Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Plano para 10 anos inclui privatizar Petrobras e Banco do Brasil, diz Guedes

Ações27.09.2021 13:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Pessoas passam em frente à sede da Petrobras no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou nesta segunda-feira que o plano do governo para um horizonte de dez anos contempla privatizar as estatais de maneira irrestrita, incluindo a Petrobras (SA:PETR4) e o Banco do Brasil (SA:BBAS3).

Ao participar de evento promovido pela International Chamber of Commerce -ICC Brasil, ele afirmou que esse é um dos vetores "muito claros" para o futuro, assim como alterações no regime de Previdência.

"Se você pergunta: o que você gostaria de fazer nos próximos 10 anos? Mudar o regime previdenciário para capitalização. O Brasil vai crescer 5% ao ano, em vez de crescer 2%, 3%", disse ele, pontuando que a reforma já feita pelo governo Jair Bolsonaro foi razoável, mas não transformadora.

"Qual o plano para os próximos dez anos? Continuar com as privatizações. Petrobras, Banco do Brasil, todo mundo entrando na fila, sendo vendido e isso sendo transformado em dividendos sociais", acrescentou.

Durante sua fala, contudo, o ministro ponderou que quem dá o timing para a realização efetiva das privatizações é a política.

"Eu chego aqui cheio de ideias e planos e sonhos. Agora é a política que comanda o processo todo. Ela pode travar, ela pode desacelerar, ela pode interromper", disse.

Ele avaliou ainda que o governo não andou "no ritmo que gostaríamos" quanto à promessa de se desfazer das empresas públicas.

Ainda assim, Guedes apontou que foram privatizados 240 bilhões de reais em dois anos e meio --cifra referente ao valor levantado com a venda de subsidiárias pelas estatais. Esses recursos não vão diretamente para a União, mas para as próprias empresas.

"As grandes vêm agora: Correios, Eletrobras (SA:ELET3), isso vem aí", afirmou Guedes.

ABERTURA

Em relação à abertura da economia, o ministro avaliou que a pandemia de coronavírus atrasou processos que seriam implementados, mas reforçou que o Brasil está engajado na redução de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, com mais 10% sendo baixados no ano seguinte.

Ele admitiu que a Argentina é contra a investida, mas reforçou que é necessário modernizar o bloco comercial e que ele não pode ser "ferramenta de ideologia".

"Um dia Argentina falou isso para os outros: Mercosul é como é, quem quiser que se retire. Nós vamos devolver isso para a Argentina: o Mercosul vai se modernizar e quem estiver incomodado que se retire", disse.

Guedes falou ainda sobre o lançamento de um plano de crescimento verde pelo governo, que contará com financiamento de 2,5 bilhões de dólares de bancos multilaterais, como o Novo Banco de Desenvolvimento (o banco do BRICS), para investimento em infraestrutura.

"Devemos estar soltando esse novo modelo muito brevemente com participação do NDB, do Banco Mundial, do BNDES", afirmou.

Plano para 10 anos inclui privatizar Petrobras e Banco do Brasil, diz Guedes
 

Artigos Relacionados

PayPal afirma que não busca compra do Pinterest
PayPal afirma que não busca compra do Pinterest Por Reuters - 25.10.2021

