Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ibovespa cai mais de 2% com perspectiva de aumento mais forte da Selic

Ações26.10.2021 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Painel eletrônico com cotações de ações durante sessão da Bovespa. 17/9/2021. Aluísio Alves/REUTERS.

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa voltou a fechar abaixo dos 107 mil pontos nesta terça-feira, com o IPCA-15 de outubro reforçando a deterioração do quadro inflacionário no país e as expectativas de um aumento mais forte nos juros pelo Banco Central.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,11%, a 106.419,53 pontos, devolvendo quase toda a alta da véspera, quando experimentou uma trégua após a pior semana desde o final de março do ano passado.

O volume financeiro da sessão somou 27,2 bilhões de reais.

O IPCA-15 subiu 1,2% em outubro, maior leitura para o mês desde 1995, com piora qualitativa e acima das expectativas, o que provocou forte alta nas taxas futuras de juros, contaminando os negócios com ações.

O dado corroborou apostas de aceleração no ritmo de alta da Selic, com muitos economistas já aguardando uma alta de 1,5 ponto na taxa básica pelo Copom na quarta-feira.

Vários bancos também já veem a Selic com dois dígitos ao final do ciclo de altas, o que tende a minar o apetite por ações, que tinham entre seus principais catalisadores justamente o nível historicamente baixo das taxas de juros no país.

Nesse cenário, o Ibovespa voltou a se descolar de seus pares norte-americanos. O S&P 500 fechou com acréscimo de apenas 0,19% e renovou máxima histórica.

De acordo com estrategistas do JPMorgan, tem em sido uma jornada difícil para as ações brasileiras e as próximas três a quatro semanas ainda devem ser de incertezas. Mas, se não atingiram o fundo, estão perto disso.

"Continuamos a defender que o mercado oferece um ponto de entrada interessante, talvez o melhor que encontraremos por um tempo", afirmam em relatório a clientes.

DESTAQUES

- B3 ON (SA:B3SA3) recuou 5,74%, com o setor financeiro pressionando o Ibovespa. Entre os grandes bancos, ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) perdeu 1,08% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) cedeu 2,26%.

- EZTEC (SA:EZTC3) ON caiu 7,64%, em sessão de forte queda do setor na esteira da alta dos juros, com o índice do setor imobiliário na B3 apresentando a pior performance entre os índices setoriais, com queda de 4,45%.

- VALE ON (SA:VALE3) perdeu 1,06%, apesar da alta do minério de ferro na China, com GERDAU PN (SA:GGBR4) destoando o setor de mineração e siderurgia, com alta de 0,32% antes do balanço do terceiro trimestre na quarta-feira.

- EDP (SA:ENBR3) BRASIL ON subiu 2,23%, após reportar salto de 70% no lucro do terceiro trimestre e avanço no processo para a venda de três hidrelétricas e programa de recompra de ações.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caiu 0,96%, após forte valorização na véspera, em meio ao ceticismo de agentes financeiros em relação a declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro sobre a privatização da companhia ter entrado no radar.

Ibovespa cai mais de 2% com perspectiva de aumento mais forte da Selic
 

Artigos Relacionados

Suzano prevê investimento de R$13,6 bi em 2022
Suzano prevê investimento de R$13,6 bi em 2022 Por Reuters - 02.12.2021 2

