Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Real é a moeda mais barata do mundo emergente e a que mais depreciou por Covid-19, calcula BofA

Moedas19.04.2021 12:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Moeda de um real em foto ilustração tirada no Rio de Janeiro

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O real é a moeda mais barata do mundo emergente, de acordo com novo modelo de taxa justa de câmbio divulgado pelo Bank of America, mesmo depois de o valor justo para a moeda ter sofrido a maior depreciação numa lista de pares.

O novo modelo de cálculo do BofA, chamado de Compass BEER, cobre um período entre dois e quatro anos e inclui elementos que não constam na literatura sobre o modelo BEER de taxa justa de câmbio --spread de CDS, diferencial de crescimento entre países emergentes e desenvolvidos e fração de emergentes no portfólio global--, além dos clássicos produtividade relativa, termos de troca, ativos externos líquidos e diferenças de taxas de juros.

Por esse novo cálculo, o real está 24% mais barato do que o sugerido pelos fundamentos, maior desvio negativo numa lista de 20 moedas emergentes.

Dólar de Cingapura (-18%) e iuan (-15%) vêm na sequência. Na outra ponta estão rand sul-africano (+5%) e peso argentino e rupia indiana --ambos com 4%.

"As grandes subvalorizações que encontramos são um pouco intrigantes, considerando que os períodos de alta das commodities tendem a vir com o dólar fraco e fortalecimento das moedas emergentes", disseram estrategistas do BofA em nota.

O valor justo para o real estaria em 4,26 por dólar. O real também ocupa a pior posição num cálculo que considera valuations multilaterais --contra outras moedas além do dólar. Por essa conta, a divisa brasileira está 20,3% abaixo do sinalizado pelos fundamentos.

O BofA mediu a magnitude de depreciação das taxas justas de câmbio no segundo trimestre de 2020 decorrente da crise da Covid-19, já que esse evento desvalorizou não apenas moedas em termos nominais ou reais, mas também mexeu com as métricas de fundamento, com consequente impacto nos valores justos de taxas de câmbio.

Mais uma vez, o real liderou a queda, com baixa de 18%, seguido pelo rand sul-africano, que viu declínio de 15%.

O banco norte-americano calculou ainda a recuperação dos valuations das moedas entre o segundo trimestre de 2020 e os primeiros três meses de 2021. A taxa justa do real valorizou-se 1%, enquanto pares como iuan, peso colombiano, sol peruano e peso chileno ganharam entre 5% e 12%.

O BofA explicou que em alguns casos a relação entre fundamentos econômicos e preços dos ativos pode ser bastante não linear --ou seja, mudanças relativamente pequenas nos fundamentos levam a correções agudas nos preços dos ativos.

"Nessas situações, o prêmio de risco idiossincrático pode explicar amplamente desvios do modelo em relação às taxas de câmbio observadas. Achamos que este é atualmente o caso do valuation do real", disseram.

O real cai 6,3% ante o dólar, em termos nominais, terceiro pior desempenho no ano. Apenas peso argentino (-10,1%) e lira turca (-8,2%) caem mais.

Analistas de mercado têm repetido que a fraqueza do real decorre sobretudo do elevado risco fiscal no Brasil, com incertezas sobre a sustentabilidade da dívida e seus potenciais impactos sobre tendências de crescimento econômico.

