Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Receio de descontrole fiscal cresce e Ibovespa volta a cair, na contramão de NY

Ações19.10.2021 12:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Notícias de que o governo federal está prestes a aprovar um pacote de auxílio social que romperá o teto de gastos levavam nesta terça-feira o principal índice de ações brasileiras para a contramão do otimismo das praças internacionais.

Às 12:03, o Ibovespa mostrava queda de 2,2%, aos 111.943,94 pontos, perdendo o piso dos 112 mil pontos. O giro financeiro da sessão era de 11,2 bilhões de reais.

O governo pretende pagar 400 reais por beneficiário do programa de transferência de renda Auxílio Brasil em 2022, com parte do orçamento sendo pago dentro do teto de gastos e parte fora, disse uma fonte a par do assunto à Reuters.

Segundo profissionais do mercado, a notícia avivava os temores de descontrole fiscal, com Jair Bolsonaro procurando chegar competitivo às eleições presidenciais do ano que vem.

LEIA MAIS: Itaú BBA eleva preço-alvo da Vivara e destaca potencial de crescimento da empresa

"Os mercados devem ficar na defensiva, enquanto observam o desenrolar dos acontecimentos", afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, em nota a clientes.

Assim como já ocorrera na véspera, esse ambiente doméstico mais pesado impedia o Ibovespa de acompanhar a influência positiva das bolsas internacionais. Em Nova York, os índices subiam na esteira de expectativas para resultados de Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34), Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34).

Por aqui, o dia também era marcado por extensa agenda de anúncios corporativos, incluindo B3 (SA:B3SA3), Cesp (SA:CESP6), EDP (SA:ENBR3) Brasil, IRB Brasil (SA:IRBR3) Re e MRV (SA:MRVE3).

DESTAQUES

- MRV tinha queda de 4,8% após anunciar alta nos lançamentos e vendas no terceiro trimestre, com desempenhos da Luggo e da unidade AHS nos EUA compensando o recuo na divisão principal de construção de prédios de apartamentos no Brasil. Em nota a clientes, o BTG Pactual frisou os resultados fracos e o consumo de caixa, mas manteve recomendação de compra para as ações.

- B3 perdia 1,4%, após anunciar a compra de 100% da empresa de big data e inteligência artificial Neoway por 1,8 bilhão de reais, em dinheiro.

- EDP BRASIL caía 0,8% após anunciar a venda de 3 empreendimentos de transmissão de energia para a Actis por 1,32 bilhão de reais, além dop plano de vender hidrelétricas até o fim do ano.

- IRB BRASIL RE tinha estabilidade, após a resseguradora anunciar Willy Jordan Neto como novo vice-presidente financeiro e de relações com investidores.

- CESP subis 2,7%. Na segunda-feira à noite, Votorantim e CPP Investments anunciaram planos para consolidar seus ativos de energia no Brasil, com a criação de uma empresa que será controladora da Cesp. Em nota a clientes, o Credit Suisse avaliou que a transação deve permitir que a empresa tenha melhor estrutura de alavancagem e se beneficie da atual alta demanda com fontes renováveis. "Porém, os termos propostos parecem não favorecer os acionistas minoritários."

- PETROBRAS (SA:PETR4) era desvalorizada em 4,2%. A companhia afirmou ter tido "demanda atípica" de pedidos de fornecimento de combustíveis para novembro, muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção.

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) perdia 2,8%, com os grandes bancos também acusando a perspectiva de piora fiscal, mesmo com a informação de que o governo pode desistir do Imposto de Renda sobre dividendos. BRADESCO (SA:BBDC4) cedia 2,4%, enquanto ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) tinha queda de 1,8%.