SÃO PAULO (Reuters) - A Suzano (SA:SUZB3) anunciou nesta quinta-feira expressiva alta de seus investimentos em 2022, previstos em 13,6 bilhões de reais ante 6,2 bilhões orçados...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (66)
Maurício Resende
Maurício Resende 27.10.2021 7:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Faz arminha 👉que a bolsa sobe.
Gui Vic
Shooter 27.10.2021 7:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comentário que remete exatamente o Brasileiro hj, ou seja, política domina a cabeça das amebas. Desliga a TV e vai trabalhar que o mundo prospera
Gui Vic
Shooter 27.10.2021 7:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ameba: "protozoários, possui pseudópodes que auxiliam na locomoção e aquisição de alimento. Não possui capacidade racional."
Júnior Alves
Júnior Alves 27.10.2021 6:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pobre querendo provatizações para pagar gasolina cara.
Júnior Alves
Júnior Alves 27.10.2021 6:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
*privatizações
Lucas Anjos
Lucas Anjos 26.10.2021 22:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
...se não encontrou fundo está perto... que frase linda... segura meu copo que eu vou completar meu carrinho com uns Hold aqui... Até o ano que vem! Flw
Monique Santos
Monique Santos 26.10.2021 22:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
as coisas estão mais completando tá ficando mais difícil
Valdir Nunes
Valdir Nunes 26.10.2021 21:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BTG vendido em B3 e até o talo em Renda Fixa visto que o Malandré E$teve$ é quem dita a taxa Selic. Agora é DT e RF. Acabooou! É Tetra! É Tetra!
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 26.10.2021 21:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Energia elétrica com bandeira vermelha+bandeira de esc hídrica e as elétricas batendo recordes de lucros!! DESgoverno de M
Marcelo Pinto
Marcelo Pinto 26.10.2021 21:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu também queria saber o fundo....hehe. E quem não quer?  E olha que lá fora o mercado se comportou tranquilo nestes últimos dias; imagina quando lá fora corrigir só um pouquinho, que é até natural.******
Marcio Nascimento
Marcio Nascimento 26.10.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sério? Foi a selic??
Raffael Santos Benassi
Raffael Santos Benassi 26.10.2021 21:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Onde esta o fundo?
Raffael Santos Benassi
Raffael Santos Benassi 26.10.2021 21:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu so quero saber onde ta esse fundo pra eu comprar, comprar, comprar… e depois vender, vender, vender… e depois comprar de novo… e vender de novo… kkk conta ai JP Morgan!! Compartilha essa informação!!
Paulo Fonseca
Paulo Fonseca 26.10.2021 21:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Temer vai mandar outra cartinha pro bozo e pro guedes de como deve fazer agora sobre o teto.
roberto gadioli
roberto gadioli 26.10.2021 21:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
cartinha de renúncia (do #d0id0dob0z0, vulgo bolsonaro) ou demissão do guedes
Mansur Staim
Mansur Staim 26.10.2021 20:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CADÊ O PHILHO DA PHUTA DO SHERGIO MHORO???
Mansur Staim
Mansur Staim 26.10.2021 20:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
chama o Moro
Fernando Saad
Fernando Saad 26.10.2021 20:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#ForaBolsonaro pior presidente da história
Roger Realista
AntiManipulação 26.10.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito pânico pra algo que o mercado já sabia faz tempo, mas no país mais especulativo do mundo racionalidade não existe.
Mostrar respostas anteriores (2)
roberto gadioli
roberto gadioli 26.10.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O antimilitancia é militante do #d0id0dob0z0 (vulgo bolsonaro) kkkkkkkk
carlos carlos
carlos carlos 26.10.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Roger Realista RETARDADO PATETICO COMEDOR DE CAPIM
carlos carlos
carlos carlos 26.10.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 26.10.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina
José Artur Medina 26.10.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
JulianaKatz Lang  , pelo menos não é um bundão como seus amigos.
João Jorge
João Jorge 26.10.2021 20:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inflacao perto de 11% aa e 1,50% aa !!’ Parece muito ???
caio tacla
caio tacla 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aceitem a derrota de 2018 pois em 2022 as quadrilhas do PT e do PSDB serão novamente humilhadas nas eleições. Sugiro já irem comprando lenço, muitos lenços.
Mostrar respostas anteriores (5)
carlos carlos
carlos carlos 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
VAI PASTAR GADO RETARDADO COMEDOR DE CAPIM
Clarence Abdala
Clarence Abdala 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chora petralhas
carlos carlos
carlos carlos 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Clarence Abdala SO SABE FALAR ISTO GADO RETARDADO COMEDOR DE CAPIM
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estamos comprando lenços para vender pra bozotralha em 2022. Vai dar um lucrinho kkkk
José Artur Medina
José Artur Medina 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pericles periclesplb
