver se faz valer esse PHD.
RUBENS PALOMARES
RUBENS PALOMARES 17.04.2020 15:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
falou, falou, falou, escreveu um artigo imenso, foi, voltou, deixou muita gente na dúvida é não falou porra nenhuma. Existe sim uma ótima estratégia para ganhar dinheiro nestes momentos de extrema volatilidade e melhor, sem ficar comprado e dormir tranquilamente a noite. Boa tarde.
Antonio Cipriano
Antonio Cipriano 17.04.2020 15:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olá Rubens, será que você pode dar-me umas dicas de como ganhar "algum" nesta altura? Obrigado.
Antonio Cipriano
Antonio Cipriano 17.04.2020 15:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
OLá Rubens, será que você pode dar-me algumas dicas de como poderei ganhar algum nesta altura? Obrigado.
Ronaldo Siqueira
Ronaldo Siqueira 17.04.2020 14:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom. Vamos em frente. Boa sorte pra nós.
Mask Money Maker
Mask Money Maker 17.04.2020 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
texto bacana, porém, "eminente" é diferente de "iminente"
Carlos Heitor Campani
Campani 17.04.2020 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olá Judson, muito obrigado pelo comentário e pelo elogio em particular. Eu realmente quis dizer EMINENTE (que se destaca por sua importância). Mas, se tivesse utilizado IMINENTE (prestes a acontecer), concordo que ainda assim a frase teria sentido, em que pese de uma forma diferente da que eu intencionei. Forte abraço e obrigado igualmente a todos pelos outros comentários.
Carlos Heitor Campani
Campani 17.04.2020 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olá Judson, muito obrigado pelo comentário e pelo elogio em particular. Eu realmente quis dizer EMINENTE (que se destaca por sua importância). Mas, se tivesse utilizado IMINENTE (prestes a acontecer), concordo que ainda assim a frase teria sentido, em que pese de uma forma diferente da que eu intencionei. Forte abraço e obrigado igualmente a todos pelos outros comentários.
Marombeiro Investidor
Marombeiro Investidor 17.04.2020 12:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail