Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Companhias aéreas europeias sobem com flexibilização de viagens ao Reino Unido

Ações da Vale: 3 Motivos Para Não se Desesperar Com a Queda

Por Carlos MullerAções02.08.2021 18:51
br.investing.com/analysis/acoes-da-vale-3-motivos-para-nao-se-desesperar-com-a-queda-200443713
Ações da Vale: 3 Motivos Para Não se Desesperar Com a Queda
Por Carlos Muller   |  02.08.2021 18:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

A semana passada terminou com as ações da Vale (SA:VALE3) fechando em queda de 5,9% na sexta-feira. Parte desse movimento foi gerado por um mal estar geral ocasionado por uma fala do Presidente Bolsonaro, que trouxe à tona aqueles receios sobre a situação fiscal do país. Uma outra parte significativa foi gerada pela forte queda de 8,1% do minério de ferro.

É sobre esse ponto que quero iniciar meu texto.

O que ocasionou esse movimento foi uma notícia de que o governo chinês está intensificando o controle sobre a produção de aço no país. A China havia estipulado que a produção de 1 bilhão de toneladas seria um teto para a produção do setor. No entanto, até o final de junho, a produção já havia atingido 560 milhões de toneladas.

Dessa forma, dado que o país assumiu compromissos para a redução da emissão de carbono, e o setor de siderurgia responde por 15% do total de emissões do país, há um claro movimento para reduzir os níveis de produção para os próximos meses. E sabemos que quando o governo chinês resolve agir, a coisa acontece.

Além disso, haverá uma queda natural ocasionada pela redução das medidas de estímulo adotadas durante a pandemia e um arrefecimento da atividade do setor de construção civil no país durante o verão. De qualquer maneira, o cenário é de redução da produção.

E onde entra as ações da Vale nessa história?

A diminuição da atividade do setor de siderurgia da China levará a uma natural queda nos preços do minério de ferro. Com o minério de ferro caindo, a rentabilidade da Vale é questionada.

Nesse ponto entram aspectos maníaco-depressivos do mercado que precisamos discutir.

1. Minério de ferro a US$ 200 não é um patamar usual

Como nos últimos meses temos o visto o minério negociando acima de US$ 130, assumimos que a coisa sempre foi assim. E a realidade está longe de ser essa. A última vez em que a commodity negociou próxima desses patamares de US$ 200 foi em meados de 2011.

E por um acaso as ações da Vale não deram lucro nesse meio tempo?

Deram, e muito!

Se os preços do minério recuarem para US$ 120, por exemplo, o que seria uma queda de mais de 30% em relação aos patamares atuais (US$ 180), a Vale seguirá sendo muito rentável e gerando lucros historicamente altos.

O P/L atual da Vale está na faixa de 6x. Se os lucros caírem pela metade, o índice iria para 12x, o que ainda é um patamar saudável para a empresa.

2. O compromisso ambiental da China é benéfico para a Vale

Isso mesmo. Restrições à produção de aço, em função da poluição gerada por essa indústria, não prejudicam as ações da Vale. O minério de ferro produzido pela empresa possui um teor de ferro muito acima da média do mercado.

Minérios mais puros geram menos poluição na produção do aço. Dessa forma, com restrições cada vez maiores às emissões de carbono, o produto da Vale tende a ser beneficiado, gerando prêmios de preços mais expressivos.

3. Nem tudo são ciclos

Eu não sou louco de colocar em xeque a importância dos ciclos de mercados para os investimentos. No entanto, o processo de investimento não se resume somente à ciclos.

Muito tem sido falado sobre os ciclos de commodities. Realmente é um ponto importante e ajuda a chamar a atenção dos investidores. Mas antes de qualquer coisa, o que nos interessa é o desempenho das empresas.

Durante muito tempo adotei a estratégia top-down como base para a minha análise. Nessa linha, começamos as avaliações identificando primeiro os setores “vencedores” para depois selecionar as empresas que podem se destacar.

Hoje tenho seguido mais a lógica botton-up, em que essencialmente procuramos identificar boas empresas a preços atrativos, assumindo que em algum momento o mercado identificará eventuais distorções e o preço se ajustará.

Uma lógica não elimina a outra e temos grandes gestores de recursos, com excelentes resultados, que adotam um dos dois caminhos. São linhas diferentes e cabe a cada um verificar qual funciona melhor para a sua estratégia de investimentos.

Mas voltando a Vale, hoje ela se posiciona bem tanto sob uma ótima de um setor que está performando bem, como também no caso de uma empresa que está barata independente de um aspecto macro.

Não estou dizendo que o macro não influencia, mas como mencionei antes, mesmo com preços de minério mais baixos, a Vale segue barata. E isso não deixa de ser uma “segurança” para o investidor.

Acompanharmos o noticiário e estarmos atualizados é muito importante para os investimentos. Mas a minha intenção aqui foi ilustrar que a Vale não passou a ser ruim, ou um mal investimento, porque o preço do minério caiu na sexta. Elenquei aspectos da mineradora, mas o raciocínio pode ser aplicado à outras empresas e segmentos. O importante é termos claro ao longo do tempo é o desempenho da empresa que influenciará no preço da ação, e não o contrário.

Um abraço

Ações da Vale: 3 Motivos Para Não se Desesperar Com a Queda
 

Artigos Relacionados

Thiago Bisi
Ibovespa Fecha em Queda de 1,10%   Por Thiago Bisi - 16.09.2021

Análise gráfica (técnica) de Ibovespa, Índices, Dólar e Ações. Papéis em destaque: Ibovespa, Mini Índice, ETF iShares Small Cap (SA:SMAL11), ETF iShares MSCI Brazil (NYSE:EWZ), S&P...