Por Juby Babu e Shubham Kalia e Sachin Ravikumar (Reuters) - O PayPal (NASDAQ:PYPL) disse que não está tentando comprar o Pinterest (NYSE:PINS) no momento, respondendo a...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (168)
Sergio Salomao
Sergio Salomao 28.09.2021 10:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guedes, voce nao conseguiu implementar nada, voce é um tremendo fanfarrao, sem mais qualquer credibilidade no mercado. Pare de falar merda igual ao socioapata e comece a trabalhar.
Manasses Passos
Manasses Passos 28.09.2021 9:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o mercado não acredita em mais nada que esse cara fala virou mãe Dinhá kk
Humberto Simoes
Humberto Simoes 28.09.2021 9:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo 2022
Julio de Castro
Julio de Castro 28.09.2021 8:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu representi todis pessoes que seem contri essi Genocides.Somis contri a Famílie tradicionai e queremes impor sobri a maioria, porque somos Barulhentos.Kkkkkk
Fabiano Souza
MacPhersom 28.09.2021 8:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
volta Meirelles!!! kkkkkk
ALCIR JUNIOR
ALCIR JUNIOR 28.09.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes é o inimigo número 1 do trabalhador brasileiro!
João Pombo
João Pombo 28.09.2021 7:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro é um desastre, isso era de conhecimento público em 2018. Envolvido em inúmeros esquemas de rachadinha, isso sem falar na defesa da ditadura militar. Guedes é outro que não sabe de nada e só faz besteira. A Petrobras é de fundamental importância para o país, privatiza-la é entregar o país aos interesses internacionais e abandonar o povo.
Jorge Breda Jorge Breda
Jorge Breda Jorge Breda 28.09.2021 6:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro corrupto?Em qual mundo vc vive?
Mant Neuman
BombeiroAmigo 28.09.2021 6:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo corrupto? Dá um Google: FNDE 117 laptops por aluno;  Mansão Flavio Bolsonaro; Mansão Jair Renan; Onyx  Condenado Corrupção; Lira réu por corrupção; Rachadinha  André Siqueira Valle; Covaxin superfaturada (militares  envolvidos); 2 milhões de testes Covid Vencidos; Cargo  comissionado PRF matou Índio; 6 milhoes em cartão  corporativo 2021; Tratoraço; emendas de relator 18bi;  fundao 5,7 bi 4 bi; saques em dinheiro V.T.C. Log  Ministério da Saude; Itaipu Cidinha Conselho;  Salles  contrabando; Wal do Açai; Micheque; Queiroz; Laranja  Marcelo Álvaro Antonio; Superfaturamento Coronel George;  Carteira de Crédito BTG BB; CVM put Petrobrás; Ciro  Nogueira Petrolão; Sargento cocaina; Adriano da Nobrega;  Pazuello mentiu;  Cueca Chico Rodrigues;  Usina Ricardo  Barros; Crivella condenado embaixador sem passaporte;  Coronel Ricardo Marques salário Petrobras; Roberto  Jefferson Mensalao PT; Bolsonaro bomba guandu;  Intervenção PF Felipe Alcântara de Barros Leal; Damares  200 mil ONG;....
João Pombo
João Pombo 28.09.2021 6:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro não é pouco corrupto, não. O cara é mt corrupto, sempre foi.
Silva Nrum
Silva Nrum 28.09.2021 5:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nenhum deles vai melhorar o Brasil... ministro da economia etc... nenhum deles sabem movimentar a economia do Brasil de forma correta e paliativa
Mant Neuman
BombeiroAmigo 28.09.2021 5:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se em 3 a incompetência e roubalheira destruiu com o pais, imagina o que sobra em 10.... Em 22, seja patriota, pense no Brasil. Não vote nos CORRUPTOS Lula e Bozo
Kbça Jhones
Kbça Jhones 28.09.2021 4:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
10 anos? kkkkkkk Esse Guedes é uma piada pronta.
Leonardo Portes
Leonardo Portes 28.09.2021 3:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamos em frente Paulo Guedes !!
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 23:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
existe muita gente ligada diretamente ou indiretamente a essas estatais e não querem largar o osso, então disseminam informações equivocadas pra população, dizendo que combustiveis vão subir, que a empresa é "estrategica", enfim, tentam fazer propaganda e lavagem cerebral na cabeça das pessoas mais pobres. Isso tudo quase sempre patrocinado pelos sindicatos. Foi muito difícil na epoca privatizar p sistema de telecomunicacoes no Brasil justamente por conta dessa galera que nao quer deixar os setores evoluirem ppr conta de suas mamatas. Mas depois que varios setores foram privatizados e entrou concorrencia, todos viram a evolucao, ate mesmo em qualificação, veja a quantidade de operadoras de telefonia que temos hoje e como evoluimos! Voce acha que estariamos falando em construir rede 5G no Brasil se ainda estivessemos amarrados a uma estatal? e assim estamos com esse ferro velho que esta ai hoje, correios loteado, petrobras sucateada, bancos estatais um lixo...
wnao Oliveira
wnao Oliveira 27.09.2021 23:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanta m3rda em um só post.Petrobras sucateada batendo recordes de extração. Correios loteados com super salários de 1500 reais. Acorda gado enquanto é tempo.
jonatas souza
jonatas souza 27.09.2021 23:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E a economia resiste 10 anos de guedes? Kkkk
Ray Redington
Ray Redington 27.09.2021 23:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vende nada. Papo furado. A conversa era que vendia logo, agora é em 10 anos... E o capetão é contra privatizar, já disse mais de uma vez publicamente. Guedes desmoralizado faz tempo, nem Freud explica porque não saiu do governo como 80% da equipe já fez. Quem tiver pensando em comprar confiando nisso pode desistir. E quem estiver preocupado com fim de estatais pode relaxar, é cortina de fumaça