Real é a moeda mais barata do mundo emergente e a que mais depreciou por Covid-19, calcula BofA
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (45)
Mn Nve
Mn Nve 20.04.2021 13:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em 22, seja patriota, pense no Brasil. Não vote em Lula e Bozo.
Mn Nve
Mn Nve 20.04.2021 13:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse dolar do desgoverno destruiu com o pais e trouxe a inflação da epoca da ditadura de volta. Um bando de incompetentes liderados por um corrupto que so pensa em eleição.
Paulo Eo
PauloE 20.04.2021 10:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sob uma observação inicial e pouco crítica ter moeda barata pode parecer ruim. Mas esta foi a estratégia utilizada pelas nações asiáticas mais bem sucedidas. Câmbio barato estimula a industrialização e a exportação trazendo divisas para o país. Ruim para quem adora gastar grana na Disney. Bora conhecer o Brasil e a América Latina que são baratos, lindos e tem povos magníficos.
Francisco Rodrigues da Silva
Francisco Rodrigues da Silva 20.04.2021 10:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se fudee cara
Lab Felá
Lab Felá 20.04.2021 7:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que me da mais raiva desses comentários é que vc nao pode colocar o que pensa pois senão o administrador nao coloca . Isso aqui nao passa de um circo onde só colocam o pensamento desse grupo de investimento.
Fred Lucas
Fred Lucas 20.04.2021 7:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A refinaria de petróleo Manguinhos RPMG3, está sendo beneficiada, reestruturada e com expectativa da nova estrela do petróleo.
Pina Well
Pina Well 19.04.2021 23:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Militares afundando o país, vide orçamento, desviaram da saúde e educação para o orçamento da defesa, que na verdade a única coisa que defende são seus próprios bolsos.
Will Davi Mito
Will Davi Mito 19.04.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para os fanáticos o Brasil governado por esse imbecil do Bozo é uma potência econômica, no país dos fanáticos não existe covid, desemprego batendo recordes, preços altíssimos de alimentos e combustível, ninguém passando fome, esse país existe e se chama; O mundo encantado Bozolandia 17🤡🐂🐃🐂🐂
Lab Felá
Lab Felá 19.04.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil esta tentando sair da lama que o PT nos colocou, mas existem pessoas que acreditam em papai Noel e em coelhinho da pascoa e acham que tudo seria rápido apos um Presidente de direita conservador entra-se no poder. Acorda povo comunista .
Will Davi Mito
Will Davi Mito 19.04.2021 20:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
País onde o governo só faz imbecilidades e põe culpa em todo mundo da nisso.
Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro 19.04.2021 19:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
coloca na conta do jegues e da anta do bozo. bozo alias está deixando a população cada vez mais pobre....tadinho dos evangélicos,não vão ter dinheiro pro dizimo ou pra comprar comida...vai ficar dificil de fazer os dois......
Gê Carraras
Gê Carraras 19.04.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alguém troca pra mim uma cédula de R$200 aí?? kkkkkkkk
Mauri Bortoletto
Mauri Bortoletto 19.04.2021 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil fechou 2018 na 9° posição do ranking mundial, hoje está em 12° com perspectiva de cair para a 14° posição, se tivesse subido no ranking, seria graças ao Bolsonaro, más caiu e vai cair mais, aí a culpa é da Globo, das ONGs, do PT, dos Indígenas, do Biden, do Macron, do STF, da Torcida do Palmeiras, do morador de rua, da China, da Venezuela, da Faxineira, do Porteiro do Condomínio, todo mundo é culpado, menos o Bolsonaro, ele não tem culpa nenhuma. É tudo uma conspiração intergaláctica pra derrubar o Presidente.
Renato Oliveira
Renato Oliveira 19.04.2021 16:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que será que a galera da esquerda que estimula a “ciência do lockdown” faz dizer agora? Culpa do Bolsonaro? Nao cola. Só os idiotas esuqrdopatas comem esta história.
Jonas Fagundes
Jonas Fagundes 19.04.2021 16:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rapaz, você ainda está neste conceito de esquerda e direita? De que século você é? Do XVII? 🤣
Will Davi Mito
Will Davi Mito 19.04.2021 16:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
País onde o governo só faz imbecilidades e põe culpa em todo mundo da nisso. Não tem planejamento e responsabilidade não tem boas relações com outros países
Pablo Gustavo
Pablo Gustavo 19.04.2021 16:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
isso não é bom? comprar barato?...
Daniel Barbosa
Daniel Barbosa 19.04.2021 16:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"Fica em casa , a economia a gente resolve depois " disseram os negacionistas do tratamento precoce . O depois chegou faz tempo!
Marco Agrofuturos
Marco Agrofuturos 19.04.2021 16:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e ano considera resultado balança comercial?
Edivaldo Lima
Edivaldo Lima 19.04.2021 16:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Moedazinha sem valor a nossa. A culpa é do negacionista genocida.