Ações da Vale: 3 Motivos Para Não se Desesperar Com a Queda

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (16)
Russo trilionario
Russo trilionario 04.08.2021 22:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai ser uma lavada tao grande do lula em cima do bolsonaro ano q vem, acho q essa galera q gosta do bolsonaro nao tem nenhuma percepçao da realidade que os cerca, pessoal, acordem, vai ser tipo flamengo x madureira, 10 x 1, vai ser muita grande a diferença de votos
Andre Skau
Andre Skau 04.08.2021 22:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Igual esta sendo a avaliação de seu post ??? 🧐🧐
Pedro Ziothorski
Pedro Ziothorski 04.08.2021 22:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tá , e o que tem isso a ver com valor do aço ou o minério ?
André Cardia
André Cardia 04.08.2021 22:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nada! nem sabe o que está falando...
André Cardia
André Cardia 04.08.2021 22:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nada! nem sabe o que está falando...
Jorge Patricio
Jorge Patricio 04.08.2021 5:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns, Carlos. Excelente artigo. Só faltou incluir a perspectiva para o aço no resto do mundo, em particular nos USA, dado que as siderurgicas americanas apresentaram lucros e produção acima do esperado no 2T21. E ainda devem crescer mais e consumir mais minerio com a aprovação do pacote de infraestrutura. Mas em relação a China, você está corretissimo. Abraços.
Francisco Flavio Silva
Francisco Flavio Silva 03.08.2021 14:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns vou te dar 9 de nota, não dou 10, por causa do viés político no início. Enquanto vocês mascararen um notícia com viés político, vocês estarão nós prejudicando, pense nisso
Pedro Ziothorski
Pedro Ziothorski 03.08.2021 14:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E existe mercado sem "viés" politico , tudo tem a ver com política ?
Denise Cocota
Denise Cocota 03.08.2021 13:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Valeu Carlos! Eh uma otima analise !
Judson Nascimento
Judson Nascimento 03.08.2021 11:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dessa vez a matéria não veio enviesada não, achei muito bom o texto. Estão melhorando!!! Parabéns!!! Mas na minha opinião e depois de eu analisar impactos nos mercados externos, no caso da Vale o problema foi somente pela forte queda de 8,1% do minério de ferro.
Edmilson Gonçalves Santos
Edmilson Gonçalves Santos 03.08.2021 9:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Otima análise , subiu muito nos ultimos meses , é natural uma correçao para seguir em frente !
Charbel Bechara
Charbel Bechara 03.08.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perfeito !
edvaldo goncalves
edvaldo goncalves 03.08.2021 8:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
lixo de reportagem enviesada recheada de ódio e maldade
Edson Ramos
Edson Ramos 03.08.2021 8:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
???Muuuuuuuu
Hugo Jhow
Hugo Jhow 03.08.2021 8:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Caraca.... não vi ou li toda essa maldade, gostei do texto. Ainda que tenha dado alguma alfinetada, foi com categoria. Mas,cuidado pois a boca fala, e os dedos teclam aquilo que o coração está cheio...
Judson Nascimento
Judson Nascimento 03.08.2021 8:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dessa vez a matéria não veio enviesada não, achei muito bom o texto. Estão melhorando!!! Parabéns!!! Mas na minha opinião e depois de eu analisar impactos nos mercados externos, pra mim, no caso da Vale o problema foi somente pela forte queda de 8,1% do minério de ferro.
DE CASTRO CASTRO
DE CASTRO CASTRO 03.08.2021 8:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nossa que mimi todo é esse. nao pode fala mal do bosta do presidente que o gado ja fica nervosinha.
Paulo Varela
Paulo Varela 03.08.2021 7:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E o P/L da Vale está realmente em 6x? Tenho ações da Vale e não recebi de acordo com essa métrica.Outro questionamento é que a Vale vem pagando bons dividendos nós últimos anos. Com os problemas de Mariana, Brumadinho e outros relativos a barragens, além de gastos com a construção do S11D, a verdade é que acionistas ficaram longos anos sem receber nada.Por sinal, é chegado momento da Vale compensar os seus acionistas com bons dividendos.
Felicio Paiva
Felicio Paiva 03.08.2021 7:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente análise!!! A Vale é uma empresa gigante, a China é uma grande consumidora de minério, mas não é a única... Com ou sem a influência da China, a Vale continuará forte e se saindo bem nesses ciclos normais de autos e baixos do mercado...
eduardo carrilho
eduardo carrilho 03.08.2021 7:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
excelente matéria, vale é vale sempre, se cair mais eu compro
Arnaldo Gomes Amaro Jr
Arnaldo Gomes Amaro Jr 03.08.2021 3:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A China vai fazer pressão não só em cima do minério. Como muitos países dependem deles e eles ja subiram muito na frente dos outros, eles têm o poder de ditar as regras, mas não conseguirão segurar por muito tempo e terão que retomar. Nessa retomada, segura o minério e quem estiver posicionado se sairá bem.
Eloiza Muniz
Eloiza Muniz 02.08.2021 22:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
comprado até o zovo em vale...
Hugo Jhow
Hugo Jhow 02.08.2021 22:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
welington felix
welington felix 02.08.2021 21:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esperar o sinal de fundo e olho na data com para os dividendos...é chegada a temporada dos gaps em VALE3.
Rogério Fontes
Rogério Fontes 02.08.2021 20:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
para mim a vale bate 125 até sexta. chega a 200 até final do ano... quem não comprar até amanhã vai ficar chorando depois
Ronaldo Almeida
Ronaldo Almeida 02.08.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.