Receio de descontrole fiscal cresce e Ibovespa volta a cair, na contramão de NY
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (129)
Lucas Silva
Lucas Silva 20.10.2021 9:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mito 2022! Pra arrebentar o país de vez!! Quebra a economia logo capitão! Depois faz arminha e dá um belo sorriso! Mito Mito Mito!
Willian Nunes
Willian Nunes 20.10.2021 7:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O problema não e o benefício. O problema é a reformas política admistrativa que não sai do papel....Muitos vereadores, deputados senadores....Como cortar essa praga? Do outro lado cidades que não deveriam existir não tem renda, deveria juntar a outra comarca isso aí que está ferrando o país...Pode colocar qualquer presidente lá vamos continuar sim descendo a ladeira....
Luciano Bueno
Luciano Bueno 20.10.2021 6:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
esse populismo do Bolsonaro vai desintegrar nossa economia. Depois do que fizeram no Ministerio da saúde, temo pelo pior na economia, eles nao possuem escrupulos...
pericles periclesplb
pericles periclesplb 19.10.2021 19:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil cada ve mais parecido com a Turquia e Argentina. Rumo ao fundo do poço!!
Iury Pires
Iury Pires 19.10.2021 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse muleque pode colocar o Auxilio a $1.000 que não vai ser reeleito
Iury Pires
Iury Pires 19.10.2021 16:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse muleque pode colocar o Auxilio a $1.000 que é eleito.
Iury Pires
Iury Pires 19.10.2021 16:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pode colocar o auxilio a $1.000 que não vai ser reeleito.
Marcio Sanfer
Marcio Sanfer 19.10.2021 16:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os bolsonaristas acharem que não têm motivos para a queda de hoje, ok? Mas quem não é tambem acha? Acha que é normal o presidente debochar dizendo que vai ter reunião e festa para o lancamento ao auxilio emergencial? Cade o ministro Economia? Ele hoje está vendido amanha ele compra e a noite ou na quarta pela manha ele larga mais uma bravata para acalmar o mercado. Ele já disse que não depende do cargo. Empresa offshore e vida que segue
marcos farah
marcos farah 19.10.2021 16:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alô alo CVM, vamos trabalhar um pouquinho pra variar, ou vocês só ficam em cima de empresas que não  fazem parte do “esquema “
Lucas Zimmer
Lucas Zimmer 19.10.2021 16:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
viva bozonaro...muuu...muuu...muuu🐂🐂🐂🐂
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 19.10.2021 16:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Interessante, quando sobe aqui é mérito do governo, quando cai aqui e cai no exterior, a desculpa é que no mundo todo está ruim. Quando cai só aqui, a bolsa é manipulada. kkk
Marcio Sanfer
Marcio Sanfer 19.10.2021 16:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pra voce .. Qual o motivo? Acha que tem motivo para queda de hoje?
ELCIO ROBERTO
ELCIO ROBERTO 19.10.2021 16:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"O CÍRCULO NEGRO" - "Interessante, quando sobe aqui é mérito do governo"...que tremenda besteira vc acredita. Mercado saiu de férias...faz tempo.
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 19.10.2021 16:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para bozotralhas a culpa e de todos menos do BozoNazi. Pra mim e para o mercado a culpa é do BozoNazi sem duvida alguma.
Guilherme Valladão
Guilherme Valladão 19.10.2021 16:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Negócio é comprar Bitcóio...!!
Cicero Lima
Cicero Lima 19.10.2021 16:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vou de "creptomoedas""!
Guilherme Valladão
Guilherme Valladão 19.10.2021 16:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fabricio Chagas
Fabricio Chagas 19.10.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ainda irão falar que a bolsa no Brasil não é manipulada... EUA subindo e aqui caindo com força, amanhã os Big que fizeram grana, irão colocar a bolsa lá em cima... Tem q ter estomago e frieza pra operar aqui...
Cláudio Reis
Cláudio Reis 19.10.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hoje estava fácil para fazer dinheiro no mini-índice, que siga o mesmo ritmo amanhã, para cima ou para baixo (melhor para cima, com dólar caindo).
Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares 19.10.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
errados somos nos que colocamos dinheiro na B3. Ate crypto parece mais estavel que bovespa.
Cláudio Reis
Cláudio Reis 19.10.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rodrigo Tavares Ao usar o dinheiro na bolsa, não se espera estabilidade, mas volatilidade, é isso que faz a renda ser variável. Crypto é infinitamente mais volátil... Hoje, por exemplo, estava fácil ganhar dinheiro no mini-índice, com tranquilidade foi possível fazer muito mais do que 500 pontos.
Renato Favero
Renato Favero 19.10.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
volatilidade é normal. O que não é normal é tanta incompetência e desejo de poder.
Marcio Ferreira
