Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Com alívio de riscos com PEC dos Precatórios e Ômicron, Ibovespa sobe 1,70%

Ações06.12.2021 19:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters Com alívio de riscos com PEC dos Precatórios e Ômicron, Ibovespa sobe 1,70%

O Ibovespa consolidou hoje o terceiro dia consecutivo de alta e fechou o dia no melhor patamar em quase um mês, desde 12 de novembro. A percepção é de que, com os riscos que vinham impedindo uma alta nas últimas semanas minimizados - o imbróglio com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios e os riscos com a variante Ômicron da covid-19 - a bolsa encontrou espaço para se equiparar aos mercados internacionais. A avaliação dos estrategistas ouvidos pelo Broadcast é de que o índice brasileiro estava subvalorizado e hoje encontrou no exterior positivo e na alta sustentada das commodities o impulso necessário para correr atrás do prejuízo. Assim, terminou o dia em alta de 1,70%, aos 106.858,87 pontos.

"Com cenário político mais ameno, agenda de indicadores mais esvaziada e o mercado brasileiro muito subavaliado, contando com cenário internacional positivo, isso faz com que a gente tenha, mesmo com dólar a quase R$ 5,70, um Ibovespa expressivamente positivo hoje", comenta Ariane Benedito, economista da CM Capital. Na máxima do dia, o índice chegou a tocar os 107.498,23 pontos, uma alta de 2,31% frente aos 105.069,69 pontos da abertura e também mínima do dia.

LEIA MAIS: FOCUS: Previsão do IPCA para 2022 fica acima do teto da meta; Dólar para 2021 sobe

Para Flávio Aragão, sócio da 051 Capital, a resolução de boa parte do imbróglio em torno da PEC dos Precatórios retira uma pedra no sapato dos investidores. "Você tinha um mercado lá fora bem bom nos últimos meses e aqui muito travado com Brasília. A PEC está praticamente encerrada, tira um risco muito elevado do mercado. É um grande ponto de virada do mercado", aponta.

Na última quinta-feira, a PEC foi aprovada pelo Senado mas, como teve várias alterações por parte dos parlamentares, precisará passar pelo crivo da Câmara novamente. Ambas as casas avaliam hoje, em reunião de presidentes e lideranças, se vão promulgar trechos consensuais ou se tentarão votar toda a matéria - e, sobretudo, se isso será possível esse ano. O fatiamento da proposta não causa grande incômodo ao mercado, que acredita que o principal problema - no que diz respeito a abertura de espaço fiscal com a mudança no teto de gastos - parece ser um consenso e está resolvido dentro da PEC.

Com a retirada do risco doméstico, o Ibovespa encontrou espaço para seguir o bom humor externo. Com notícias de que a variante Ômicron pode não ser tão letal quanto a delta, as bolsas americanas e europeias tiveram um dia de ganho robusto, com Dow Jones fechando em alta de 1,87%.

Para o banco singapuriano DBS Bank, essa semana será "crucial" para uma leitura melhor sobre a severidade da Ômicron. "Até o momento, mortes e admissões hospitalares estão silenciosas em relação ao aumento de casos na África do Sul. Assumindo 1 a 2 semanas de defasagem (entre a contaminação e os efeitos mais graves), como esses dois itens vão se comportar vai direcionar o sentimento do mercado", aponta em análise publicada nesta segunda-feira.

Além disso, as commodities também deram impulso para o comportamento positivo do Ibovespa hoje. O petróleo fechou em forte alta nessa segunda-feira, com o Petróleo WTI para janeiro em alta de 4,87% e o Brent para fevereiro, 4,58%, com a amenização do risco Ômicron sobre a demanda global. Com isso, as ações da Petrobras (SA:PETR4), PetroRio (SA:PRIO3) e Braskem (SA:BRKM5) avançaram, com esta última entre as maiores altas do índice (9,75%).

A alta do minério também levou a Vale (SA:VALE3) a uma alta de mais de 5%. O índice setorial de materiais básicos da bolsa fechou com avanço robusto de 3,68%.

Aragão, da 051 Capital, emenda que, com a curva de juros menos pressionada nos vencimentos mais longos, com os riscos ao ritmo de recuperação da atividade global, o investidor começa a ficar mais confortável na bolsa. "Começa a ter juros mais aceitáveis. E já começa a colocar em dúvida para o investidor se vai sacar de fundos, diminuir aportes. (...). Acredito que a grande diferença é que Brasília está permitindo que os juros tirem pressão da parte de equities", completou.

Após ter apanhado nos últimos meses, o varejo teve desempenho positivo nesta segunda-feira. Com a curva de juros fechando na ponta mais longa e uma expectativa menos pessimista em relação à variante Ômicron do coronavírus, o índice de consumo teve desempenho de 1,06%. Destaque para Marisa Lojas (SA:AMAR3) que, após capitalização de R$ 249,99 milhões, chegou a ter ações negociadas em alta de mais de 15%.

