Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Quatro Formas de Como Não Escolher Ações

Por Cristiane FensterseiferAções01.10.2020 09:00
br.investing.com/analysis/quatro-formas-de-como-nao-escolher-acoes-200437622
Quatro Formas de Como Não Escolher Ações
Por Cristiane Fensterseifer   |  01.10.2020 09:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Na semana passada, eu li uma postagem muito engraçada na internet, nem sei se não era uma piada, na qual um suposto investidor dizia que tinha feito algo como um “hedge” (termo que quer dizer “proteção” no mundo dos investimentos) comprando ao mesmo tempo ações da empresa de venda de artigos esportivos Centauro (SA:CNTO3) e também da fabricante de cervejas Ambev (SA:ABEV3), porque uma emagrecia e a outra engordava.

Eu achei genial – como piada, é claro –, pois obviamente essa não é uma boa técnica para escolher ações, na minha opinião.

Então, resolvi usar o texto de hoje para falar de algumas fórmulas que investidores novatos costumam usar para escolher ações – não tão engraçadas como a do caso acima, mas bem comuns, e que em grande parte das vezes pode te meter em belas furadas.

1. Comprar uma ação porque ela subiu muito.

Bom, é verdade que algumas ações que subiram muito continuaram subindo ainda mais e logo me vem à cabeça o caso do Magazine Luiza (SA:MGLU3). Mas, em geral, as empresas continuaram subindo, pois permaneceram entregando crescimento de resultados. Então, o driver para comprar a ação deveria ser, nesse caso, a perspectiva de entrega de crescimento de receitas, lucros, e não o histórico de valorização das suas ações.

2. Comprar uma ação porque recebeu dicas “quentes”.

Esta é a clássica. De vez em quando alguém chega para mim e me fala que uma pessoa que “mexe” com ações disse que tal empresa é a nova oportunidade quente do momento, que vai bombar, porque sabe de uma história que vai acontecer com a companhia, e um parente de terceiro grau que trabalha lá pode confirmar.

Uhum. Só penso que, nestes tempos em que a informação correta e bem apurada vale ouro, é essencial procurar saber se estamos diante de um fato mesmo. Além disso, você deve imaginar que notícia boa de verdade não se espalha fácil assim, né? Abra o olho.

3. Comprar uma ação porque está na moda.

Esta é uma fórmula de escolher ações que vem crescendo muito com as redes sociais, especialmente com o Twitter. Se tem muita gente falando daquela ação específica nas redes, cuidado, pois provavelmente muita gente já “entrou” no papel, isto é, já comprou as ações e, assim como ocorre nas roupas e marcas da moda, em geral, o que está muito na tendência, na crista da onda, está custando mais caro. É a famosa lei da oferta e demanda.

4. Comprar uma ação porque conhece e usa os serviços da empresa.

Este é um fenômeno que eu acho engraçado. Eu conheço, eu compro. Em minha opinião, é um fenômeno que, junto com o crescimento das redes sociais, vem beneficiando as ações que estão no nosso dia a dia, como as das famosas FAANGs (Facebook, Amazon (NASDAQ:AMZN), Apple (NASDAQ:AAPL), Netflix (NASDAQ:NFLX), Amazon e Google (NASDAQ:GOOGL)).

Não estou aqui dizendo que seja ruim comprar ações de uma empresa que você conhece, bem como usa e gosta dos produtos e serviços. Mas, sem dúvida, o fato de você conhecer não deveria ser o único critério de escolha, pois você deveria avaliar também o quanto está pagando pela empresa e qual é o potencial de retorno.

Esse critério, aliás, costuma deixar esquecidas as melhores oportunidades de empresas para investir na minha opinião, aquelas que estão negociando mais barato na Bolsa, só porque não estão a olhos vistos no seu dia a dia – e para a minha sorte, como analista de investimentos, pois assim eu aumento minhas chances de encontrar ações boas e baratas esquecidas por aí, o que acontece com as famosas small caps.

Bem, hoje eu quis listar, de uma forma descontraída, algumas formas que eu já encontrei por aí na minha longa carreira em investimentos, as quais são bastante utilizadas pelos investidores mais inexperientes para escolher ações. Espero que, quando você se deparar com uma dessas situações, você se lembre de mim e pondere outras questões antes de decidir por investir em uma empresa e ação.

