Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Grupo de short squeeze de IRB reúne 20 mil membros no Telegram; CVM monitora

Ações28.01.2021 15:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters.

Por Ana Carolina Siedschlag e Vinicius Carvalhosa

Investing.com - O “efeito Reddit” virou “efeito Telegram” por aqui e impulsionava as ações do IRB Brasil (SA:IRBR3) após a criação de um grupo no aplicativo de mensagens que visa um movimento de short squeeze forçado contra investidores vendidos na ação, na onda da disparada da americana GameStop (NYSE:GME) que chacoalhou Wall Street esta semana.

LEIA MAIS: Ação da GameStop tem negociação interrompida em NY quando caía 55,97%

Perto das 14h40, os papéis do IRB Brasil subiam 13%, a R$ 7,38, na liderança do pregão da B3 (SA:B3SA3), com o movimento também promovido em redes sociais como o Twitter e o próprio Reddit.

No início da tarde desta quinta-feira (28), o grupo brasileiro no Telegram “Short Squeeze IRB” contava com 20 mil membros e mantinha uma mensagem fixada pelo criador, “SS IRB”, com o disclaimer de que as postagens “não representam ordens de compra ou venda de ações, tampouco visam o benefício individual de pessoas ou manipulação de mercado”.

LEIA MAIS: IRB Brasil RE tem prejuízo de R$124,5 mi em novembro

Mais cedo, o mesmo membro pediu que as postagens fossem adaptadas conforme as normas do mercado para evitar “qualquer dificuldade com a CVM”, a Comissão de Valores Mobiliários.

Em resposta ao Investing.com, a CVM disse que acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, “tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”, e que “possíveis casos concretos” envolvendo a movimentação nos grupos serão avaliados individualmente e podem ser passíveis de punições.

Entenda o caso

Uma ação coordenada por investidores de varejo americanos, ou investidores pessoa física, nas últimas semanas culminou com um short squeeze de 134% da GameStop nesta quarta-feira (27), levando prejuízos milionários a fundos de hedge vendidos na ação.

LEIA MAIS: "Efeito Gamestop" se espalha por mercados enquanto pedidos de investigação se intensificam

O short squeeze é um rápido aumento no preço de uma ação por conta, principalmente, de fatores técnicos, com o objetivo de levar investidores com posições vendidas a terem que comprar os papéis de uma companhia.

Os investidores com posição vendida, ou vendidos a descoberto, operam alugando as ações de outro investidor que não quer se desfazer da posição comprada.

Confira a charge do Investing.com sobre o "efeito Reddit" nas ações da GameStop

Eles então colocam o papel alugado à venda no mercado, na aposta de que o ativo irá cair no curto prazo. Se isso se concretizar, o emprestador consegue comprar a ação de volta a um preço mais barato, paga o empréstimo com a diferença e ainda obtém lucro.

Com o movimento forçado pelas redes sociais, explica Marcio Loréga, analista técnico da Ativa Investimentos, os investidores comprados nas ações estão pedindo a liquidação antecipada desses contratos de aluguel, o que enxuga a oferta e obrigada os investidores vendidos a comprarem as ações a preço de mercado, ou mais caro do que eles venderam inicialmente.

“Isso mexe, se já não com o bolso, mas com o psicológico dos investidores”, diz.

No Telegram brasileiro, há também grupos públicos promovendo movimentos de short squeeze com Cogna (SA:COGN3), Cemig (SA:CMIG4) e GPC Participações, todos com menos de 500 membros.