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 23:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ray Redington eu nao contaria com isso... Cedae ja foi, agora vem correios e eletrobras... a visao do brasileiro mudou muito, acho que tem muita gente tentando ir pros USA entao eles cairam na real que querem pro Brasil um futuro igual, próspero, com Estado enxuto, sem ferro velho, sem Estado-empresario. Privatizou a primeira neu amigo...vai uma atras da outra, se Deus quiser!
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 23:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
chega de lava-jato, chega de cabides.
Ray Redington
Ray Redington 27.09.2021 23:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Braga  só falta combinar com o PR que é contra né... mas enfim, vamos ver. Não estou otimista, fim de mandato, eleição chegando, congresso barrando até MP pequena... não apostaria em privatização, nem na bolsa. Talvez um raly pequeno final do ano. Grana fora, mais negócio
João Pombo
João Pombo 27.09.2021 22:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fora Bolsonaro! Fora Guedes!! Fora todos os que querem destruir o país e vender a preço de banana. Privatizar a Petrobras e o BB é um absurdo. Petrobras deveria ser 100% estatal. Ficou evidente que a política de preços da Petrobras atrelado ao dólar (política do governo Temer que Bolsonaro nem toca no assunto) só prejudicou o povo e beneficiou grandes empresários.
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 22:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
será que Palocinho vai ser da chapa do molusco rei da lava jato ano que vem? A chapa da quadrilha
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 22:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guedes nao, estao com saudades do cumpanheiro Palocci (preso), mestre em economia kkkk
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 22:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pena dos esquerdistas que vem aqui falar mal do Guedes. Voces querem o cumpanheiro Palocinho da lava-jato de volta ne? pra ser consultor das estatais como era antigamente. Sinto muito mas a grana pra boquinha acabou. Agora o goverbo é liberal, vão ter que trabalhar. Nas estatais é dificil isso acontecer mas a hora ta chegando.
edmilson silva
edmilson silva 27.09.2021 22:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse GEPETO da economia é uma piada kkkkk e o PINOQUIO esse é demais kkkk só fala mer...d..a!
Tom Marques
Tom Marques 27.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não tem planejamento para o próximo mês, imagina 10 anos.
edmilson silva
edmilson silva 27.09.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk o pior que vc tá certo. Não vão passar desse mandato e já tão pensando nos próximos dez anos kkkk Esse GEPETO da economia é uma piada kkkkkkk
jose gomez
jose gomez 27.09.2021 21:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BB Máquina de Empréstimos ao Agro Pop. Petrobras casa de Força, geradora de Empregos, Império de Arrecadação de Impostos. Duas Belas empresas . Quem não quer Comprar Barato.
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkķ quem duas belas empresas, maquinas de sustentar cabides. Quanto a sua pergunta: " quem nao quer comprar barato?" a resposta é simples, olha o preço das ações dessas estatais na bolsa e voce vai ter a resposta. Investidor foge delas como Diabo foge da cruz.
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
so nao compra barato quem naao quer, pq estão de graça na bolsa. Nimguem investe em empresa administrada pelo governo, vide lava-jato.
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Banco do Brasil ja era pra ter vendido. Com a pandemia todos os bancos privados fecharam agencias pra manter o equilibrio do negocio menos os banco do brasil e caixa. Nao podem demitir funcionarios, logo nao podem fechar agencias. Vao comecar a amultuar funcionarios servicos internos e o banco vai perder a lucratividade. Banco lixo. Voce entra nas agencias, todas imundas e caindo aos pedaços. O UBS ja comprou o braço de investimento do banco, podia arrematar o resto do lixo logo e fazer um banco com atendimento decente nos padrões americano e europeu. Brasil precisa evoluir.
João Caruzo
João Caruzo 27.09.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Você está bem equivocado!!!! É só olhar o lucro e o crescimento da carteira de crédito!!! Teve encerramento de várias agências tbm....
João Caruzo
João Caruzo 27.09.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Você está bem equivocado!!!! É só olhar o lucro e o crescimento da carteira de crédito!!! Teve encerramento de várias agências tbm....
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Joao Caruzo fecharam agencias? e fizeram o que com os funcionarios e os indicados dos partidos politicos ?
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
com certeza entubaram os custos e colocaram pra bater carimbo e ver a hora passar
João Pombo
João Pombo 27.09.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vc não tem ideia do que está falando. Trabalhadores do Banco do Brasil são celetistas, podem ser demitidos a qualquer momento.
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
2022 Paulo Guedes na economia. Os empresarios que comandam esse país te apoiam!
Paulo Braga
Paulo Braga 27.09.2021 21:26
Salvo. Ver Itens salvos.