Diogo Silva
Diogo Silva 19.04.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
alguém consegue o link do estudo do BOFA? Procurei pelo Google, site da BoFA e Reuters mas não achei
Fabrício Silva da penha
Fabrício Silva da penha 19.04.2021 15:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bank of America = abreviação 'BoFA'
Marco Sabino
Marco Sabino 19.04.2021 15:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa desvalorização foi de acordo com a emissão de R$ 4.200,00 para mais de 69 milhões de Brasileiros. População maior que muitos países receberam um Dinheiro sem produção. O Mercado é soberano e busca o equilíbrio o tempo todo. O Dinheiro não acaba só muda de mão.
Mn Nve
Mn Nve 19.04.2021 15:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O real chegou a 5 antes do lockdown, em Março de 2020. Explica de novo ai.....
zeni moura
zeni moura 19.04.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O q querem dizer com “do mundo” ... q mundo? Mundo da esquerda? Mundo dos anti bolsonaro? Ou mundo mundo? Pois tem muito moeda no mundo ... quero saber se compararam com todas!?
Luiz Fernando Teixeira
Luiz Fernando Teixeira 19.04.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vc leu a notícia? Tá explicado todo o método lá.
Luiz Fernando Teixeira
Luiz Fernando Teixeira 19.04.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vc leu a notícia? O método utilizado está lá.
Luiz Fernando Teixeira
Luiz Fernando Teixeira 19.04.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Você leu a notícia? O método utilizado está lá.
zeni moura
zeni moura 19.04.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Luiz Fernando Teixeira entao nao é do mundo? Correto?! Mundo é pra vender jornal correto?!
Abilio Amaral
Abilio Amaral 19.04.2021 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Agradeça à esquerdalha que acabou com as reservas e com a moral do Brasil...
Luiz Fernando Teixeira
Luiz Fernando Teixeira 19.04.2021 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A esquedalha deixou o país com US$380bi de reservas. Militou errado.
Luiz Fernando Teixeira
Luiz Fernando Teixeira 19.04.2021 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A esqueda deixou o país com US$380bi de reservas. Militou errado.
Duhh Ianelli
Duhh Ianelli 19.04.2021 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Huahuahua.... Já fez a lição de casa? Vê direitinho se o seu conhecimento de esquerda e direita está correto, primeiramente.Depois pode verificar ao longo das manchetes sobre o atual presidente, qual a reação da bolsa e dos investidores a cada frase ou decisão que o mesmo tentou esboçar. Um forte abraço
Marco Sabino
Marco Sabino 19.04.2021 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Luiz Fernando Teixeira  Sim deixou, mas você sabe porque deixou, foi pra fazer graça, claro que não. O BC comprou mais de 250 bilhões de Dólares para ver o Dólar no Patamar que está hoje e nossas fábricas não ser engolida pelo produto barato Chines. Começou a comprar quando inverteu e começou a importar mais que exportar.
Mn Nve
Mn Nve 19.04.2021 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marco Sabino  Como é que é? Comprou dolar para evitar a invasão de produtos Chineses?
José Eduardo Medeiros
José Eduardo Medeiros 19.04.2021 15:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Simplesmente a China esta desvalorizando o Yuan, com ajuda de sua reserva cambial, fomenta sua industria, e jogando a AL para o canto, nao aproveitamos essa onda pq nossa industria é fraca, em outras palavras, a China manipula o mercado como ela quiser! Se amanhã ela resolver valorizar o yuan, voltamos paea a Disney!
Mn Nve
Mn Nve 19.04.2021 15:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como? No pós pandemia o Yuan valorizou em relação ao dolar.
Gilson Lopes Costa
Gilson Lopes Costa 19.04.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bom para o investidor estrangeiro vender dólar e aplicar na B3 elevando para 125.000 pontos ou mais
Gustavo Bastos
Gutolino 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Então quer dizer que o Real está a ponto de um BOOMMM!!! TA BARATO !!!! Porque, "tudo que sobe desce e tudo que desce sobe." Fica a dica, comprem Real enquanto está barato porque quando reverter ninguém segura.
Mn Nve
Mn Nve 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Compra peso Argentino ou Bolivar Venezuelano.
Gustavo Bastos
Gutolino 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mn Nve  Ainda bem que você sabe que comprar moeda comunista é furada "Bino". kkkkkkk
Will Davi Mito
Will Davi Mito 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A desvalorização é tanta que os paraguaios py estão vindo gastar no Brasil.
Gustavo Bastos
Gutolino 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Então quer dizer que o Real está a ponto de um BOOMMM!!! TA BARATO !!!! Porque, "tudo que sobe desce e tudo que desce sobe." Fica a dica, comprem Real enquanto está barato porque quando reverter ninguém segura.
Weslley Marçal
Weslley Marçal 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a previsão do BTG é de dólar a 6,40R$. O negócio é moeda exterior msm kkkk
Weslley Marçal
Weslley Marçal 19.04.2021 15:04
Salvo. Ver Itens salvos.