Quatro Formas de Como Não Escolher Ações
 

Artigos Relacionados

Quatro Formas de Como Não Escolher Ações

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (21)
caroline roque
caroline roque 04.10.2020 8:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem gente triste porque você não de quatro "dicas quentes". Obrigada, Cristiane. Humildade para ensinar e para aprender fazem a diferença de quem vai longe e de quem já ficou pelo caminho. Abraço.
João Santos
JoãoS 02.10.2020 8:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostei mais da teoria das RSs. Quanto tempo leva para que um iniciante vá de estagiário a analista operador, tudo isso sem formação acadêmica? Pois bem, tem sido relatado que 1 Mi de novos CPFs entraram no mercado de renda variável nesse ano. Geralmente jovens, quantos, 90%?!?, que adeptos à uberização do trabalho encontraram alento no que tem de bom, a capacidade de usar um celular eficientemente. Aí, nas redes que se avolumam a cada dia, podem seguir um guru que vêm como entendedor do assunto, depois de 2 ou 3 dicas acertadas. Numa PETR ou VALE, eles juntos pesam pouco, mas numa empresa de 1 Bi podem significar ter quase o controle. rsrs
Victor Sousa
Victor Sousa 02.10.2020 7:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
poxa...sou iniciante...depois de ler esse artigo..virei um expert..quanta informação útil fundamentada, adorei..SQN
Carlos Coelho
Carlos Coelho 01.10.2020 18:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A primeira dica está muito simplificada. O que é subir de mais? Como que ela tem um bom histórico de valorização se não entregue resultados?
Jefferson Carlota
Jefferson Carlota 01.10.2020 18:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Máxima do mercado "o que está barato, pode ficar ainda mais barato". Ótimo artigo pra saber como não analisar ações, só comprem as desconhecidas e baratas...
Gerson Lima
Gerson Lima 01.10.2020 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
estou impressionado com essa análise.
Zig SharkO
ZigSharko 01.10.2020 16:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só comprarei ações em queda (1), desconhecidas (2), que somente tenha a minha ordem no book e mais 6 ou 7 (3) e principalmente nunca comprar de empresas que julgo ser boa por ter conhecimento de causa delas(4). Vou ficar rico!
Neuma Mota
Neuma Mota 01.10.2020 15:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Você tem razão!
ferrare Ferrare
Ferrare 01.10.2020 14:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito superficial essa análise
José Artur Medina
José Artur Medina 01.10.2020 12:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom artigo para quem está iniciando no merrcado de ações, poderia ser mais longo, falar de fundamentos..
JM AGOSTINHO
JM AGOSTINHO 01.10.2020 12:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Artigo inútil
Leonardo Leite
Leonardo Leite 01.10.2020 11:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Grande artigo.
Gomes da Costa
Gomes da Costa 01.10.2020 11:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comprar porque subiu de mais: essa eu não faço. Mas faço uma pior: comprar porque caiu demais....kkkk
Fernando Trx
Fernando Trx 01.10.2020 11:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
melhor assim
Andre Luis Wenzel
Andre Luis Wenzel 01.10.2020 10:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
dica de ouro. sou iniciante nesse ramo grato.
Andre Luis Wenzel
Andre Luis Wenzel 01.10.2020 10:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
dica de ouro. sou iniciante nesse ramo grato.
Claudio Malagrino
Claudio Malagrino 01.10.2020 10:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O artigo me lembra os Axiomas de Zurich, de Max Gunther. A pessoa às vezes se apega a uma ação porque gosta da marca, não por seu retorno. É o caso clássico de Natura.
Marcos Reis
Marcos Reis 01.10.2020 10:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vinícius de Albuquerque Braga
Vinícius de Albuquerque Braga 01.10.2020 9:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
gostei muito, estou começando a investir em ações e me ajudou bastante
Vinícius de Albuquerque Braga
Vinícius de Albuquerque Braga 01.10.2020 9:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom
Geraldo Carmo
Geraldo Carmo 01.10.2020 9:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uma ação que subiu muito pode ser o famigerado pump&dump.
Emanuel Accioly
Emanuel Accioly 01.10.2020 9:06
Salvo. Ver Itens salvos.