Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Riscos de desaceleração global e de populismo doméstico crescem e derrubam Ibovespa

Ações28.09.2021 18:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice brasileiro de ações teve forte queda nesta terça-feira, acompanhando um pessimismo generalizado nas bolsas no mundo todo com a multiplicação dos riscos à recuperação da economia global, enquanto no Brasil cresce o temor de que esse quadro seja combatido com medidas populistas.

Com queda de 3,05%, o Ibovespa fechou o dia em 110.123,85 pontos, reaproximando-se das mínimas em 2021, abalado sobretudo por ações de empresas ligadas a consumo, justamente as que chegaram a liderar os ganhos dos índices nos últimos meses.

O giro financeiro da sessão, de 36,25 bilhões de reais, acima da média dos últimos dias, deixou claro que o investidor está mais confiante para vender ações.

Uma disparada do preço do gás natural na Europa, com o consumo subindo num momento de oferta restrita e de estoques em níveis críticos, agravou receio de que os custos crescentes de energia serão um desafio crescente para a economia global que ainda começa a se levantar dos efeitos da Covid-19.

Segundo o presidente da casa de análise de investimento Ohmresearch, Roberto Attuch, esse evento se somou a um quadro já tenso, incluindo restrições impostas pelo governo chinês ao consumo de carvão e à indústria siderúrgica, além de questões ligadas ao Orçamento do governo dos Estados Unidos, que também se aproxima de um ciclo de aperto monetário.

LEIA MAIS: Confira as recomendações da Ativa Investimentos para empresas agrícolas na bolsa

"Esse quadro todo está atrapalhando bastante", disse Attuch, adicionado que o ambiente de menor apetite por risco dá relevo a problemas no Brasil, que também tem um horizonte de crescimento menor e inflação elevada.

Esse quadro teve nova rodada de piora, com a Petrobras (SA:PETR4) anunciando alta do preço do diesel nas refinarias em quase 9%, elevando o reajuste neste ano a mais de 50%.

"Isso tudo faz crescer no mercado a leitura de que o governo está cada vez mais tentado a buscar iniciativas populistas para pode chegar competitivo à eleição de 2022", disse ele.

Nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil é um país rico e pode atender "os mais necessitados por mais tempo", indicando possível extensão do auxílio emergencial pago desde o surgimento da pandemia de Covid-19.

A declaração vem no momento em que o governo costura uma polêmica proposta de adiar parte do pagamento de precatórios para poder deslanchar seu programa social Auxílio Brasil.

VEJA TAMBÉM: Petrobras anuncia reajuste de 8,9% no diesel a partir de amanhã

DESTAQUES

- BANCO INTER (SA:BIDI11) perdeu 11,8%, pior desempenho do índice. O banco desmentiu matéria veiculada mais cedo pelo Broadcast de que estaria preparando uma provisão maior para perdas no balanço. BANCO PAN caiu 4,39.

- AMERICANAS recuou 6,2%, enquanto MAGAZINE LUIZA (SA:MGLU3) teve retração de 5,5% e MÉLIUZ (SA:CASH3) cedeu 8,65%, com gestores desmontando apostas em empresas de consumo.

- CSN (SA:CSNA3) teve baixa de 7,84%, seguida por USIMINAS (SA:USIM5), com desvalorização de 7,3%, enquanto VALE (SA:VALE3) foi depreciada em 5%, pondo fim a uma recuperação desde a semana passada na esteira da recuperação dos preços do minério.

- BRASKEM (SA:BRKM5) reverteu e caiu 3%, mesmo após a petroquímica ter anunciado acordo de sua subsidiária Braskem Idesa com a mexicana Pemex para quitar pendências contratuais e para ume terminal de importação de etano.

- PETROBRAS também não sustentou ganhos e declinou 0,7%, seguindo a correção para baixo dos preços do barril do petróleo.

