Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Bolsonaro volta a falar em privatizar Petrobras e diz que estatal atende apenas acionistas

Ações27.10.2021 10:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Bolsonaro 25/10/2021 REUTERS/Adriano Machado

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar nesta quarta-feira que considera privatizar a Petrobras (SA:PETR4) e afirmou que a estatal serve para lhe dar "dor de cabeça" e para prestar serviço aos seus acionistas.

"O combustível está subindo no mundo todo, aqui está subindo menos. Alguns acham que a culpa é minha. Eu posso interferir na Petrobras? Eu vou responder a processo, o presidente da Petrobras vai acabar sendo preso", disse em entrevista à TV Jovem Pan News, que estreou nesta quarta.

"É uma estatal que só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir para uma maneira de quebrarmos mais monopólio, quem sabe até botar no radar da privatização. É isso que nós queremos."

Bolsonaro tem falado nos últimos dias na privatização da empresa. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), admitiu à Reuters que está sendo estudado um projeto de lei para venda de ações e privatização da companhia. Uma das alternativas é a venda de ações do governo, hoje maior acionista, para diluir a participação societária na estatal.

Na entrevista, Bolsonaro criticou a política de preços adotada a partir do governo de Michel Temer, que vincula os reajustes ao preço internacional do barril de petróleo brent e ao valor do dólar no país.

"Não adianta bater recorde na produção de barril, qual a consequência disso? O que o povo vai pensar? Nós somos autossuficientes? Somos. Mas dado a leis do passado, à vinculação do preço levando em conta o barril brent lá fora e o dólar aqui dentro, o reajuste é automático", afirmou.

"É uma empresa que hoje está prestando serviço para acionistas, mais ninguém. A chance de você perder algo na Petrobras é zero."

Apesar de falar em privatização, algo que não é cogitado por partidos de centro-esquerda, Bolsonaro acabou por repetir o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que a Petrobras hoje, apesar de ser estatal, só atende aos interesses dos acionistas.

"Você compra ação de qualquer empresa e pode perder. Na Petrobras você não perde nunca. Essa empresa é nossa ou de alguns privilegiados? Não é justo o que está acontecendo", reclamou.

A União é a maior acionista da Petrobras.

Na terça-feira, a empresa aplicou mais um reajuste, de 7% para a gasolina e 9,1% para o diesel. O próprio presidente já havia dito no final de semana que viria mais um aumento esta semana. Foi o segundo reajuste em um mês.

Apenas neste ano, os aumentos acumulados chegam a 73% para gasolina e 65,3% para o diesel, de acordo com as tabelas da Agência Nacional de Petróleo.