Marcio Ferreira 19.10.2021 16:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pior é ler pessoas culpando o governo anterior, em vez de dizer que o atual é tão ruim quanto o outro. Mas o pior pra mim foi eu ter votado nesse cidadão achando que não pioraria. Chega de voto de menos pior. É anular ou votar em alguém que não minta que é patriota nem fale em Deus, sendo um demônio
Cláudio Reis
Cláudio Reis 19.10.2021 16:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mostrou-se despreparado, não sabe o que faz... lamentável.
Marcio Sanfer
Marcio Sanfer 19.10.2021 16:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Iury Pires
Iury Pires 19.10.2021 16:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro vagabundo! Merece umas chicotada bem dada no lombo
welington felix
welington felix 19.10.2021 16:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É provável que next momento a saída de Guedes e a prontidão do regra 3 esteja se desenrolando...contagem regressiva 10...9...8...7...6...
Cláudio Reis
Cláudio Reis 19.10.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só espero que isso aqui não vire a Venezuela, dólar acima de R$ 6, não traz outra expectativa... espero que não chegue lá.
Danilo Fraga
Danilo Fraga 19.10.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já trm mais gente passando fome aqui do que na Venezuela. Somos os mais desiguais do mundo. Precisamos de um Projeto de desenvolvimento baseado em fundamentos racionais.
Cicero Lima
Cicero Lima 19.10.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gritem Mictu miliciano da rachadinha, Jegues é Jenio! Vão comer pizza com o negacionista nas calçadas de Wall Street, vendo as bolsas de lá subirem, gadíssimos!!!
Wilson Vitorio
Wilson Vitorio 19.10.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo não emplaca nem com US$ 4.000!
Renato Favero
Renato Favero 19.10.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Auxílio?? Isso é coisa da esquerda!! Se isso for aprovado Bolsonaro vai perder mais força ainda! Aí nós trabalhadores suando pra pagar imposto e o governo pensando em ganhar a eleição?? Aí tá de brincadeira!! 😠😠😠
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 19.10.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai fazer oque com quem tá comendo resto de ossos , e pé de galinha a 8,00 ,,, esqueça esquerda,,lembra dos teus irmãos menos favorecidos,,, se os políticos quiserem eles resolvem todos os problemas, mais o negócio deles é dinheiro e poder,,,
roberto gadioli
roberto gadioli 19.10.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Everaldo só pra lembrar que vc (e outros) foi trouxado. v0t0u numa família que está na política há mais 30 anos (com rachadinhas e com tudo)
willian cavalcante
willian cavalcante 19.10.2021 15:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mmmmiiiiiiiittttttuuuuuuuu!!Desgraça!!!Populista dos Infernussss!
Sidnei Horst
Sidnei Horst 19.10.2021 15:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
R$ 400 nao dara nem pra 01 butijao de gas ate janeiro 2022....
Ricardo Bitte
Ricardo Bitte 19.10.2021 15:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cadê o GADO para defender esse M E R D A do Bolsonaro? Tá bom para vocês.... Parem de defender um Psicopata e NARCISISTA!
marcos farah
marcos farah 19.10.2021 15:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ibov já é caso de polícia, a esculhambação já passou do limite!!!!
Abraão Lincoln
Abraão Lincoln 19.10.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Presidente de m&rd@. Ministro da economia de bost@. O mundo inteiro fatura e nós levando fumo aqui!!!
Roger Realista
AntiManipulação 19.10.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O problema não é o governo e sim a especulação, qualquer um minimamente informado sabe que essa queda é exagerada e não tem nenhum motivo, mas essa página do investing sempre tem que tentar justificar a queda de alguma forma e como não existem fatos novos que justifiquem isso eles usam coisas passadas e que já estão mais do que precificadas, aqui é Brasil não precisa de motivos pra cair, basta os tubarões quererem.
Robison Luis
Robison 19.10.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Roger Realista  No Brasil o problema é o governo sim! Isso é um fato!
Lucas Zimmer
Lucas Zimmer 19.10.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando alguém fala mal desse desgoverno, não está necessariamente praticando militância... ninguém aqui está defendendo PT ou esquerda
ELCIO ROBERTO
ELCIO ROBERTO 19.10.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"O CÍRCULO NEGRO" - Perfeito. Parabéns.Concordo em 100%. E só coloco uma pergunta: "Pq os tubarões querem queda?"
Davson Zanella
Davson Zanella 19.10.2021 15:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bla Bla Bla biroliro , Bla Bla Bla genocida , Bla Bla BLa rachadinha , Bla Bla Bla risco fiscal . kkkkkkkk Não cansam de passar vergonha ou será que é tudo orquestrado para as sardinhas sair vendendo tudo a preço de banana ? Pode chorar a vontade . Ate 2026 o Bolsonaro estará la , para desespero da esquerdalha
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 19.10.2021 15:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Então pare de chorar e compre Reais ! Venda seus dólares. kkk
Marcelo Carmo
Marcelo Carmo 19.10.2021 15:49
Salvo. Ver Itens salvos.