As notícias melhores sobre o risco da nova variante também retiram pressão das aéreas, com Gol (SA:GOLL4) (+11,34%) e Azul (SA:AZUL4) (+10,57%) entre as principais altas do Ibovespa. "As aéreas foram muito subavaliadas com a expectativa sobre a Ômicron na semana passada. Hoje, além da reprecificação, tem os ganhos do próprio papel, que entram no preço, a propensão a risco", explica Ariane, da CM Capital.

Com alívio de riscos com PEC dos Precatórios e Ômicron, Ibovespa sobe 1,70%
 

Artigos Relacionados

Coty Brasil e Cantu desistem de IPOs, diz CVM
Coty Brasil e Cantu desistem de IPOs, diz CVM Por Reuters - 19.01.2022

SÃO PAULO (Reuters) - A operação brasileira da empresa de beleza e cuidados pessoais Coty e a plataforma de comércio eletrônico de pneus Cantu desistiram nos últimos dias de...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (20)
Douglas Leal
Douglas Leal 07.12.2021 7:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fico me perguntando se a CVM está nde férias a um longo tempo? porque o mercado brasileiro está puramente especulativo e empresas subavaliadas
Rodrigo Figueiredo
Rodrigo Figueiredo 07.12.2021 1:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Notícia de amanhã!!! “Bolsa cai por temor a PEC dos precatórios” parece piada mas nao é, povo sem conteudo. Gosto de ver os comentários da galera
caio tacla
caio tacla 06.12.2021 22:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CPI dos PRECATÓRIOS - Toda vez que eu vir alguém martelando sobre a PEC dos precatórios irei lembrar da CPI dos Precatórios. Agora é assim: truco, 6, 9, 12..... all in.
edmilson silva
edmilson silva 06.12.2021 22:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
que conversinha fiada é essa? Que alívio de PEC o que ? E por acaso essa PEC deixou de ser uma vergonha foi?
Matheus Soares
Matheus Soares 06.12.2021 22:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
São 20 delegados da PF trocados. Vou lembrá-los a frase épica que jamais será esquecida. “Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”,
caio tacla
caio tacla 06.12.2021 22:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Apague esse fogo no rabo, bombeiro, apague
Julimar Pieri
Julimar Pieri 06.12.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ibovespa subiu? culpa do Bolsonaro então
Alexandre Gomes de Souza
Alexandre Gomes de Souza 06.12.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
só ele ficar quieto
Mant Neuman
BombeiroAristide 06.12.2021 20:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Negacionistas e corruptos em festa. Rosa Weber liberou o mensalão 2.0 do Bozo. Lá se vai bilhões do nosso dinheiro para o bolso de vagabundos como o Rei da Rachadinha, Maranhãozinho e Mario Frias.
Antônio Leão bandeira d
Antônio Leão bandeira d 06.12.2021 20:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tenho saudades era quando lula e sua trupe roubavam. eles eram bem mais legais
Mant Neuman
BombeiroAristide 06.12.2021 20:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não tenho saudades da roubalheira passada e tão pouco defendo a roubalheira atual.
caio tacla
caio tacla 06.12.2021 20:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bombeiro, os únicos mensalões comprovados (por sentença judicial) são os do PT e do PSDB (em Minas Gerais). O que você está dizendo não tem provas e é uma simples narrativa dos derrotados de 2018 que estão com abstinência do dinheiro fácil obtido através de furto do dinheiro do povo (mensalão, lei rouanet, BNDES, petrolão, escândalo dos sangue-sugas, Banestado, merenda do PSDB). Escrever até criança escreve mas só o PT e o PSDB tiveram a proeza de serem condenados por mensalão. E pelo jeito você continua obcecado, agora pelo Aristide.
rob hunter
rob hunter 06.12.2021 20:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
blá blá blá
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 06.12.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
varejo fake. caia por causa da inflacao agora subiu pq omicron menos...kkk as ideias.
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 06.12.2021 20:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
goll fechou gap la do ano passado naqueles 14,80
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 06.12.2021 20:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
subiu pela fala do bozo mas petr nem subiu direito...aff zuado cada dia uma desculpa. era melhor dizer wue subiu pq goll e azul subiram forte
Roberto Vbr
Roberto Vbr 06.12.2021 20:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já vi esse filme: bolsa sobe atraindo investidores incautos que comprarão papéis no topo histórico de vários ativos, para não muito tempo depois, se arrependerem porque os E.U.A não tendo outra saída, aumentarão a sua taxa de juros sugando o capital internacional alocado em países como o Brasil e realocando em papéis de empresas americanas e títulos do tesouro deste mesmo país. Os analistas então recomendarão que os mesmos incautos retornem à renda fixa com o "blá blá blá" de que bolsa é para longo prazo, ou ainda, que é investimento de risco e por aí vai... O nome deste filme é: "O nascimento de mais um trouxa" (já aviso, é reprise).
