Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

FIIs: Crise ou Oportunidade?

Por Bruna AmalcaburioAções03.07.2021 15:14
br.investing.com/analysis/fiis-crise-ou-oportunidade-200443047
FIIs: Crise ou Oportunidade?
Por Bruna Amalcaburio   |  03.07.2021 15:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Possíveis mudanças nas regras tributárias deixaram o mercado bastante movimentado na semana passada. Os Fundos Imobiliários que chamam a atenção dos investidores por serem ótimos pagadores de dividendos apresentaram movimentos bruscos de realização. O IFIX (Índice de Fundos Imobiliários) apresenta queda de 2,19% no mês de junho e 3,83% neste ano. Confirmando que muitos investidores estão desconfortáveis com a nova proposta de tributação apresentada.   

Aí vem a pergunta: hora de comprar?

LEIA MAIS: 3 Pontos Para Escolher Bons Fundos Imobiliários

Sim, vejo boas oportunidades para investidores que gostam desse tipo de ativo.  Destaco alguns pontos que me fez pensar que essa "crise" me cheira mais como "oportunidade".

  • Não há nenhuma definição concreta sobre a proposta da reforma. Espera-se muitas discussões e possíveis alterações a serem feitas. Enquanto isso acontecer, podemos contar com os rendimentos mensalmente na nossa conta;

  • Podemos tomar como exemplo investimentos que incentivam o mercado imobiliário como LCI (Letras de Crédito Imobiliário)  e CRI (Crédito de Recebíveis Imobiliários) que são investimentos isentos de imposto de renda. Considerando que inúmeros fundos fazem investimentos diretamente nesses títulos, fica bastante incoerente o avanço das novas regras tributárias apresentadas;

  •  Com a queda dos preços das cotas, conseguimos encontrar fundos com resultados consistentes e com valores descontados. Observe a relação Preço / Valor Patrimonial (P/VP) atual de fundos que lhe despertam interesse,

  • Mesmo se a tributação de 15% passar ilesa, com os preços de hoje ainda teremos opções de fundos de tijolo que poderão pagar aproximadamente 6% de dividendos ao ano, e fundos de papéis com rendimentos próximos a 10% ao ano. (valores descontados os 15% de imposto previsto).

Acredito sim, que ainda passaremos alguns meses por momentos instáveis e com maior volatilidade do que já acompanhamos no IFIX. Se fundos imobiliários fazem parte da sua estratégia de carteira de investimentos e você se sente confortável com volatilidade. Meu recado e desejo a você: Boas Compras!

FIIs: Crise ou Oportunidade?
 

Artigos Relacionados

Thiago Bisi
IBOV Fecha em Queda de 2,07%   Por Thiago Bisi - 17.09.2021 2

Análise gráfica (técnica) do Ibovespa, Índice, Dólar e Ações Papeis em destaque: IBOV, WINV21, SMAL11 (SA:SMAL11), EWZ, ESFUT, DJI, QRFUT, NMFUT, DXY, DOLFUT, DI1F25, CL2!, FEF2!,...