LEIA: Inter despenca após comentários sobre provisionamento no balanço

- BRF (SA:BRFS3) resistiu à avalanche de vendas de ações e subiu 1%, assim como MARFRIG (SA:MRFG3) com ganho de 0,25%, ainda na esteira da decisão da semana passada do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou sem restrições a compra de ações da BRF pela Marfrig.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Riscos de desaceleração global e de populismo doméstico crescem e derrubam Ibovespa
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (83)
Candido Bizzotto
CandidoBR 29.09.2021 9:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O cara consegue ver más intenções na tentativa de preservar a economia. Putz, que jornalismo BURRO que temos!! Se der pra preservar os mais pobres, seria bom pra todos.
r locatelli digital
r locatelli digital 29.09.2021 7:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai ter crash mundial. E será em breve.
Candido Bizzotto
CandidoBR 29.09.2021 6:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ai, jornalistas de uma nota só.Vira o disco, Mané! O governo é bom, PT não volta. Bolso22 🇧🇷
Cristian cts
Cristian cts 29.09.2021 6:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hmmmm... Bom pra quem? Pra Bozo Family? 🤡
Mant Neuman
BombeiroAmigo 29.09.2021 5:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
STF omisso, congresso conivente, imprensa censurada, milico roubando no governo, inflação, desemprego, populismo com recurso público, miséria, Venezuela? Não, paraíso para o Brasil da Rachadinha....
Rodrigo Mello
Rodrigo Mello 29.09.2021 0:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Populismo doméstico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Reuters uma vergonha nacional... Investing sem técnicos de qualidade... #BOLSONARO2022 🇧🇷
Ismael Cordeiro Dutra
Ismael Cordeiro Dutra 29.09.2021 0:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parece o mesmo da Folha de SP..kkkkk
Cristian cts
Cristian cts 29.09.2021 0:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Porque não acessa só a R7 News?? Super agência de notícias do lixo Edir Macedo... quem sabe lá vc ache fakes enaltecendo o seu mico-ca.gão 🙊
Raycson José Mendes de Almeida
Raycson José Mendes de Almeida 28.09.2021 23:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o mercado não caiu nada ainda. Com o PT a Petr4 foi a R$ 3,00.
Julio Cesar Schmidt
Julio Cesar Schmidt 28.09.2021 23:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🐮 - Agora eu tenho que apoiar o bolsa família, Mito?
andre cevey
andre cevey 28.09.2021 23:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Luciano Huck vem aí. Lá.. lá.. lá.. lá.. lá
Ricardo Silva
Ricardo Silva 28.09.2021 23:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gado agora apoia o bolsa esmola?
Ricardo Silva
Ricardo Silva 28.09.2021 23:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não era bolsa esmola? Vai dobrar o valor? Que mico
Marcelo Pinto
Marcelo Pinto 28.09.2021 22:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O momento é observar essa confusão de fora, deixar esses caras se pegarem, manter a mente serena e tentar aproveitar as oportunidades. Observem o entorno, dá para ganhar muito dinheiro com essa volatilidade se for paciente, esperar a hora certa e seguir a favor do fluxo.
Jozias Gomes
Jozias Gomes 28.09.2021 22:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Obrigado, nesse momento é o que podemos fazer
ricardo reis
ricardo reis 28.09.2021 22:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BOLSONARO 23
ANTONIO SOARES
ANTONIOSOARES 28.09.2021 22:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
78 versus 22 = SEGUNDA VIA JÁ pra ganhar do 9Dedos ladrão!
Thadeu Osorio
Thadeu Osorio 28.09.2021 22:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse pessoal que fala sardinha, gado e outros, deve ser tudo grande investidor né? Ate parece que tem alguem que nao é sardinha vai estar em forum de internet.
Marcos Freitas
Marcos Freitas 28.09.2021 22:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkk boa!
caio tacla
caio tacla 28.09.2021 22:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Populismo doméstico? ihhh já viram que vão perder em 2022 e já estão inventando desculpa. Vão ter que aprender a perder porque a derrota de 2018 foi só o começo ....
ANTONIO SOARES
ANTONIOSOARES 28.09.2021 22:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gado é gado, pra qualquer berrante, berra gado burro, à direita e à esquerda, que o tubarão te pega!
