Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Qualquer pessoa que faça o dever de casa eventualmente investe em Bitcoin, diz Scaramucci

Medo de crise na China leva Ibovespa para mínima em quase 10 meses

Ações20.09.2021 17:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O temor de que um calote da segunda maior incorporadora da China enfraqueça mais a economia global já às voltas com a inflação e baixo crescimento fez investidores se desfazerem ainda mais de ativos de risco, levando o principal índice da bolsa brasileira nesta segunda-feira ao pior nível em quase 10 meses.

Pressionado sobretudo por ações de empresas de commodities e de bancos, o Ibovespa teve baixa de 2,33%, aos 108.843 pontos, com a quinta queda seguida levando-o ao menor fechamento desde os 107.378 pontos de 23 de novembro do ano passado. O giro financeiro da sessão somou 34,9 bilhões de reais.

O aparentemente inevitável calote no pagamento de juros de dívida por parte da gigante Evergrande (OTC:EGRNY) nos próximos dias avivou temores de crise no setor imobiliário chinês, o que traria consequências de larga escala para as economias local e global.

Um dos segmentos que na semana passada já vinha refletindo a dimensão do estrago potencial, o mercado de minério de ferro viu a cotação da commodity ter outra derrocada de 8%, acumulando uma baixa de 55% em apenas dois meses.

Aqui, ações da Vale (SA:VALE3) e de siderúrgicas estiveram entre as de maiores baixas. A queda do preço do petróleo também pressionou Petrobras (SA:PETR4).

"O Brasil sofre muito, visto que duas das principais ações do Ibovespa são afetadas diretamente pelas commodities", afirmou Filipe Fradinho, analista da Clear Corretora.

Segundo profissionais do mercado, isso se aliou a outros fatores que já têm feito investidores preferirem evitar ativos de maior risco, como os sinais de maior aperto monetário para conter a inflação.

Dois desses sinais devem vir na quarta-feira. Nos Estados Unidos, são aguardados sinais de um comitê do Federal Reserve de redução nas compras de títulos, programa que tem ajudado a dar liquidez ao mercado e ajudar na retomada da economia atingida pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Em Wall Street, os principais índices S&P 500, Dow Jones e Nasdaq tiveram quedas de 1,8% a 2,2%.

Também na quarta, espera-se que o Comitê de Política do Banco Central no Brasil eleve novamente a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, além de indicar novos aumentos até o fim do ano para tentar conter a inflação.

DESTAQUES

- VALE caiu 3,3%. Não bastasse a pressão exercida pela derrocada dos preços do minério de ferro, na última sexta-feira, o UBS cortou a recomendação para a ação da empresa de 'compra' para 'venda', estimando que um excedente de minério de ferro de cerca de 150 milhões de toneladas deve crescer em 2022.

- PETROBRAS perdeu 1,12%, na esteira da queda dos preços internacionais do barril de petróleo. PETRORIO (SA:PRIO3) retrocedeu 5,68%.

- BRASKEM (SA:BRKM5) teve a pior performance do índice, desabando 11,54%, em meio à notícia da mídia de que a Novonor (ex-Odebrecht) pretende vender fatia da empresa por meio de oferta de ações.

- BRADESCO (SA:BBDC4) recuou 3,75%, liderando as perdas entre grandes bancos brasileiros. ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) cedeu 2,26%. BANCO INTER PN (SA:BIDI4) declinou 5,23%, com investidores preferindo vender ações com grande valorização nos últimos meses para embolsar ganhos.

- COPEL (SA:CPLE6) subiu 4,68%, uma das poucas altas do índice. A companhia elétrica paranaense informou na sexta-feira que vai distribuir 1,437 bilhão de reais em remuneração a acionistas, a serem pagos em 30 de novembro.