Bolsonaro volta a falar em privatizar Petrobras e diz que estatal atende apenas acionistas
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (124)
Pedro Henrique dos Santos maia
Pedro Henrique dos Santos maia 28.10.2021 7:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
2022 espero ter ganhado dinheiro suficiente pra sair desse país kkk uma zona
FELIPECARLOS PICCOLI
FELIPECARLOS PICCOLI 27.10.2021 23:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qualquer um 2022menos o genocida e o ladrão de 9 dedos
Thiago Ferreira
Thiago Ferreira 27.10.2021 20:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ciro 2022!
Roni Santos
Roni Santos 27.10.2021 20:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quero ver achar alguem que queira pagar os 400 bi que a emptesa vale hj, e mais ainda nao ser interessados chineses.
FELIPECARLOS PICCOLI
FELIPECARLOS PICCOLI 27.10.2021 19:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bozo defeca pela boca e o jegues gosta do bafo
jorge rubens
jorgerubens 27.10.2021 16:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bozolhaco sempre foi contra privatização , agora que tá com "b.o" é mais fácil fugir do que tentar resolver...ruim de trampo de mais!!!
Renã Eliakim
Renã Eliakim 27.10.2021 15:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que os acionistas tem com isso??? a gente que coloca dinheiro na empresa quer dinheiro, ninguém investe p fazer caridade, presidente burro dilmou novamente, alem do mais o maior acionista é esse atual governo corrupto que aprendeu com os Ptralhas as roubalheiras de anos... Bozonaro devia criar vergonha na cara e parar de culpar terceiros por sua incompetência.
José Carlos Gonzalez
José Carlos Gonzalez 27.10.2021 14:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
como não podia deixar de ser, mais um raciocínio de quem não pensa : o lucro da empresa só atende os investidores....ah mais o governo detem a maior participação...ridículo
Joaquim Santos
Joaquim Santos 27.10.2021 14:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem e o maior acionista ? Esta atirando no Pe Bozo ?
Vilhena Emanuel
Vilhena Emanuel 27.10.2021 14:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa não entendi, se a união, como acionista majoritaria é a que mais ganha com a distribuição de dividendos.🤦🏼‍♂️
Joao Baptista
Joao Baptista 27.10.2021 14:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro só fala besteira. Impeachment urgente.
Marcelo Costa
Marcelo Costa 27.10.2021 14:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pela primeira vez concordo com o futuro ex presidente do Brasil, mas a Petro também serve para dar cargos públicos para aliados e gerar receita ao governo. Privatizar com o petroleo a quase $100 pode ser uma boa oportunidade visto que apartir de 2030 a matriz energetica sera mais renovavel e os carros a combustão deixarão de ser produzidos.
Júnior Alves
Júnior Alves 27.10.2021 14:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Energúmeno, e como ficará a questão do diesel? Sendo que o transporte de cargas ocorre majoritariamente com veículos de grande porte que utilizam diesel como combustível e não há previsão de mudança nesse seguimento.
FABIO TEIXEIRA MENEZES
FABIO TEIXEIRA MENEZES 27.10.2021 14:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns, bem colocado
Ricardo Pinheiro
Ricardo Pinheiro 27.10.2021 13:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil não é para amadores
FELIPE FLAVIO ISRAEL PEREIRA
FELIPE FLAVIO ISRAEL PEREIRA 27.10.2021 13:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Itallo Itallo
Itallo Itallo 27.10.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A maioria dos brasileiros merecem ver todas as estatais serem saqueadas e sucateadas até o último centavo, fecharem as portas e mandarem todo mundo embora. É isso que esse povo precisa, pra aprender. Só a dor ensina.
Itallo Itallo
Itallo Itallo 27.10.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Saqueadas por esses políticos "honestos"...
Alexandre Decaux
Alexandre Decaux 27.10.2021 13:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem que vender tudo. Só de falar em vender as ações subiram. A Petrobrás nunca foi nossa!
Ricardo de Azevedo
Ricardo de Azevedo 27.10.2021 13:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Era mais fácil administrar as NF do gabinete né, dava alguns imóveis e não dava dor de cabeça.
Guga Magera
Guga Magera 27.10.2021 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Privatiza mesmo! vai aumentar o valor de mercado absurdamente! abasteço o ano todo Grátis com meus dividendos, quero mais que a gasosa suba pra 20,00/L! os fracos que se arrebentem, se acha ruim, vire acionista e pare de latir.
Mostrar respostas anteriores (9)
