Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Preço da gasolina ainda está 17% abaixo do necessário, diz Ativa Investimentos

Commodities03.08.2021 15:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters.

Por Jessica Bahia Melo

Investing.com - Após aumentos nos preços dos combustíveis líquidos neste ano, a gasolina passa de R$ 6 em muitos estados brasileiros. Segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), com atualização nesta segunda (2), o preço médio da gasolina está em R$ 6,057, enquanto o etanol gira em torno de R$ 4,875 e o diesel custa R$ 4,79. O IPTL é um índice de preços de combustíveis formulado com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil parceiros da Ticket Log.

No entanto, segundo estudo de Guilherme Sousa, Economista da Ativa Investimentos, os valores ainda estão com defasagem e seria necessária a elevação do preço da gasolina em cerca de 17% para buscar a paridade com o preço internacional.

“Em meados de julho observamos a Opep decidindo pela elevação da produção para os próximos meses, fato que gerou uma descompressão no preço do Petróleo no curto prazo, e, consequentemente, no preço da gasolina, que na oportunidade chegamos a estimar que a defasagem do combustível estava em apenas em 9%”, destaca.

Duas semanas depois, com atualização do modelo, a defasagem voltou a subir, com preços pressionados principalmente pela alta do barril de petróleo.

Preço da gasolina ainda está 17% abaixo do necessário, diz Ativa Investimentos
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (18)
FILIPE OLIVEIRA
FILIPE OLIVEIRA 04.08.2021 11:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando os veículos ELÉTRICOS começarem a dominar nossas ruas eu quero ver esses preços de combustíveis irem pro ralo.
Mant Newmann
MaNve 03.08.2021 17:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O barril estava 67usd quando o Rei da Rachadinha assumiu. Hoje está 73usd. O ICMS não mudou em 90% dos Estados. Precisa ser burro ou mau caráter para dizer que a culpa é do ICMS. O dólar pulou de 3.70 para 5.20. Os impostos no Brasil sempre foram um absurdo e a Petro paga mais.imposto federal do que estadual e municipais somados.
Carlos jr
Carlos jr 03.08.2021 17:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Antigamente carro era coisa de rico e está voltando a ser ! retrocesso...e o povo pagando imposto por tudo..phoda
marcos antonio
marcos antonio 03.08.2021 17:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
você sempre pagou imposto a gasolina era 2,50 em 2014; 4,20 em 2018. O que mudou é que agora você paga imposto em dólar. É o maior assalto da história desse país. Começou com o Temer/Meireles e continua com bolsonaro/Guedes.
Mirella Vinedas
Mirella Vinedas 03.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os governadores estão lavando a égua com ICMS abusivo, já devem estar faturando mais que a PETR, absurdo pagar 30% de ICMS no litro da gasolina.
Mostrar respostas anteriores (1)
Mirella Vinedas
Mirella Vinedas 03.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Defensor de coisa ruim.
Dinho Castelo Branco
Dinho Castelo Branco 03.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Supondo que a alíquota do ICMS baixasse para 15%, em um cenário de câmbio descontrolado, tendendo sempre para a alta do dólar, num médio prazo, esse desconto de 15% na alíquota logo seria alcançado pela desvalorização do real diante da moeda americana.Para se seguir o mercado internacional, o governo, antes e tudo, deveria controlar o câmbio.Pode zerar o ICMS, se não baixar o dólar, não adianta nada no médio e longo prazo.
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 03.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Onde isso,,, 30%?? Que estados
Fabio Terra
Fabio Terra 03.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ederaldo Semioni  MG é um deles. O imposto é definido pelos estados tendo como base o preço na bomba. Ou seja, se na bomba está 6,00 é 30% encima, o que dá 1,80 por litro. O que acontece é que esses cálculos ficam congelados por 15 dias, não importa se o preço da gasolina caiu durante o período.
marcos antonio
marcos antonio 03.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não é 30%, você aprendeu a mentir com o bolsonaro ?
jorge rubens
jorgerubens 03.08.2021 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
segundo os gados bolsonarista o preço da combustível está certo!!!na verdade é para considerar alto , uns 10 reais litro da gasolina!!!! também a economia está se recuperando rapidamente, até mocorongo do presente quer pagar 400conto de bolsa eleição!!!!kkkkk
Jean Marcelo
Jean Marcelo 03.08.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Melhor Jair acostumando com a Gasolina a 7 reais
Mirella Vinedas
Mirella Vinedas 03.08.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
melhor JAIR cobrando do teu governo estadual ICMS menor, tu sabe quanto custa um litro de gasolina na refinaria? e quanto tu paga de ICMS e lucro aos postos ?
Géberson Cardoso
Géberson Cardoso 03.08.2021 17:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O governo manda o nosso petróleo bruto para ser refinado lá fora, a preço de centavos o litro, e importa o produto com valor agregado.Resultado:Gera emprego lá fora;Gera pesquisa e desenvolvimento de tecnologias lá fora;Entrega um produto muito mais caro para a população brasileira;O preço de vários outros produtos e serviços são impactados;O povo é quem tem que pagar a conta.Enquanto o povo lidar com política da mesma forma que lida com futebol, o resultado será sempre esse: o povo pagando a conta e (muitos) até achando graça.P.s.: Faz arminha com a mão q a gasolina baixa.
Fabio Terra
Fabio Terra 03.08.2021 17:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mu.la do lu.la quem deve refinar petróleo pesado no Brasil são as empresas privadas e não o governo, que tem muito mais o que fazer do que aumentar o estado para dar porcentagens dos contratos para os parasitas.
