Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Por Que Eu Vejo Muito Potencial na “Nova Oi” (OIBR3)

Por Cristiane FensterseiferAções22.07.2021 11:49
br.investing.com/analysis/por-que-eu-vejo-muito-potencial-na-nova-oi-oibr3-200443482
Por Que Eu Vejo Muito Potencial na “Nova Oi” (OIBR3)
Por Cristiane Fensterseifer   |  22.07.2021 11:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Mergulhando a fundo nas premissas divulgadas pela empresa nesta semana e calibrando, com base nelas, meu valuation da Oi (SA:OIBR3), entendo que a queda nas ações não se justifica com base nos números informados e tem um componente forte de fluxo, seja de desmontagem de posição de algum investidor grande ou pelo comportamento de manada.

A grande pergunta que o investidor sempre tem que fazer nos momentos de queda acentuada numa ação é: qual o potencial de valorização estimado para as ações? Este potencial vale o risco – sempre existente – de permanecer, ou até mesmo aumentar ou iniciar um investimento?

Nessa segunda-feira (19), a Oi (SA:OIBR4) divulgou seu plano estratégico e suas estimativas para o triênio de 2022 a 2024. Nos dias após a divulgação, as ações da empresa tiveram forte queda.

O motivo principal do descontentamento do mercado foi a divulgação pela empresa do indicador projetado de dívida líquida/Ebitda para 2024 que ficou alto em 6,6 vezes, sugerindo um consumo de caixa maior do que o que muitos analistas previam para a Client Co. Considerando a Infra Co, este indicador cai pela metade.

Algumas coisas importantes talvez não estejam sendo bem consideradas pelo mercado:

  1. A Oi está investindo muito e pagando pendências financeiras, o que naturalmente consumirá caixa nos próximos anos. No entanto, se esticarmos o valuation após 2024, que foi o último ano apresentado pela empresa nas suas projeções, podemos observar que o investimento e o consumo de caixa cai muito em relação à receita auferida de 2025 em diante, melhorando significativamente a projeção de caixa. O erro aqui é semelhante a avaliar, por exemplo, uma hidrelétrica considerando apenas o horizonte de tempo do investimento alto para sua construção, enquanto sabemos que ativos desta natureza apresentam alto capex inicial para ter retorno nos próximos 30 anos ou mais. Em casos de capex intensivo na construção de algo, qualquer analista sabe que precisamos aumentar o valuation e aí sim veremos o real potencial do negócio.

  2. A Infra Co é a joia da coroa! A empresa, que venderá infraestrutura neutra de fibra no atacado para outras operadoras, na qual a Oi tem 42% de participação, deve nascer com um ativo líquido de mais de R$20 bilhões, que reflete quase 90% dos altíssimos investimentos realizados pela Oi nos últimos anos. Apenas nos últimos dois anos a Oi investiu mais de R$15 bilhões, a maior parte em fibra, o que se compara ao seu valor de mercado atual de menos de R$8 bilhões.

  3. A Oi está em um processo de arbitragem com a Anatel, o que pode, segundo ela, render muitos bilhões, tanto em reparação por perdas na concessão, como por eliminação de gastos que não fazem mais sentido nos dias atuais, como a manutenção de “orelhões” e outras obrigações. Além disso, a lei para migrar de concessão para autorização está sendo feita e trará novidades nesse assunto.

  4. O valor enorme do crédito fiscal que inúmeros anos de prejuízo acumulado possuem não está na conta do mercado, em minha opinião. Se a Oi de fato se sair bem na sua transformação, provavelmente terá redução ou não pagará imposto por um bom tempo se conseguir aproveitar bem estes créditos fiscais. Isto é um ativo importantíssimo e valioso.

  5. Carteira de clientes: Vejo startups sendo avaliadas em muitos e muitos bilhões, baseado na premissa frágil de que tem uma base de contatos interessante. Bem, baseado nisso, a Oi tem mais de 50 milhões de clientes em sua base total hoje e mesmo com a saída da unidade móvel, a base de clientes permanece superior a 10 milhões. Você já imaginou quantos serviços podem ser oferecidos para monetizar esta base? Sim, isto está nos planos da empresa. Além disso, a capilaridade geográfica da empresa e força da marca é algo a se considerar.

  6. Importância estratégica da fibra ótica: Enquanto algumas commodities, como o Petróleo, tem seu valor questionado em meio a substituição por fontes mais “ESG” e sustentáveis, como energia elétrica, nuclear e tantas outras fontes, a commodity “dados e velocidade” será cada vez mais e mais importante em nossa vida, ainda mais com chegada do 5G, que já tem data marcada (o Brasil está atrasado nisso, pra variar). A Oi vai ter uma escala e infraestrutura incomparáveis e irreplicáveis sem muito investimento para oferecer esta commodity que será tão almejada nos próximos anos.

Por fim, meu valuation aponta um grande valor, o qual está principalmente concentrado na Infra Co, para o qual a própria empresa apresentou uma estimativa que pode valer mais de R$50 bilhões, o que faria com que a parte da Oi de 42% valesse mais de R$20 bilhões, fazendo a empresa parecer atrativa já que isto é 150% a mais do que o seu valor de mercado atual, de apenas R$8 bilhões.

Esta coluna não é uma recomendação de investimento.

