Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Bolsonaro diz que caminhoneiros vão receber auxílio de R$400 para compensar alta do diesel

Commodities21.10.2021 21:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia em Brasília 07/10/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) -Em meio ao retorno de ameaças de greve de caminhoneiros em razão da alta dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira que o governo vai oferecer um auxílio de 400 reais a cerca de 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar o aumento do preço do diesel.

Bolsonaro reconheceu que mais um aumento dos combustíveis é iminente, citando o valor do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar, que disparou nesta quinta-feira para o maior valor em 6 meses em relação ao real.

"Certamente teremos novos reajustes do combustível, como vou negar isso? Estamos buscando solução. Um auxílio de 400 reais para os caminhoneiros, que vai ficar abaixo de 4 bilhões de reais por ano, dentro do Orçamento", disse Bolsonaro em sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais.

Mais cedo, ao discursar no evento de inauguração do Ramal do Agreste, no interior de Pernambuco, o presidente já havia anunciado que o governo teria uma medida para ajudar 750 mil caminhoneiros autônomos de forma a compensar o aumento do diesel

"Fazemos isso porque é através deles que as mercadorias e os alimentos chegam nos quatro cantos do país", justificou o presidente.

Segundo Bolsonaro, uma parte considerável do insumo consumido no Brasil é importada e o governo tem que pagar o preço cobrado no exterior.

Nesta quinta-feira, houve um movimento de caminhoneiros que transportam combustíveis, os "tanqueiros", para impedir a entrada de caminhões nas bases de abastecimento de combustíveis no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

As unidades fecharam as portas para evitar tumulto e depredações, afirmou em nota o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro. nL1N2RH2TF

O anúncio de Bolsonaro durante a tarde de mais uma despesa do governo acelerou a queda do Ibovespa, que fechou o dia no menor patamar desde 20 de novembro de 2020. A nova iniciativa ocorre no momento em que o mercado já vinha reagindo negativamente à possibilidade de o governo furar o teto de gastos para pagar o novo Bolsa Família.

Bolsonaro respondeu à queda da bolsa dizendo que o mercado ficou "nervosinho".

"Se vocês explodirem a economia do Brasil, pessoal do mercado, vocês serão prejudicados também", afirmou.

O presidente atribuiu a inflação dos combustíveis às consequências da política de isolamento social para conter a pandemia. Segundo ele, o "fique em casa" seria uma tentativa de quebrar a economia e tem cobrado um preço alto com a elevação dos preços.

No final de semana, três entidades nacionais de trabalhadores vinculados ao setor de transporte de cargas haviam anunciado decisão de decretar estado de greve e que início de greve nacional a partir de 1º de novembro se o governo federal não atender às reivindicações que remontam à paralisação dos caminhoneiros em 2018.

Entre as demandas, uma das principais é justamente o custo do combustível, reajustado para cima seguidas vezes nos últimos meses pela Petrobras (SA:PETR4). O preço médio do diesel no país acumula alta de mais de 50% neste ano.

(Reportagem adicional de Pedro Fonseca, no Rio de JaneiroEdição de Eduardo Simões e Maria Pia Palermo)