Géberson Cardoso
Géberson Cardoso 03.08.2021 17:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vc claramente é limitado, por várias razões.Primeiro que o fato d eu não aprovar este desgoverno não significa que eu vote ou aprove o Lula. Afinal, o Brasil não se resume à corrupção do Lula ou à corrupção do bostonaro: temos opções muito melhores. Logo apenas isso já mostra quem é a mula da história.Além disso, o governo não tem que refinar petróleo mesmo não. Implantar políticas e usar o seu poder pra garantir que isso seja feito no Brasil, gerando emprego, pesquisa, desenvolvimento e renda aqui para os brasileiros já basta.Vc é limitado, muito por sinal. Vc deve ser daqueles que ficam felizes dando dinheiro para os outros.A propósito, me fala aí quais ativos vc comprou hoje só pra eu ver quanto dinheiro vc me deu.Aí, eu te conto, pra vc ficar feliz.Mula do bostonaro!
Fabio Terra
Fabio Terra 03.08.2021 17:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Géberson Cardoso  Mu.la do Lu.la seu argumento contradiz o primeiro e ambos corroboram seu viés mula do lula... comparar bilhões do larápio com a não corrupção no governo Bolsonaro é uma leviandade também. Com relação ao petróleo, o governo não tem nem que estar atuando nessa área... o preço deve acompanhar o mercado mundial para que empresas estrangeiras possam investir no Brasil nesse mercado. Meus ativos não tenho que falar para ninguém, mas não fique preocupado que eu invisto e não especulo. fundamento, fundamento...
Géberson Cardoso
Géberson Cardoso 03.08.2021 17:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se vc acha o meu segundo argumento contraditório em relação ao primeiro, isso mostra que vc é mais limitado do que eu imaginava. Estuda um pouquinho de lógica proposicional e para de passar vergonha. Vc não especula e, muito menos, investe. Se a sua análise fundamentalista for do nível da sua análise política ("a não corrupção no governo bolsonaro"), não tenho a menor dúvida: é um sardinha dando dinheiro pra geral. Ah como eu queria saber quanta grana vc já me deu hein! Mula feliz do bostonaro! kkkkkkkkkkkkkkkk
Fabio Terra
Fabio Terra 03.08.2021 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem contratou a inAtiva para fazer essa pesquisa? É a raposa cuidando do galinheiro. De acordo com pesquisa da Associação de Consumidores de Gasolina, ela está 50% acima do necessário.
Leonardo Muradás
Leonardo Muradás 03.08.2021 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"de acordo com as vozes que escuto a noite, minha conclusão é que discordo do texto"
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 03.08.2021 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
xerou cola subir 17% . se pagarem o salario em dolares mas no mesmo valor do real ai tudo bem. so aqui mesmo td cotado em dolares so esquecem que la fora paga nondolar e aqui no real zuado.
Elisio Pedro
Elisio Pedro 03.08.2021 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
17% é pouco, tem que aumentar mais uns 500% o combustível...qdo só um partido "roubava", era tudo mais barato, tinha emprego, dólar pela metade...agora que tiramos o PT e não somos mais roubados o custo de vida aumenta todo dia, a inflação está de volta (com tudo).. quem sabe aprendemos a votar...
Marco Sabino
Marco Sabino 03.08.2021 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quantos carros o Brasil tinha ha 10 anos atrás, quantas bocas tinha para mamar há 10 ano atrás. Só nos ultimos 10 anos são 30 milhões a mais de Brasileiros, a produção acompanhou ? Porque faltou investimentos. Porque dava de graça, agora não tem para todo mundo.
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 03.08.2021 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marco,,, ta falando da alfafa com leite condensado,, só pode,,, eita leseira,,,oque dá faltar a escola,,,
Carlos jr
Carlos jr 03.08.2021 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
disse tudo !!!
Mant Newmann
MaNve 03.08.2021 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inacreditável o que este desgoverno fez com o Real, tornando nossa moeda 7ma das piores do mundo. As consequências estão sendo inúmeras.
antonio fracasso
antonio fracasso 03.08.2021 16:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Q tal o salario com marcação ao dolar! Se tudo acompanha o dolar p q não.
Luciano Gral
Luciano Gral 03.08.2021 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
PRIVATIZAÇÃO já desta Petrobrás ! Fim dos Cabides de empregos !
Elisio Pedro
Elisio Pedro 03.08.2021 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pedro Pontes
Pedro Pontes 03.08.2021 16:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se baseando em que dados Ativa???  Mentira!!!
Nelson Sousa
Nelson Sousa 03.08.2021 16:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A petrobras nao tem que acompanhar o preco internacional pq é uma empresa 100 % nacional e produz dentro do proprio pais! Querem o caos para tentar derrubar o Bolsonaro!
Elisio Pedro
Elisio Pedro 03.08.2021 16:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ué...e essa política de preços da petrobras é de quem? do papai noel?
Nélio Filho
Nélio Filho 03.08.2021 16:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gasolina a Petrobrás não consegue produzir suficiente, tem que importar! Petrobrás explora petróleo e está desinvestindo nas refinarias, lembra?
Pina Well
Pina Well 03.08.2021 16:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aumenta logo isso Gal. de pijamas.
Nelson Sousa
Nelson Sousa 03.08.2021 16:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ativa investimentos, é quem na fila fo pao? Kkkk
Rony Pablo
Rony Pablo 03.08.2021 16:23
Salvo. Ver Itens salvos.