FIIs: Crise ou Oportunidade?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (22)
Américo Passos
Américo Passos 08.07.2021 13:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acredito que o grande segredo nesse tipo de ativo está na paciência de esperar o momento certo para comprar quando está em baixa, caso contrário comprando no topo, você poderá não suportar ver as oscilações do mercado, aprendi isso a duras penas.
Alberto Júnior
Alberto Júnior 04.07.2021 6:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito melhor comprar um terreno bem localizado em região com boa promessa de crescimento urbano. Certamente vai multiplicar por 5 ou 10 vezes.
Rogerio Soares
Rogerio Soares 04.07.2021 0:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes já vendeu todas as FIIs dele...há alguns meses hehe
Rogerio Soares
Rogerio Soares 04.07.2021 0:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
FIIs mais um invenção pra manter a bolha sem estourar, só murchar...
LUCIANO D NUNES
LUCIANO D NUNES 03.07.2021 23:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caramba, a Bruna, minha amiga do TOP GAIN
Ricardo Cardoso Barbosa
Ricardo Cardoso Barbosa 03.07.2021 20:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não se faz trade com fiis.
Ricardo Cardoso Barbosa
Ricardo Cardoso Barbosa 03.07.2021 20:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
FIIS funciona assim (Compra + caiu compra + subscreveu compra) Perdeu fundamento (vende)
Wellington Polido
Wellington Polido 03.07.2021 20:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pois é, cara... brasileiro não entende isso. É imediatista pra tudo. Enquanto os americanos utilizam os FII's para aposentadoria a maioria por aqui está fazendo day trade. Triste realidade.
Ricardo Cardoso Barbosa
Ricardo Cardoso Barbosa 03.07.2021 20:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pessoal investe em Fiis s saber como funciona e qual papel ele deve ter na carteira de investimentos e como analisar um fii antes de comprar e depois diz que o investimento é ruim e que não compensa. Aprenda a avaliar antes de comprar.
Luiz Felipe de Bello Cardoso
Luiz Felipe de Bello Cardoso 03.07.2021 20:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A projeção está dentro daquilo que pode acontecer. Continuarei com a minha carteira em fiis e pretendo comprar mais cotas.
Mant Newmann
MaNve 03.07.2021 20:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Desgoverno optou por prestigiar os amigos dos bancos em detrimento do capital produtivo. Renda fixa reduziu a tributação e renda variável aumentou.... Esse é o liberalismo da Rachadinha. Cortar os próprios custos, nunca! O povo que pague a conta das mordomias dos milicos, judiciário e políticos.
Rogerio Soares
Rogerio Soares 03.07.2021 20:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
FIIs capital produtivo?
Mant Newmann
MaNve 03.07.2021 20:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ué, construção civil é o que? Prefere a redução de imposto do Tesouro Direito?
José Antônio De Luca
José Antônio De Luca 03.07.2021 19:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nada claro
Evandro de Alcantara
Evandro de Alcantara 03.07.2021 19:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uma gata mas nao contou a historia
Evandro de Alcantara
Evandro de Alcantara 03.07.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Manipulacao pela baixa liquidez e um festival de subscricoes onde todos ganham muito $$ em cima do otario do cotista .
Ademilton Silva
Ademilton Silva 03.07.2021 19:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu depois que comprei FIIs só vejo prejuízo. Os rendimentos não chegam a compensar quase nada das quedas, que são diárias. Pra mim foi o pior investimento, até agora. Me arrependi muito depois que comprei. Nem sei o q fazer agora.
Evandro de Alcantara
Evandro de Alcantara 03.07.2021 19:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu entrei com IFIX a 2.500 e tb estou perdendo . O problema que vejo nem é esse mas a manipulacao pela pouca liquidez , bem como as subscricoes que geram altissimos ganhos aos gestores e corretoras e prejuizos aos cotistas .
Breno Reis
Breno Reis 03.07.2021 19:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais uma negacionista. Primeiro que LCI e CRI sao isentos pra PF, o argumento de que a tributação atinge fiis de papel nesse sentido nao tem sentido nenhum. Segundo q bolsa é custo de oportunidade, 6% a.a. tributado enquanto a Selic tende a render mais q isso, é um investimento não tao bom.Terceiro ponto, partindo do pressuposto que o preço de agr é resultado de uma decomposição de fluxo de caixa, 15% a menos na receita é sim uma paulada, eu que nao pago pra ver...
Bruno Bruno
Bruno Bruno 03.07.2021 18:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
os caras recomndam FI dizendo que vale a pena, a queda não compensa os dividendos
Luciana bertagnoli
Luciana bertagnoli 03.07.2021 18:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas o que fazer se o Fundo já vinha despencando antes do anúncio das possíveis medidas? Vender no prejuízo? Depois de tantas recomendações para investir em FIIs, isso foi um balde de água gelada na cabeça.
Ademilton Silva
Ademilton Silva 03.07.2021 18:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eis o meu dilema. Tô no preju e não sei o que fazer agora. Rendimentos muito baixo, diante da desvalorização das cotas.
alexandre araujo
alexandre araujo 03.07.2021 18:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fii e para receber dividendos.quanto a queda das cotas...espere.se sair a tributação, vai perder mais um pouco.
Luiz Wood
Luiz Wood 03.07.2021 18:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o "mercado" fez forte campanha pra apanhar mais sardinhas para o seu matadouro. IPCA subindo, e já nos 8%, Selic subindo e projeta 7% e ainda perde pra inflação. FII pagando 6% aa. qual a lógica de ganho nesse "investimento"?
Carlos henrique da silva
Carlos henrique da silva 03.07.2021 18:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dy de FII a 6% oportunidade? Selic deve ir a isso.
Cesar Capri
Cesar Capri 03.07.2021 18:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ruim com tributação, pior sem o investimento, a taxa de juros vai ter que subir muito pra renda fixa voltar a ser atrativa.
Joaci Portugal
Joaci Portugal 03.07.2021 18:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se a tributação de IR passar, nada poderá ser feito, será um tiro fatal com os investidos abandonando os FIIs e fugindo para a segurança e rentabilidade da renda fixa.
Thiago Massariol
Thiago Massariol 03.07.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acredito também, que, se passar as prórpia administradoras de fundos irão se adequar para minimizar ao máximo o impacto. Pois para continuarem a existir, terão que continuar atrativas.
Joaci Portugal
Joaci Portugal 03.07.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se a tributação de IR passar, nada poderá ser feito, será um tiro fatal com os investidos abandonando os FiIs e fugindo para a segurança e rentabilidade da renda fixa.
José Branco Neto
José Branco Neto 03.07.2021 15:16
Salvo. Ver Itens salvos.