Bolsonaro diz que caminhoneiros vão receber auxílio de R$400 para compensar alta do diesel
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (102)
Marcos Bassani Rech
Marcos Bassani Rech 22.10.2021 10:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a solução é interferir na petrobras mesmo...baixa na marra...já que ninguem tem solução melhor. se diz que vai pagar auxilio pros caminhoneiros...Ah o mercado acha ruim, pois vai dar inflaçao. se diz vai dar auxilio brasil...ah o mercado acha ruim, pois var dar inflação Se pede pro presidente da petrobras segurar os preços do diesel...ah...ta interferindo... se deixa as coisas como está...ah...não ta fazendo nada... to dizendo isso sempre...os problemas estão aí...todo mundo critica todas as soluções possíveis, mas ninguem tem uma solução melhor...então, vamos  cortar na carne...que tal cobrar 0,5% de contribuição sobre o salário bruto de quem ganha mais de 5000 por mes. ou então, 1% sobre o rendimento mensal dos acionistas da bolsa? que tal isso?  Criticar o PR e chamar ele e o PG de tudo que é coisa é facil...pois bem, assumam o lugar dos dois e façam melhor. dizer que o choro é livre e doa a quem doer é facil quando se tem um teto e o que comer... e quando não tem nada?
Marcelo Gontijo Dantas
Marcelo Gontijo Dantas 22.10.2021 8:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse é o preço do populismo, ao invés de tentar baixar o dolar para que o preço dos combustiveis caiam, o gênio vai imprimir mais dinheiro e no final a inflaçao vai subir e comer esses 400 reais.
Marcos Bassani Rech
Marcos Bassani Rech 22.10.2021 8:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ok...e como poderia baixar o dólar? ano passado o dólar chegou a quase 6 reais e a gasolina chegou a 3,50 nos postos. O dolar ainda está abaixo do que o ano passado, mas com a alta do petroleo estamos pagando um dolar por litro de gasolina, praticamente. do que adiantaria apenas baixar o dolar, se o cartel petroleiro (OPEP+, emirados arabes etc) estão com as torneiras mais fechadas e o barril passa dos US$85,00? Se o dolar cair a 5 reais e o barril bater 100 dolares, vai subir mais do que se fosse hoje
Vicente Silva
VicentaoInvestid 22.10.2021 8:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se eles não quiserem os 400 eu aceito.
roberto gadioli
roberto gadioli 22.10.2021 7:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#governoDeM.E.R.D.A
Renato Borges
Renato Borges 22.10.2021 7:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O presidente miliciano e corrupto está afundando o país em dividas. Rei das Rachadinhas F D P
Ricardo Santos
Ricardo Santos 22.10.2021 7:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom dia operários do mercado financeiro! Dormiram nervosinhos?! Bora ganhar dinheiro pq bolsa de 200 a 400 mangos por mês não paga nem nossa gasolina!
Dan Silva
Dan Silva 22.10.2021 7:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chuta quem vai pagar esses 400 reais pros caminhoneiros?!
Mant Neuman
BombeiroAristide 22.10.2021 7:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eh, oô, vida de gado Povo marcado eh Povo feliz
caio tacla
caio tacla 22.10.2021 7:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não vale à pena comentar aqui no investing. É melhor deixar a mentira correr solta aqui. Em 2022, Jair reeleito. O mercado vai continuar nervosinho? Fo-da-se
Lucas Tobias
Lucas Tobias 22.10.2021 6:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falou ontem que o mercado ficou "nervosinho" com o aumento de gastos. Explica de onde vai sair essa grana toda, que ninguém fica nervosinho. Explica como gastar tanto sem quebrar o país. Fora que num caminhão com 400L a 630L de capacidade, com diesel a R$5 da R$2000 - R$3150 cada ida ao posto. Vai gastar dinheiro que o governo não tem e não vai adiantar nada.
Manuel Gomez
Manuel Gomez 22.10.2021 6:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quero o bolsa Ibovespa!!!
Rafael Boneto
Rafael Boneto 22.10.2021 6:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Opa tbm qro !!! Alguém aí conhece um esquema pra nóis mama nas teta do governo tbm?
Antonio Marcos Marchalek
Antonio Marcos Marchalek 22.10.2021 6:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
PR sem noção, R$400,00 ta brincando ,Os caminhoneiros já avisaram,não aceitam esmolas.Vamos ver quando o país parar por duas semanas
Mant Neuman
BombeiroAristide 22.10.2021 6:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os otários pagam o bolsa caminhoneiros e a gasolina cara. Faz arminnha.....Viramos a Venezuela.
Rogerio Barbosa
Rogerio Barbosa 22.10.2021 6:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Presidente acrescenta ao mercado que o ideal seria os políticos liberarem o recurso fundo eleitoral para esse fim .
Thiago Ferreira
Thiago Ferreira 22.10.2021 6:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hahahahahahahahahahaa
Wander Junior Rodrigues
Wander Junior Rodrigues 22.10.2021 6:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Decisão acertada do presidente, pois os caminhoneiros precisam desta ajuda momentânea. Parabéns presidente.
Anderson Nunes
Anderson Nunes 22.10.2021 6:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É lindo ver sardinhada da classe média, que não sabe que é pobre e pobre que não sabe que é miserável, defendendo com unhas e dentes o miliciofascista deles!
Niky Berlitz
Niky Berlitz 22.10.2021 5:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
MDS, está louco esse nosso Presidente! Parece mãe quando dá o bico para criança parar de chorar...desse jeito vai levar o país pro buraco.
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 22.10.2021 3:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O GENOCÍDA perdeu totalmente a noção , como se pudesse oferecer auxílio esmola para cada pessoa que é prejudicada pelo seu DESGOVERNO de M.
Ricardo Santos
Ricardo Santos 22.10.2021 3:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É normal na favela de vez em quando a milícia oferecer umas migalhas dos lucros da arrecadação, mas o brasileiro que não está na miséria não quer esmola, ele quer sua dignidade!
Ricardo Santos
Ricardo Santos 22.10.2021 3:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Caminhoneiros gastam 8k litros de diesel no mês, da 40k reais de despesa, 5% de aumento geram 2k extra no mês, o mito oferece 400 mangos kkkkkkk
Marcos Zembruski Duarte
Marcos Zembruski Duarte 22.10.2021 2:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
lalalalalá...brilha uma....
Rodrigo Figueiredo
Rodrigo Figueiredo 22.10.2021 1:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mito!!!
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 22.10.2021 1:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cara ou tu é um robô ou tu está cego!
Uilliam Veloso
Uilliam Veloso 22.10.2021 1:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Milton Heyde de Macedo Ele é só retardado mesmo.
Nene Oshiro
Nene Oshiro 22.10.2021 1:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lulou de vez...
Luis Nicolucci
Luis Nicolucci 22.10.2021 0:56
Salvo. Ver Itens salvos.