Medo de crise na China leva Ibovespa para mínima em quase 10 meses
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (59)
Luiz do Nascimento
Luiz do Nascimento 21.09.2021 8:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil é interessante só para políticos ladrão, cpi da vacina... gambá investigando 🐔
Luiz do Nascimento
Luiz do Nascimento 21.09.2021 8:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil, com um Presidente que só fala bobagem, os investidores estrangeiros são os primeiros a sair, um desinteresse de investimento no país.Como as empresas estão sofrendo com tendência de desempregado a 20 milhões.
Rodrigo Matos
Rodrigo Matos 21.09.2021 6:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
até quinta quando confirmar irá para 100k ou menos💣
E. Andrade
E. Andrade 21.09.2021 5:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já está tudo em alta! Pior são as criptos que caem 10% ao dia e nem tem CB que pare!
Rodrigo Matos
Rodrigo Matos 21.09.2021 5:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
moedas quando sobem é 10x o ganho comparado esses ativos da bolsa kkkk
Reginaldo Cavalcante
Reginaldo Cavalcante 21.09.2021 5:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
porcentagem muitos papéis da na mesma.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 21.09.2021 5:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil, um dos piores países do MUNDO em taxas de desemprego, inflação e mortes ...A Bozolandia só pode comparar com Venezuela, Afeganistão, Sudão, Argentina, Síria,.... Triste ter quem defenda este absurdo e não seja milico que está ganhando muiiiito com este desgoverno.
Itallo Itallo
Itallo Itallo 21.09.2021 5:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mlk, isso aqui é uma m**** e não é de hoje, "o próximo presidente sempre vai ser o melhor", é o país do futuro que nunca chega. Desde 1889.
Luiz Henrique Silva
LuizHCS 20.09.2021 22:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro já discursou? Porque do contrário vem mais queda…
Lucas Zimmer
Lucas Zimmer 20.09.2021 22:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai abrir a boca e aumentar impostos...pode esperar ladeira
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 20.09.2021 22:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Enquanto alguns acham que oMundo vai acabar de novo eu vou comprando. Ja vi esse filme . O mundo vai acabar toda em toda crise que aparece.
Alessandro Reis
Alessandro Reis 20.09.2021 22:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Escuto a mais de 20 anos essa história, medo,crise fim do mundo,quebradeira mundial,e a bolsa e todos os mercados sempre saem mais fortes depois.Mas mexe muito com o emocional das pessoas.
r locatelli digital
r locatelli digital 20.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O mundo está com a respiração suspensa. Se o governo chinês disser: "deixa eles afundarem", aí ferrou. Na hora H, os adoradores do deus-mercado correm pra debaixo da saia do Estado. Foi assim em 2008.
Henrique Uejima
Henrique Uejima 20.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
EXATAMENTE
CLAUDIO GUEDES
CLAUDIO GUEDES 20.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E o dinheiro do Estado advém de onde, "jênio"?
r locatelli digital
r locatelli digital 20.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CLAUDIO GUEDES Do povo que produz, que põe a mão na massa, que toca as máquinas. Os capitalistas não trabalham, só lucram.
r locatelli digital
r locatelli digital 20.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CLAUDIO GUEDES Os neoliberais ficam exigindo menos Estado, dizem que querem liberdade, que a mão invisível do deus-mercado tudo resolve. Mas na hora da crise, pedem socorro ao Estado. O povo está comendo o pão que o deus-mercado amassou.
Leticia Cunha
Leticia Cunha 20.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
cala a boca, estupido!
Bruno Gimenez
Bruno Gimenez 20.09.2021 22:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todo ano é crise agora. top , bora cair 80% então pra eu comprar
Celso Santos
Celso Santos 20.09.2021 21:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
xingue-lingues neles 🔥🔥🔥🔥㊗️🉐🈴🧧⚓🐄💨 💨 💨🐮
Andre Lomondo
Andre Lomondo 20.09.2021 21:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Luiz Antonio Cassassola
Luiz Antonio Cassassola 20.09.2021 21:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uai, não culparam o governo pela erupção do vulcão nas Ilhas Canárias, da Espanha!!??
Neuri Dall Agnese
Neuri Dall Agnese 20.09.2021 21:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
embolsar ganhos vendendo bancos que ganhos !!??? tá uma M...faz um ano ou mais
BARRETO ARRAIS
ARRAIS 20.09.2021 21:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
banco inter
Geraldo Junior