pericles periclesplb 26.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil virou uma Argentina, rumo a Venezuela. Essa que é a verdade!!!
Mansur Staim
Mansur Staim 26.10.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BOZO = PG = VALA, certeza que ambos não vão ficar mais 2 meses caso não modifiquem radicalmente as ações atitudes pensamentos e palavras. A Argentina foi nessa privatizou tudo hj qq governo federal argentino não tem poder não tem força vazios sem perspectiva. O melhor modelo que se adapta ao Brasil é o francês, tentar acompanhar os USA é VALA prejuízo, vender a caixa, a Petrobras, o BNDES, manter o judiciário nesse patamar de regalia e a obrigatoriedade do voto legislativo é VALA. Educação o último foi o Darcy Ribeiro, sempre foi complicado.....VOLTA TEMER.
Mostrar respostas anteriores (2)
carlos carlos
carlos carlos 26.10.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla VAI PASTAR GADO RETARDADO VAI GOSTAR DE COMER CAPIM ASSIM LA NO MEU SAC...
Fabricio Barros
Fabricio Barros 26.10.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que comentário mais idiota. Me fala, onde a Argentina privatizou tudo, me diz ai? Que dizer que os problemas da Argentina foi causado pelas privatização que nunca existiu? não tem nada a ver com as políticas peronista que vem desde a década de 50. E os lucros obtidos nas empresas estatais, que normalmente dão prejuízos, não são destinados para bancar o aparato estatal e são recursos pífio perto de qualquer orçamento do governo. Se eu fosse você reveria o melhor sistema para o Brasil, a França na revolução francesa era a maior potencial econômica do mundo, hoje estão em patamares abaixo.
roberto gadioli
roberto gadioli 26.10.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mansur staim falou e disse👏
roberto gadioli
roberto gadioli 26.10.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fabrício barros que textão pra não dizer nada
roberto gadioli
roberto gadioli 26.10.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Caio tacla tu defende esse #governoDeM.E.R.D.A ou seu v0t0??
Mant Neuman
BombeiroAristide 26.10.2021 20:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo sempre torceu contra o país. Votou contra o plano Real, contra a reforma da previdência, contra as privatizações,, apoiou a greve dos caminhoneiros de 2018 com diesel em 3 reais. Agora, está destruindo com o plano Real.
Alessandro Reis
Alessandro Reis 26.10.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
País tá um lixo
caio tacla
caio tacla 26.10.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sempre foi. Agora tem alguém que não rouba e trabalha duro para melhorar o Brasil mas uma grande parcela de idio.tas-uteis não deixa. Então, vai continuar um lixo, pois o povo tem o governo que merece. E o povo brasileiro, exceto os bolsonaristas, não merece o governo que tem. Merece o PT, o PSDB.
Daniel Rolim
Daniel Rolim 26.10.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla  Bolsonaro nunca trabalhou na vida, sempre foi um encostado. E as mega mansões dos filhos não mostram que ele é lá muito honesto. Para de puxar saco de político!
Alessandro Reis
Alessandro Reis 26.10.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tem tempo pra acordar meu caro
André Oliveira
André Oliveira 26.10.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só pode estar fumado amigo! Só pode
caio tacla
caio tacla 26.10.2021 20:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ninguém sabe se a bolsa vai subir ou não. Precisa estar preparado para todos os cenários, com estratégia pré-estabelecida e com manejo de risco. Você tem que saber antes do mercado abrir o que vc vai fazer. E tem que saber até qual cotação vc fica vendido no ativo, fica comprado ou fica sem exposição alguma. Em tese é simples mas o psicológico atrapalha mais do que se pode imaginar. E também recomendo um vídeo no youtube chamado (sunk cost) de um canal sobre finanças. Para não perder no mercado precisa estudar muito e para vencer no mercado precisa estudar 30 vezes mais. As torcidas não ajudam. Desejo uma boa noite a todos, exceto aos petistas e tucanos, a quem eu desejo que se f...
Emerson Soares
Emerson Soares 26.10.2021 20:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pqp...e vcs queriam o que???... Congresso, STF e a P... toda jogando CONTRA... acordem ALICES...o caos será pior até às eleições do ano que vem, apertem os cintos...
Jean Marcelo
Jean Marcelo 26.10.2021 20:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dilma x Bolsonaro no segundo turno. Eu voto na Dilma! Bolso nem p Síndico de prédio de 4 andares...
caio tacla
caio tacla 26.10.2021 20:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jean, se eu pudesse tirar todos bolsonaristas do país e leva-los para um lugar melhor, eu torceria para seu desejo se realizar, para que o PT e o PSDB continuassem a destruir todo seu futuro, seus sonhos e da sua prole. Mas infelizmente, se vc conseguir colocar de volta o PTSDB na presidência, os bolsonoristas vão se prejudicar, então não posso torcer por vc. O melhor mesmo seria vc ir morar em Cuba ou na Venezuela, pois é o que vc merece. Cuidado, lá um manifestante pegou 10 anos de prisão por manifestar contra o governo.
RODRIGO JOSÉ PEREIRA DA SILVA
RODRIGO JOSÉ PEREIRA DA SILVA 26.10.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.