Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Furo do teto piora previsões para 2022 e Ibovespa beira mínimas do ano

Ações21.10.2021 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira se aproximava das mínimas do ano nesta quinta-feira, com a confirmação de que o governo pretende contornar o teto de gastos levando agentes do mercado a piorarem projeções macroeconômicas de 2022.

Às 12:21, o Ibovespa tinha desvalorização de 2,2%, aos 108.347 pontos. O giro financeiro da sessão era de 12 bilhões de reais.

A confirmação do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o governo pretende se valer de um "waiver" para usar cerca de 30 bilhões de reais fora do teto constitucional de gastos para financiar o programa Auxílio Brasil, deteriorava as previsões já desanimadoras para a economia em 2022, já fragilizada pela combinação de inflação e juros em alta.

"A elevação do risco fiscal como resultado dessas incertezas tem levado as apostas de um ajuste mais duro na próxima reunião do Copom", afirmou a XP em nota a clientes.

O JPMorgan passou a prever alta 1,25 ponto percentual da Selic na próxima reunião do comitê de política monetária do Banco Central, com a taxa básica de juro chegando a 9,75% ao ano em fevereiro.

LEIA MAIS: JPMorgan passa a ver alta de 125 pontos-base na Selic neste mês e taxa de 9,75% ao fim do ciclo de aperto

Esse quadro, que já vinha prevalecendo sobre os negócios na semana, mesmo com o quadro externo positivo, desta vez era agravado por um ambiente global menos favorável, além de outros elementos locais que pressionavam as ações.

Um eles era a notícia de que um movimento de tanqueiros está impedindo a entrada de caminhões nas bases de abastecimento de combustíveis em Campos Elíseos, no Rio de Janeiro, elevando temores de que problemas no setor causem desabastecimento e alta de preços.

DESTAQUES

- PETROBRAS (SA:PETR4) caía 2%. A companhia divulgou resultados operacionais considerados positivos por analistas. O BTG Pactual afirmou que "outro ciclo de fortes resultados financeiros está a caminho", mas que isso deve ser eclipsado pelo ruído em torno da política de preços dos combustíveis.

- VIBRA (SA:BRDT3) caía 3,8%, ULTRAPAR (SA:UGPA3) tinha baixa de 4,5% e RAÍZEN (SA:RAIZ4) recuava 2,7%, em meio a temores sobre desdobramentos de uma paralisação de caminhoneiros.

- VALE (SA:VALE3) cedia 3,6%, com os preços de metais ferrosos na China despencando devido à queda nos preços do carvão e estagnação do consumo de aço. USIMINAS (SA:USIM5) tombava 4,6%, CSN (SA:CSNA3) perdia 3,25%.

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) encolhia 3,1%, BRADESCO (SA:BBDC4) era depreciada em 0,5% e ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) tinha recuo 0,6%, com os grandes bancos nacionais devolvendo ganhos da véspera.

Furo do teto piora previsões para 2022 e Ibovespa beira mínimas do ano
 

Artigos Relacionados

Suzano prevê investimento de R$13,6 bi em 2022
Suzano prevê investimento de R$13,6 bi em 2022 Por Reuters - 02.12.2021 2