Mant Neuman
BombeiroAristide 27.10.2021 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guga Magera  Hahahhaahaha. Guga é milionário e esta comentando no Investing!!! Quanta mediocridade.
Guga Magera
Guga Magera 27.10.2021 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman  poisé.. tempos dificeis, mas não tem nada melhor que ver vc admitindo que vcs são medíocres. PS: ainda não sou milionário mas estou quase lá!
Carol Moura
Carol Moura 27.10.2021 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hahahahahahahaha Me divirto vendo o pobre se achando milionário. "Os fracos que se arrebentem" Uuuuui, falou Elon Musk brasileiro! kkkkkkkkk
Carol Moura
Carol Moura 27.10.2021 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"abasteço o ano todo grátis" Desconheço algo mais pobre do que isso kkkkkkk
Guga Magera
Guga Magera 27.10.2021 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Carol Moura  Obrigado pelo Elon Musk brasileiro! Essa frase "os fracos que se arrebentem" é parte de uma canção do exército. Naquele tempo eu era um fraco, decidi mudar. Aprendi sozinho que, as vezes, não é o fardo que é pesado, mas nós que somos muito fracos. Você vai fazer o que? passar a vida reclamando do peso do fardo ou você vai ser mais forte? Não tem sensação melhor do que viajar no final de semana, dirigir centenas de km sem se preocupar com o preço da gasolina, poder comer em um restaurante excelente, se hospedar no melhor hotel, poder dar o melhor pra sua família, saber que você é um dos poucos que está tranquilo diante de tudo que tem acontecido. Eu fui atrás dessa vida ao invés de viver reclamando.
Mant Neuman
BombeiroAristide 27.10.2021 13:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A pergunta que fica, onde estao os estoques reguladores da Conab? Onde está o estoque/fundo regulador dos combustiveis que foi iniciado e proposto pelo Meireles e que este desgoverno nào avançou em nada? Além disso, de quem foi a ideia imbecil de que dolar alto é bom para o Brasil?
Jaroo Clima
Jaroo Clima 27.10.2021 13:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
São os governos que dão muita dor de cabeça para Petrobras. Eles complicam tudo. Por exemplo, as sucessivas alta dos combustíveis no país, tendo em vista ser a Petrobras o que é, parece, ainda que não seja mais é, uma forma de descretibilizar a petroleira frente ao povo para criar espaço e apoio para que seja privatizada... ridículo não? Por exemplo: porque privatizar a BR Distribuidora, Tag e vender refinarias? Funamenta a resposta mas sem sofisma. Quem é do mercado conhece melhor a chama da inescrupolidisade gananciosa mais do que qualquer outro... quem é do mercado sabe e já não é de hoje, que foi com a depreciação do Real para favorecer a alta dólar, feita lá em janeiro de 2019 pelo o ministro da economia que a coisa extrapol. A razão única de toda balbúrdia, pobreza e inflação galopante que assola o país é a alta do dólar. No país que tudo aceita, atribuem culpa a pandemia que so responde por 30%... em quanto a política econômica do governo responde por 70%. TÁ OK!
Benicio Zanardi
Benicio Zanardi 27.10.2021 13:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não vejo acionistas reclamando do desempenho da estatal, mas vejo a turma da canhota reclamando que a estatal não está cumprindo com o papel de abastecer o mercado interno. A Petrobrás sabe prospectar mas não transformar (refinar), foi roubada pela maior ORCRIM do mundo o PT e seu líder nove dedos, como ficará a estatal com a troca de veículos a combustão pelos elétricos? Melhor privatizar e rápido.
Ricardo de Azevedo
Ricardo de Azevedo 27.10.2021 13:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
como esses 🤖 são idiot@s
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 27.10.2021 13:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o preço do petroleo é mundial. esta alto mesmo. negocio é andar de bike mesmo
Fabiano Santos
Fabiano Santos 27.10.2021 13:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se atende  somente os acionista quem tem maior parte das acoes kkkkkk piada isso
Thiago Ferreira
Thiago Ferreira 27.10.2021 13:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Trabalhar que é bom, nada... esse bozonazi sempre foi um encostado.
hb jb
hb jb 27.10.2021 13:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É um tipico Boca aberta.
Luis Nicolucci
Luis Nicolucci 27.10.2021 13:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vende mesmo Bolsoruim, ai até o fim do ano chega nos $ 10,00 o combustível....e o gado aplaude ....cada uma pior que a outra. Deveria logo fechar i capital dessa empresa e não abrir a boca para falar merd ..
Flavio Moura
Flavio Moura 27.10.2021 13:33
Salvo. Ver Itens salvos.