Por Que Eu Vejo Muito Potencial na “Nova Oi” (OIBR3)
 

Artigos Relacionados

Por Que Eu Vejo Muito Potencial na “Nova Oi” (OIBR3)

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (55)
Romildo silva
Romildo silva 16.08.2021 14:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
agora a Cristiane me deu uma confiança.
Romildo silva
Romildo silva 16.08.2021 14:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
agora a Cristiane me deu uma confiança.
Romildo silva
Romildo silva 16.08.2021 14:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu estou com 3 cotas da oi,mas não vou vender,porq sabe lá se ela dispara.
Athos SPX
Athos SPX 13.08.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O timming deste artigo foi incrivel, a OI segue DESABANDO.
Ronaldo Oliveira
Ronaldo Oliveira 27.07.2021 2:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
👌ótimo comentário!
Hamilton Guimarães
GIRAMUNDO 26.07.2021 14:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
EXCELENTE análise. Bastante técnica e imparcial. PERFEITA !!!
Casaimperial Júbiloderubí
Casaimperial Júbiloderubí 25.07.2021 17:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Incauta...
Hamilton Guimarães
GIRAMUNDO 25.07.2021 17:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inculto...
Julia Vieira
Julia Vieira 25.07.2021 13:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
YOutuber da Oi = Comercial de cigarro. Sangue nas mãos! CVM neles! Justiça sendo feita!! Vamos todos!!! Digitem no google: DENÚNCIA CVM. Entre no link canal de atendimento e registre também sua denúncia contra os irresponsáveis e desqualificados youtubers-oba-oba da Oi. CVM neles!!!
Rafael Morais
Rafael Morais 25.07.2021 10:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cujdado com os ( as ) analistas. Eles indicam, mas nao compram
Julia Vieira
Julia Vieira 25.07.2021 10:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sangue nas mãos! Famílias destruídas!!!
Hamilton Guimarães
GIRAMUNDO 25.07.2021 10:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olivio Ramalho
Olivio Ramalho 25.07.2021 10:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aproveitei a baixa para comprar mais!
Julia Vieira
Julia Vieira 25.07.2021 10:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A Oi vai falir, Sr Olivio. São matérias compradas para os grandes venderem para os inocentes! Segunda a ação vai derreter!
Hamilton Guimarães
GIRAMUNDO 25.07.2021 10:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Luiz Franco
Luiz Franco 25.07.2021 7:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perfeita
Consultor Maia
Consultor Maia 24.07.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perfeita análise, compartilho da mesma visão.
MARCO ANTONIO LUCIANO
MARCO ANTONIO LUCIANO 24.07.2021 8:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sua analise eh verdadeira , o mercado esta tentando jogar noticias ruins para que os fundos tomem os papeis dos sardinhas
Flavia Gualberto
Flavia Gualberto 23.07.2021 22:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Analise muito interessante.
Carlos Mesquita Central Festas e Variedades
Carlos Mesquita Central Festas e Variedades 23.07.2021 19:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostei da análise. O risco faz parte da bolsa, tem q ter peito.
Julia Vieira
Julia Vieira 23.07.2021 19:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai precisar de bastante peito na segunda.
Carlos Mesquita Central Festas e Variedades
Carlos Mesquita Central Festas e Variedades 23.07.2021 19:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostei da análise. O risco faz parte da bolsa, tem q ter peito.
Julia Vieira
Julia Vieira 23.07.2021 16:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A senhora vê muito potencial na Oi pois deve gostar de conto de fadas. rsrs
Braz Custódio Filho
Braz Custódio Filho 23.07.2021 16:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu devo gosta entao de conto de fadas, pq comprei em 2020 por 0,58 centavo!! Enchi o carrinho! Hoje Estou lucro de mais de 100% e ja chegou a quase 200% em menos de um ano,entao assim irei aguardar mais o seu conto de fada
Julia Vieira
Julia Vieira 23.07.2021 16:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Braz Custódio Filho  Na segunda o seu lucro vira prejuízo. Pega as moedas que sobrarem e compre um livro de análise de balanço.
Jackson Pinheiro
Jackson Pinheiro 23.07.2021 7:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"Por que eu vejo muito potencial na "Nova Oi"... Também vejo... muito potencial de queda kkkk... máquina de prejuízo, plano de reestruturação mentirosos, Abreu é um artista kkkk
ETL Soluções em Transporte trans
ETL Soluções em Transporte trans 23.07.2021 6:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vale a pena comprar oi hoje?
Julia Vieira
Julia Vieira 23.07.2021 6:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se precisa perder dinheiro para ser "menos roubado" pelo governo (através de impostos), diria que sim.
Carlos Felipe
Carlos Felipe 23.07.2021 3:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
compra na baixa, vende na alta. nunca perca dinheiro, nunca mesmo. com paciência da tudo certo.
Julia Vieira
Julia Vieira 23.07.2021 3:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em ações boas. Essa frase não se aplica à micos.
Carlos Felipe
Carlos Felipe 23.07.2021 3:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
compra na baixa, vende na alta. nunca perca dinheiro, nunca mesmo. com paciência da tudo certo.
João Marcelo
João Marcelo 23.07.2021 1:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Madeira...
Kiara Cappele
Kiara Cappele 22.07.2021 22:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu já vi esse filme....kkkkk
Julio Cesar
Julio Cesar 22.07.2021 22:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E tem final triste...
Josias dos Santos
Josias dos Santos 22.07.2021 21:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Mercado Financeiro é uma briga de Tubarões, todos querem o vil metal e os pequenos investidores muitas vezes não conseguem dimensionar a distância temporal do crescimento de uma ação. Quando vê seu patrimônio derretendo, vê a queda livre, se apavora e tenta proteger seu dinheiro a qualquer custo. Os Tubarões vem feroz, rasgando e traçando quem vê na frente... Capitalismo Selvagem, sem dó e sem piedade...
Marcio Pinto
Marcio Pinto 22.07.2021 20:47
Salvo. Ver Itens salvos.