Flavio Moura
Flavio Moura 06.12.2021 20:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tudo que sobe desce e tudo desce sobe...que algo fixo dando 6,75% renda fixa com 15% IR se ficar até 2 anos sem saque
Roberto Vbr
Roberto Vbr 06.12.2021 20:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Flavio Moura creio que você não entendeu a minha critica. Eu e, creio ninguém de bom senso, será contra a renda fixa. Ela tem o seu papel principalmente em projetos que não podem ficar a mercê das variações do mercado. Minha critica está voltada aos analistas que não se preocupam de avisar ao especulador iniciante o que está por trás dos movimentos do mercado e prepará-los para que não caiam em armadilhas como estamos vendo. Respondendo a sua pergunta: não sei. Mas uma simples straddle em opções para Janeiro de 2022 já me deram 19,20% de rendimento em nove dias úteis (já realizei o lucro) mesmo comigo pagando 15% de imposto (que serão pagos no mês que vêm). Resumo: não precisei ficar dois anos com o dinheiro travado para receber 6,75% que são pagos ao ano. Isso sem falar do rendimento que consegui hoje no dólar futuro.
Altair Jr
AltairJr 06.12.2021 19:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pesquisem: Guido Mantega abre conta para Lula no exterior kkkkk assim os esquerdopatas vão perceber que essa historinha de offshore não começou com o Guedes Kkkkkkk esquerdopatas têm Alzheimer Kkkkkkk dó dos militontos que acham que política começou em 2018 Kkkkkkk ou a culpa das offshore são do Bozzo Kkkkkkk?????????
Paulo Maciel
Paulo Maciel 06.12.2021 19:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É impressão minha ou você acabou de comparar o Mantega ao Guedes??? Que isso, Patriota??? Hahahahahaha
Altair Jr
AltairJr 06.12.2021 19:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkkk agora, além de rir do bombeiro tenho que rir da reportagem kkkkk quando cai explicam porque caiu, quando sobe explicam porque subiu kkkkk isso deixa os esquerdopatas militontos malucos, vcs não percebem??? vão causar um infarto neles Kkkkkkk canta bombeiroooooo
Albuquerque Tomaz
Albuquerque Tomaz 06.12.2021 19:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pirâmide financeira legalizada pelo estado corrupto
Marlon Fonseca
Marlon Fonseca 06.12.2021 19:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
omicron, legal o nome que usaram para manipular o mercado.Estao ficando criativo esses criminosos
Altair Jr
AltairJr 06.12.2021 19:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando vi este nome fiz meus aportes kkkkk entregaram só os que são mao de alface Kkkkkkk viva o rallie
Altair Jr
AltairJr 06.12.2021 19:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ninguém é obrigado a participar kkkkkkkkkkkkkk ou vc está sendo obrigado por alguém??? pelo Bolsonaro talvez??? ou pelo Guedes Kkkkkkk pesquisa aí: Guido Mantega abriu conta pra Lula no exterior Kkkkkkk a culpa da offshore é do Bozzo também????? Kkkkkkk rindo muito aqui carinha
caio tacla
caio tacla 06.12.2021 19:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Jair nem liga pras críticas injustas feitas pela gentalha. "Vem tacando pedra, vem jogando ovo .....". Venham, venham,
Cleiomar Queiroz
Cleiomar Queiroz 06.12.2021 19:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Papéis baratos.
Flavio Moura
Flavio Moura 06.12.2021 19:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se Vale custar 1 real Bombeiro vai dizer que esta caro e a culpa é do Boldonaro
Nathan Silva
Nathan Silva 06.12.2021 19:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fim da última âncora fiscal, com o fim do teto dos precatórios, que é retirado quando bem entenderem, será uma conta cara para se pagar. Dólar a 6 reais é uma possibilidade com a perda de valor do real. Inflação e juros serão as primeiras consequências. E com lula apoiando mais gastos ainda. menos responsabilidade fiscal, surfar na renda fixa é de longe o melhor risco retorno. Bolsa, só se voltar aos 60k que fica interessante
caio tacla
caio tacla 06.12.2021 19:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
então por que não opera vendido até chegar nos 60 k?
Alex SF
Alex SF 06.12.2021 19:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla Kkkkkkkkk né
Altair Jr
AltairJr 06.12.2021 19:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
esses esquerdopatas comentam cada uma né Caio? Natam, não deixa gozar na cara não meu, mete a boca Kkkkkkk e opera short, seja felizzzzzzzz
Nathan Silva
Nathan Silva 06.12.2021 19:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Achar que vai cair é diferente de só comprar se cair. É uma condicional, não previsão de movimento de mercado
guilherme kobbaz darrigo
guilherme kobbaz darrigo 06.12.2021 19:29
Salvo. Ver Itens salvos.