Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ibovespa: Nossa Tese de Alta em Brasil

Por Ricardo PenhaResumo do Mercado05.08.2022 12:10
br.investing.com/analysis/ibovespa-nossa-tese-de-alta-em-brasil-200451215
Ibovespa: Nossa Tese de Alta em Brasil
Por Ricardo Penha   |  05.08.2022 12:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Se assim como eu, você acredita em ciclos de mercado, podemos estar diante daquelas oportunidades que aparecem a cada 10 anos.

O múltiplo do Ibovespa é o menor dos últimos 22 anos, vimos esse múltiplo apenas quatro vezes nesse período. Em 2002 (pós eleição Lula) , 2008 (Crise Financeira Global), 2015 (Crise do Governo Dilma) e 2020 (Crise do Covid).

Ibovespa negocia hoje 4,7 x lucro e, se pegarmos as projeções do consenso para 2022, o múltiplo vai a 5,5 x.

Você pode estar se questionando que o índice está maquiado pelos altos lucros de Vale (BVMF:VALE3) e Petrobras (BVMF:PETR4). Sim, é verdade.

Então vamos isolar o setor Materiais e Energiaque foram potencializados pelas altas das commodities:

MSCI Brazil
MSCI Brazil

Você pode falar que a bolsa está barata, pois os fatores macroeconômicos no Brasil sempre são desafiadores, ou porque que acabamos de sair de uma pandemia, ou até mesmo que a inflação está alta e que podemos enfrentar uma recessão econômica global.

Tudo isso é verdade e não são fatores desprezáveis em uma análise ampla de investimentos.

Então, nos resta também analisar os dados do passado para tentar separar o fundamento do ruído.

Brasil em Dados
Brasil em Dados

Em seu livro “O Mais Importante para o Investidor”, Howard Marks tem uma frase que resume bem a nossa visão atual para ações brasileiras e americanas:

“Devemos lembrar que quase tudo é cíclico. Mesmo tendo algumas poucas certezas, sei que as seguintes afirmações são verdadeiras: ao final, os ciclos sempre prevalecem. Nada caminha para sempre em uma só direção. As árvores não crescem até o céu. Poucas coisas chegam a zero. Quase nada é tão perigoso para a saúde dos investidores quanto a insistência em extrapolar os eventos atuais para o futuro”.

LEIA MAIS - O Mais Importante Para o Investidor: O Que o Livro de Howard Marks Nos Ensina?

“Então devo comprar tudo em ações brasileiras?” NÃO, diversificação é o último almoço grátis do investidor.

“As ações subirão amanhã?” Não sei, mas você pode trocar a pergunta por “estou comprando algo caro ou barato?”.

O que vai fazer você ser bem-sucedido nos seus investimentos é a disciplina e respeito a sua estratégia de alocação de ativos. Se você ainda não começou a estudar sobre o tema, está perdendo tempo, e tempo, é dinheiro.

Ciclos de Mercado
Ciclos de Mercado

Ibovespa: Nossa Tese de Alta em Brasil
 

Artigos Relacionados

Paulo Ramirez
Bom Dia Trader: Hoje Tem Copom   Por Paulo Ramirez - 03.08.2022

ATIVOS: IBOV, iShares MSCI Brazil ETF (NYSE:EWZ), ADRs de  Petrobras (NYSE:PBR) e Vale (NYSE:VALE), Ásia, Europa, futuros americanos, ouro, brent, minério de ferro, bitcoin Bom...