SÃO PAULO (Reuters) - A Suzano (SA:SUZB3) anunciou nesta quinta-feira expressiva alta de seus investimentos em 2022, previstos em 13,6 bilhões de reais ante 6,2 bilhões orçados...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (75)
pericles periclesplb
pericles periclesplb 21.10.2021 18:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pedalada Fiscal!!!!! Centro no poder !!! Caos
velton pires
velton pires 21.10.2021 16:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamos desvalorizar o real, é bom pra offshore. A inflação a gente vê depois.
Ângelo Santos
Ângelo Santos 21.10.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#fucaemcasa economia vemos depois 😏. Segura que vai piorar, dienheiro nqo aceit desaforo
Andre Tasoniero
Andre Tasoniero 21.10.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
⚠️Bolsomínion Detected!!!
Samuel Ludmylla Fonseca
Samuel Ludmylla Fonseca 21.10.2021 15:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
as financas da offshore esta decolando o festa danada
Luiz Rafael Cavalheiro
Luiz Rafael Cavalheiro 21.10.2021 15:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas ja furou!?
Luiz Souza Cruz
Luiz Souza Cruz 21.10.2021 15:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Empresas com balanços positivos e as ações derretendo porque o Ibovespa aproveita qualquer declaração para fritar o mercado. E os tubarões ganhando dinheiro. Muita especulação.
Ronny Doge Coin
Ronny Doge Coin 21.10.2021 15:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já era. Pior que nem para btc ou dogecoin podemos ir... tendência de queda lá Tb... 😔😔😔
Osvaldo Fortes
Osvaldo Fortes 21.10.2021 15:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando vc acha que a coisa tá ruim, este governo consegue ainda piorar.... Nao voto no PT, pela corrupçao generalizada dos seus governos, mas não tem como concordar com o desgoverno que vivemos. Nunca vi tanta incompetência e irresponsabilidade juntas!
Jean Marcelo
Jean Marcelo 21.10.2021 15:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolso Traidor!
Roger Realista
AntiManipulação 21.10.2021 15:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aqui realmente é zona, cheio de empresas boas que dão lucros constantes, pagadoras de dividendos robustos, vacinação acelerada e aqui derretendo, não tem outro causador da queda que não seja a especulação e manipulação que os tubarões fazem nessa bolsa, o governo é ruim, mas não é pra tudo isso, nosso mercado é o mais imaturo e mais irracional do mundo, 8/80 ou é euforia ou é clima de velório. Faz um tempo que um investidor conhecido comparou o mercado a uma criança birrenta que chora e bate perna quando não tem o que quer na hora que quer e é exatamente isso, faz birrinha por coisa besta e o pior é que a CVM apoia essa sacanagem toda.
Fernando Borelli
Fernando Borelli 21.10.2021 14:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando sair a notícia de que nenhum teto de gastos será furado quero ver os espertos daqui se pronunciarem. Eu sigo comprando!
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 21.10.2021 14:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Difícil defender um governo ruim desses,, ,arruma mta grana,, com bozo e jegues vc vai ter mta oportunidades pra comprar,,,,
Luciano Celso Ribeiro Camargo
Luciano Celso Ribeiro Camargo 21.10.2021 14:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsa em liquidação, você está certíssimo.
Roger Realista
AntiManipulação 21.10.2021 14:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a B3 realmente está se superando no quesito cair sem motivo, está na hora da CVM abrir uma investigação para analisar essas quedas irracionais e exageradas, nossa bolsa se resume a frase cai no boato e sobe no fato, mercado imaturo e especulativo é isso aí.
Edivaldo Pereira
Edivaldo Pereira 21.10.2021 14:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem está se superando é o miliciano do DF com suas loucuras e irresponsabilidades. Genocida safado.
Roger Realista
AntiManipulação 21.10.2021 14:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Edivaldo Pereira  Usou o termo genocida já sei que não entende de nada.
Rod Cst
Rod Cst 21.10.2021 14:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A CVM entrou vendida. Brasil não é um País pra amadores.
Rossi Gadott
Rossi Gadott 21.10.2021 14:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sem motivo?
Waguiner Moretti
Waguiner Moretti 21.10.2021 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se tivesse o PT ou a esquerda no poder, estaríamos pior que a Venezuela, Argentina, o que acontece não é culpa do governo e sim dos manipuladores e aproveitadores.
Edivaldo Pereira
Edivaldo Pereira 21.10.2021 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vc veio de Marte foi ????
Reinaldo Serafim
Reinaldo Serafim 21.10.2021 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o PT governou por quase 14 anos e estávamos próximo do primeiro mundo, 6 economia do mundo, com Bolsonaro vai chegar a Venezuela, cuba e Argentina.
Flavio Moura
Flavio Moura 21.10.2021 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Furo no teto é só pobre sabe conviver, os nutelas hoje não sabem o que é pegar uma panela ou balde encher usar para lavar roupa, regar as plantas, jogar no vaso sanitario, limpar quintal, e assim economizar quando o sol voltar a brilhar...kkkk enquanto choram eu compro, foi no pior desastre ambiental e de vidas perdidas que eu e algumas pessoas fizeram grana 2x com a Vale ...para quem sobreviveu ao Joesley Day, ao mensalao petrolao e a pandemia perder 60% num dia, e já esta recuperado ...isso aqui é uma marolinha...eu que nunca caí e não caio nessas imprensas, vai ouvir Sardenberg...para ver...quem lucra como Barsi jamais assistiu Jornal Nacional
Andre Tasoniero
Andre Tasoniero 21.10.2021 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Doente mental...tadinho.
Jocimar Silva
Jocimar Silva 21.10.2021 14:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A risada e o deboche do Filho Senador do 🤡 ontem na TV .. reflete esse desastre do mercado financeiro do Brasil .. Ibovespa afundando ( -3,2% ) .. “Hahahahahaha” e nos tomando no meio do ….
Sergio Spricigo
Sergio Spricigo 21.10.2021 14:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A confusao do dia é para esconder as acusacoes da CPI Quebra o Brasil mas ganha a guerraEssa é a logica do governo militarizado
Phillipps spt
Phillipps spt 21.10.2021 14:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Faria Lima chora, hein?! O governo de Jair Bolsonaro é o pior da história republicana deste país! Mas é o pior com muuuuuita folga. Mano, esse governo destruirá o Brasil de uma jeito tão foda que será difícil reerguer após isso. O Liberalismo de Taubaté, transformando o Brasil numa favela gigantesca.
Jorge Silva
Jorge Silva 21.10.2021 14:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro e Guedes formando miseráveis no Brasil, os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e muitos mais como nunca se viu na história!
Jorge Silva
Jorge Silva 21.10.2021 14:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro e Guedes formando miseráveis no Brasil, os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e muitos mais como nunca se viu na história!
Jorge Silva
Jorge Silva 21.10.2021 14:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governo está deixando o caos!!!
Mant Neuman
BombeiroAristide 21.10.2021 14:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cadê o liberal da Rachadinha? A boiada está tendo que defender o que chamavam de bolsa vagabundo para compra de votos.... Ontem o Lula já expressou o seu apoio ao furo do teto que o Bozo esta fazendo!!! Bozo e Lula tem razão. A culpa é da Globo.
Mateus Lucas
Mateus Lucas 21.10.2021 14:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Bolsonaro, antes de perder as eleições, vai conseguir quebrar o país.
Mario Jorge
Mario Jorge 21.10.2021 14:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
continuo comprando!
Luca Reis
Luca Reis 21.10.2021 14:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tu é burro mesmo
Nathan Silva
Nathan Silva 21.10.2021 14:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Volta Temer. Único que fez algo verdadeiramente positivo para o Brasil.
Mateus Lucas
Mateus Lucas 21.10.2021 14:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Infelizmente sou obrigado a concordar, economicamente falando
Edgard Sene
Edgard Sene 21.10.2021 14:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É uma desgraça falar isso, mas vc tem razão
Daniel Rolim
Daniel Rolim 21.10.2021 14:17
Salvo. Ver Itens salvos.