Grupo de short squeeze de IRB reúne 20 mil membros no Telegram; CVM monitora
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (192)
Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro 03.02.2021 17:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
47 mil membros, não 20 mil membros. Bora investir na irb3
Antonio Senra
Antonio Senra 03.02.2021 15:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se quer operar na bolsa, compre ações das empresas, aposte na empresa !!!! Operar vendido tem cara de quem recebe informações de alguem e de forma ilegal, coisa de mau carater.
Antonio Senra
Antonio Senra 03.02.2021 15:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Operar vendido é papel de ESPECULADOR MAFIOSO.
MAURÍCIO SILVA
MAURÍCIO SILVA 30.01.2021 9:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando grandes fundos se unem para entrarem vendidos, forçando o preço para baixo, está tudo certo.E ainda são c chamados de investimentos.Agora, que estão bebendo do mesmo veneno, estão de mimimi.
HevertoN Dutra
HevertoN Dutra 29.01.2021 18:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
57 mil membros
David Dias
David Dias 29.01.2021 11:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Operar vendido que é o errado, senta e chora.
Sergio Moreli
Sergio Moreli 29.01.2021 11:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais de 40.000 mil membros .... Meu Deus
Thiago R Silva
Thiago R Silva 29.01.2021 10:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Leilao ate agora
Marcelo Marques
Marcelo Marques 29.01.2021 9:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
irbr.? vou comprar td !
cleiton pires
cleiton pires 29.01.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pra cima deles, vamos stopa os vendidos...
cleiton pires
cleiton pires 29.01.2021 8:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu tbm irei fazer minha parte aumentando minha posição, e de quebra puxando o preço médio pra baixo.
Rodrigo Rota
Rodrigo Rota 29.01.2021 8:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vou fazer a minha parte, aumentando minhas posições e não vender.
Mazza Barbeiro
Mazza Barbeiro 29.01.2021 8:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu vi isso acontecer kkk,a game stop, é surreal
Darbin Demarch
Molotov 29.01.2021 8:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem gente que viaja. Querer peitar institucional aqui na B3.
Iuri SantAnna
Iuri SantAnna 29.01.2021 7:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como se tubaroes nao manipulassem o mercado! E o faz desde sempre! Sendo que dessa vez, eles estão sendo liquidez pro varejo! Sardinha comendo tubarao!
Ivanildo Pereira
Mi3Investimento 29.01.2021 7:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que fizeram com a Azul ontem? não foi ilegal B³... ah!! desculpa não foram os "short squeeze" e sim os tubarões, eles podem manipular.
Moisés Dolis
Moisés Dolis 29.01.2021 7:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os grandes fundos nao podem perder em operacoes de risco? Parece que nao.....
Hank Arc
Hank Arc 29.01.2021 7:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E a meal3, alguém acha normal essa cotação tão baixa ainda, com o ibovespa perto da máxima histórica? O que os tubarões fazem com esse papel é uma pouca vergonha.
Tiago silva
Tiago silva 29.01.2021 7:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vão fazer de tudo pra punir os pequenos investidores, mas os grandes q manipulam e fazem o q querem continuarão executando suas tramóias sem punições
Omaha Silva
Omaha 29.01.2021 6:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E quando a CVM vai investigar os movimentos dos tubarões?
Engenheiro Ricardo Passos
Engenheiro Ricardo Passos 29.01.2021 6:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Meu dinheiro minhas regras
Fernando Maia
Realista 29.01.2021 1:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A CVM ate agora não explicou porque a Eletrobras caiu sexta-feira, antes do pedido de demissão.
Bjorka Camargo
Bjorka Camargo 29.01.2021 1:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
exato. Muito inside trade escancarado e eles nadafazem
Roberto Neto
Roberto Neto 29.01.2021 1:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tá. E os bancos e tubarões não fazem isso todo dia? Eles podem e pessoa física não?
Guilherme Verschoor
Guilherme Verschoor 28.01.2021 23:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
irb venda a 40.00 reais e passa para cogna venda 22.00
João Norberto
João Norberto 28.01.2021 23:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CVM TEM QUE FICAR DE OLHO É NA MANIPULÇAÇÃO DE MERCADO QUE ACONTECE TODOS OS DIAS E A TODO MOMENTO, POR ESSES TUBARÕES ESPERTOS, ISSO SIM!!!
Vladimir Costa
Vladimir Costa 28.01.2021 22:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Facam isso na oi tb
Edlayne Alves
Edlayne Alves 28.01.2021 22:30
Salvo. Ver Itens salvos.