Ibovespa: Nossa Tese de Alta em Brasil

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (9)
David EF
David EF 10.08.2022 7:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
deveria ser hipó-tesis. pq selic 14% com vies de alta so rindo entrar e acreditar nesse ciclo pega sardinha de topo
Wilames de Lima
Wilames de Lima 09.08.2022 17:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para ter um grau razoável de precisão em “estar comprando algo caro ou barato?” é preciso ter uma comparação abrangente que estime o valor intrínseco do ativo.
Geraldo Majella Abritta Alves
Geraldo Majella Abritta Alves 06.08.2022 12:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pelo menos alguns sinais na nossa economia já estão aparecendo haja visto a lucratividade d a maioria de nossas empresas registradas na B3., o aumento da nossa produção agro, a queda no desemprego e os benefícios dados pelo governo as mais necessitado.
Daniela Morais
Daniela Morais 06.08.2022 12:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os benefícios pagos pelo governo colocam mais dinheiro no mercado e a inflação não cai. o aumento da selic não está conseguindo frear a inflação. a queda nesses próximos meses só se dará por conta da diminuição do icms.. que equivale a menos arrecadação pelos estados e aumento de impostos lá na frente. a verdade é que qualquer melhora em ano de eleição é mascarada, independente do partido
Jorge Bolonha
Chavinho 06.08.2022 12:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Beneficio kkkkkkk isso é compra de voti cara na cara dura!
Wendel Rolim
Wendel Rolim 06.08.2022 12:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os benefícios sociais e fiscais são cavalos de Tróia que irão trazer efeito reboot negativo em 2023.
Geraldo Majella Abritta Alves
Geraldo Majella Abritta Alves 06.08.2022 12:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acho que sim, poderá haver um ciclo de alta, com alguns ajustes, nos próximos 3 anos.
Carlos Fernandes
Carlos Fernandes 05.08.2022 17:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ahaha @macelo Gomes, igual a reeleição do Trump!!! Você esta "Sertinho" amigo! #ironia
josé santana
josé santana 05.08.2022 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marcio Caram
Marcio Caram 05.08.2022 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qual foi a notícia pro rally?
Marcelo gomes
Marcelo gomes 05.08.2022 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mercado antecipadamente a reeleição do Bolsonaro. pesquisas internas já dão reeleição em 1 turno
Leandro Siqueira
Leandro Siqueira 05.08.2022 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Internas? Só se for na tua casa. rs
Leandro Siqueira
Leandro Siqueira 05.08.2022 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Internas? Só se for na tua casa. rs
Lene Santana
Lene Santana 05.08.2022 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
só se for pesquisa encomenda por Bolsonaro, porque as demais aponta Lula no primeiro turno!
Carlos carvalho
Carlos carvalho 05.08.2022 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem gente grande que ainda acredita no Papai Noel!!!!
Felipe Bezerra da Silva
Felipe Bezerra da Silva 05.08.2022 16:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os ativos estão com valores defasados no mundo todo, vai ser uma subida bem grande.
Eduardo José Nicolau Feliz
Eduardo José Nicolau Feliz 05.08.2022 13:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa reflexão, seguro antever 150 k e $ abaixo de 5, para meados de 23
Eliezer Stefanello
Eliezer Stefanello 05.08.2022 13:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não sei se dólar volta abaixo de R$ 5,00 e fica por alí, pode cair e ficar um tempo mas não me parece o que o BC "quer". Fluxo extrangeiro deve ser forte para fora no segundo semestre, as multinacionais devem mandar muitos dólares pra fora. Isso faz parte do ciclo do dólar. Outro ponto é que extrangeiro, que faz preço em bolsa e dólar, com a alta de juros mais fortes praticamente inevitável nos EUA pode tirar o capital do risco daqui e por num porto mais seguro lá. Gringo só vem por que juro no Brasil temos juro real. E lembrando que o dólar não caiu muito, perto do que deveria com esse juro real que temos aqui. Quando isso não for mais interessante eles compram dólar e vão pra outro lugar, isso vai pressionar câmbio eventualmente. Agora, quando? Essa é a pergunta de milhão de dólares. E o cenário pode mudar, obviamente. Seguimos acompanhando. Abraço!
Ricardo Zero Setecentos
Ricardo Zero Setecentos 05.08.2022 13:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eliezer Stefanello muito grande pra ler vou esperar virar filme
Christian Matuszevski Pereira
Christian Matuszevski Pereira 05.08.2022 13:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ciclos pedem paciência e reserva de emergência. na espera ...
Edson Magalhães
Edson Magalhães 05.08.2022 13:45
Salvo. Ver Itens salvos.