Geraldo Junior 20.09.2021 21:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pelo menos dessa fez a matéria não culpou o preaidente Bolsonaro pela quera da bolsa.
Sergio Hernandes
Sergio Hernandes 20.09.2021 21:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ele ainda é o presidente?
Bruno Gimenez
Bruno Gimenez 20.09.2021 21:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil teve presidente bom ? Não me lembro!
wagner muniz
wagner muniz 20.09.2021 20:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o mercado dá opção de operar vendido ou operar opções... não faz sentido os narradores do caos ficar chorando aqui ...Tá pessimista senta o dedo na venda ...querem pagar de politizado mas se quer leram a constituição !!! Bando de comédias. ..
Mant Neuman
BombeiroAmigo 20.09.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil da Rachadinha, o mundo sobe, IBOV cai. O mundo cai, IBOV despenca...
Lucas Nacif
Lucas Nacif 20.09.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bombeiro tú fugiu do Galba Veloso de novo. Sua próxima dose de Haldol está suspensa.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 20.09.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chola boiada. Compra mais PBR para baixar o preço médio....
Aldo Villela
Aldo Villela 20.09.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu adoro uma rachadinha! tem gente que não gosta, fazer o que ?!?! kkkkk
Oratcoach Oratcoach
Oratcoach Oratcoach 20.09.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai para a Venezuela que lá está ótimo.
Anderson Vinicius Land
Anderson Vinicius Land 20.09.2021 20:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ué bolsa recentemente chegou a níveis recordes aqui
Tadeu Azevedo
Tadeu Azevedo 20.09.2021 20:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que seria da imprensa sem sensacionalismo?? O tempo todo buscando um motivo pra levar preocupação aos telespectadores. Coitado de quem não entende isso.
Ricardo Tanaka
JapaRicoTrader 20.09.2021 20:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aprende gente, compra na baixa e vende na alta 😎😎😎🤔🤔🤔🇧🇷🇧🇷🇧🇷⁉️⁉️
pericles periclesplb
pericles periclesplb 20.09.2021 20:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desde o início do mês B3 esta cindo caindo todos os dias - agora vem essa Evergrande que tem tentáculos em vários setores da economia chinesa. Deu Ruim
welington felix
welington felix 20.09.2021 20:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ah! ia esquecendo...a culpa do Bolsonaro! #
welington felix
welington felix 20.09.2021 20:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já falei com os China pra só resolver no dia 23(data ex da VALE3).Preciso comprar no 75 merréis...É a lei! Dia 23,Vamu comprando Seu China,Vamu comprando minério!
Luis Silva Silva
Luis Silva Silva 20.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro é um ridículo todos os outros Presidentes todos tomaram vacina mais o mito dos gados é diferente fora que como sempre virou uma piada kkkk ainda bem que este despreparado está com os dias contados
Robison Luis
Robison 20.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O incompetente transformou o Brasil em um palha no cenário internacional. Um ridículo envergonhando os brasileiros. Não se sabe ao certo se o genocida tomou ou não a vacina, pois ele colocou sigilo de 100 anos em seu cartão de vacina, acredita-se que ele tenha tomado e está fazendo cena para alimentar o gado acéfalo já que foi contra a vacina, a favor da imunização de rebanho e a favor da morte de 600 mil brasileiros. Vários países, inclusive mais pobres que o Brasil, começaram a vacinar antes devido ao despreparo e incompetência deste desgoverno que é o pior da história.
Oratcoach Oratcoach
Oratcoach Oratcoach 20.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom mesmo é LULADRÃO!
Robison Luis
Robison 20.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Oratcoach Oratcoach  O genocida incompetente também é ladrão, rouba desde o 1º mandato como vereador e os filhos dele copiam o pai muito bem.
Anne Cross
Anne Cross 20.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pois é! Saímos do noticiários mundiais como "o governo que mais roubou da história" da era petralha. Volta Lula para falarem da gente de novo!
Itallo Itallo
Itallo Itallo 20.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso aqui é uma m**** e não é de hoje, "o próximo presidente sempre vai ser o melhor", é o país do futuro que nunca chega. Desde 1889.
Jean Nunes
Jean Nunes 20.09.2021 20:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só quem viveu a crise subprime sabe oque e isso ... os novatos vai a loucura ... por isso que os CPF são deslacerados na bolsa.
Fernando Franzini
Fernando Franzini 20.09.2021 20:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
prefiro gato cagando
Jose Expedito
Jose Expedito 20.09.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.