caio tacla
caio tacla 28.09.2021 22:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Melhor que ficar em cima do muro igual a um oportunista sem causa. Enfia o berrante no seu c....
ANTONIO SOARES
ANTONIOSOARES 28.09.2021 22:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sentiu a chifrada né imbecil! TERCEIRA VIA JÁ!
Julimar Pieri
Julimar Pieri 28.09.2021 21:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
avante Brasil Bolsonaro 2022 para o choro, ódio e desespero da esquerda derrotada e da mídia podre e corrompida sem dinheiro público
welington felix
welington felix 28.09.2021 21:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tutti culpa de bolsonaro
João Pombo
João Pombo 28.09.2021 21:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pior presidente da história desse país, com um ministro da economia que só sabe falar em privatização, fora disso o cara não sabe fazer nada. País afundando e ou atrapalharam ou ficaram apenas vendo dar merda. Mas era de conhecimento público em 2018 que Bolsonaro era um incompetente. Quem escolheu, escolheu achando que iria se beneficiar, pouco se importando para o restante. Bom, todos nos ferramos.
jonathan kirchohff
jonathan kirchohff 28.09.2021 21:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os políticos vão sempre puxar para os seus lados, direita, esquerda, centrão e o que inventarem naquele circo que é Brasília.  Infelizmente nunca vai existir um líder ou líderes que movam essa rica nação em favor de todos. No final de tudo isso, quem paga por tudo que passamos, somos nós mesmos.
João Pombo
João Pombo 28.09.2021 21:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parece que temos um comunista aqui, querendo que "movam essa rica nação em favor de todos" rsss
caio tacla
caio tacla 28.09.2021 21:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comunista disfarçado de isentão.... oportunista
Flavio Moura
Flavio Moura 28.09.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inglaterra Alemanha Portugal Argentina muitas nações ferradas, bolha americana e chinesa, Rússia só tá de pé pq ta vendendo muito armamento, tirando a Suécia países da ex Iugoslávia que não fecharam suas portas e não aderiram ao fique em casa a coisa tá feia pra tudo qto é lado...parece q não veem isso, seca, condições climaticas, cotações internacionais e politicalha dos maUdi t0s g0vernad0res e prefeit0s deputad0s q para estes a vida c0ntinua um Iux0...eu não acho q IuIa D0ria Ciro Mandetta ou qq outro rato ia ter peito para pelo menos estarmos s0brevivendo ja teriam vendido a nação
Flavio Moura
Flavio Moura 28.09.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o PT comprando refinaria seca em Passadena EUA que valia 42 mi por 463 mi de dólares e q não nos serve de nada...não nos faz falta agora se tivessemos investido aqui? em16 anos PT só sugou e sucateou a petro, e vc só tem luz e carrega seu celular graças a produção a todo vapor do diesel para abastecer termoelétricas...se não fosse essa maldita pandemia poIiticaIha de fecha tudo hj teríamos semi condutores e pela falta disso um carro de 50 mil virou 90 mil...um de 80 ...140 mil...deixando esse mercado para os que já tinham muito dinheiro e ficaram mais endinheirados, infelizmente esses empresários também não estão repassando as pessoas seus altos lucros...seus lucros records, como nos anos 80 90 ate meados de 2000 a inflação era alta mas havia repasse instantâneo aos salários...e o povo inclusive artistas eram mais solidários, cade live shoes para os necessitados, acabou isso no Betinho...
Flavio Moura
Flavio Moura 28.09.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
JR Alonso
JR Alonso 28.09.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Segundo as "antas" que tem nesse fórum, o.mundo está assim.ppr conta do Bolsonaro... O kct de 2 neurônios que eles tem na cabeça de vento, alienada, deformada por esquerdofrinia...🤪🤪🤪🤣🤣🤣
Murilo Ivanov
Murilo Ivanov 28.09.2021 21:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
125 k até dezembro
Marcio Caram
Marcio Caram 28.09.2021 21:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
de que ano?
Carlos Brandão
Carlos Brandão 28.09.2021 21:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ibovespa sempre foi monopolizada. ESTE é o problema.
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 28.09.2021 21:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
t.eu k.u kkk é fundo duplo...
Carlos Franco
Carlos Franco 28.09.2021 21:22
Salvo. Ver Itens salvos.