Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Bolsonaro define idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens; Ibov sobe

Política14.02.2019 17:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Bolsonaro define idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens; Ibov sobe

Atualizado às 18h15 para acréscimo de informações

Investing.com - O presidente da República, Jair Bolsonaro, "bateu o martelo" como anunciou ontem e definiu que a reforma da Previdência terá idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens se aposentarem. A transição será de 12 anos.

A informação é do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que informou que o texto final chegará ao Congresso dia 20 de fevereiro ao final da reunião com o presidente, no Palácio da Alvorada. Foram cerca de duas horas de reunião, com a participação dos ministros da Economia, Paulo Guedes; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; e da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Marinho disse que a equipe econômica defendeu uma idade mínima de 65 anos para homens e para mulheres. Já o presidente discordava da idade mínima das mulheres: queria 60 anos. Além disso, o tempo de transição desejado pelos economistas era de dez anos, algo também negociado por Bolsonaro, que queria 20 anos de transição. No final, o consenso ficou em 12 anos.

A decisão do presidente veio acima do que estava sendo ventilado pelo mercado e do que ele mesmo havia defendido anteriormente, de 57 anos para mulheres e 62 para homens.

Depois de assinar o texto da reforma, na próxima quarta-feira, Bolsonaro vai fazer um pronunciamento à nação para explicar a necessidade de mudar as regras para aposentadoria no país. “O presidente fará um pronunciamento à nação, explicando de que forma essa nova Previdência vai ser encaminhada ao Congresso para ser discutida. E esperamos que seja aprovada brevemente”, disse Marinho.

O governo calcula que a reforma vai permitir uma economia de R$ 1 trilhão nos próximos dez anos. Por se tratar de uma proposta de emenda constitucional (PEC), a reforma da Previdência precisa ser votada em dois turnos na Câmara e depois no Senado, com apoio de no mínimo dois terços dos deputados e dos senadores em cada votação.

O Ibovespa saltou mais de 1.800 pontos em minutos e fechou acima dos 98 mil pontos. O dólar recuou 0,8% para R$ 3,72.

Em NY, o clima também foi de euforia com a notícia e o ETF do Brasil (NYSE:EWZ) disparou 2% e superou os US$ 44, no nível mais alto em uma semana.

Agenda positiva em meio à crise

A definição sobre a reforma vem logo após Bolsonaro receber alta do hospital Albert Einstein, em uma internação mais longa do que a prevista após complicações na recuperação.

Paralelamente, está a principal crise do governo até o momento com a forte suspeita do uso de laranjas pelo ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Em meio à denúncia, o filho do presidente Carlos Bolsonaro elevou o tom e acusou Bebianno de ter mentido ao dizer que tinha conversado com seu pai sobre as acusações. Bolsonaro ratificou a posição de Carlos e disse que Bebianno pode "voltar às origens".

A crise no círculo político ameaça o andamento da reforma, segundo avaliação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Na visão do deputado, a queda de Bebianno daria um sinal de que o presidente não honraria os compromissos com o Congresso. A informação é do O Globo.

Com Agência Brasil

Bolsonaro define idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens; Ibov sobe
 

Artigos Relacionados

Senado aprova MP do programa de serviço voluntário
Senado aprova MP do programa de serviço voluntário Por Agência Brasil - 25.05.2022

Agência Brasil - O Senado aprovou hoje (25) a Medida Provisória (MP) 1.099/2022, que cria o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. O programa oferece cursos de capacitação...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (28)
Fernando Rocha
Fernando Rocha 14.02.2019 20:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu quero é o mercado volatil ,com indice nas nuvens e dolar no chão,o mercado abraçou o bolsonaro
Bruno veiga
Bruno veiga 14.02.2019 20:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rumo aos 120 mil pontos esse ano , dia hj foi excelente!!!
Paulo Paulo
PauloXVVVVV 14.02.2019 19:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu fico embasbacado, como tem gente torcendo pra que tudo dê errado no Governo eleito pelo povo, né não? A Mídia, com raríssimas exceção, é uma delas. O (des) Governo anterior esteve aí por tanto tempo e a Mídia nunca cobrou nada deles como cobra e denigre o atual em apenas 01 mês e 14 dias. Isso enoja qualquer brasileiro que quer o melhor pro País e pro povo Brasileiro.
Ermis Nascimento
Ermis Nascimento 14.02.2019 18:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
estava com o índice aberto e o mesmo estava em queda a iminência de uma reversão, fui fazer um trampo e com 25 min depois ele sobe 1700 pontos. perdi. kkkkkkk rindo pra não chorar. esperava essa notícia amanhã, não hoje. :(
Claudia Moraes
Claudia Moraes 14.02.2019 18:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tirei 1 cochilo e qdo acordei,me assombrei kkk
Andre Santana
Andre Santana 14.02.2019 18:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
recebi uma ligação e na hora que voltei ...boomhavendo próximas oportunidades
cassimiro souza
cassimiro souza 14.02.2019 18:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Concordo
Sergio Rolim
Sergio Rolim 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando teremos um presidente que entre para a história com dignidade, sem ter que defender falcatruas dos filhos, sem formar um ministério contrário em tudo o que apregou em campanha. brasil, adeus, isto aqui já era , repetições de aumentos de moradia e outras falcatruas mais,. presidiários exercendo cargos públicos. é piada nosso país.
Jonatan Garcia
Jonatan Garcia 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando você foi eleito, né? bonzaum
Paulo Del Pino
Paulo Del Pino 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai lá bonzaum vc e seus filhos
Pablo Step
Pablo Step 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Meu amigo, o momento eh de lutarmos juntos pelo Brasil. Esse governo já fez em 2 meses o que o PT nao fez. Sua vida vai melhorar!!!! Tire o ódio.
Sergio Rolim
Sergio Rolim 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando teremos um presidente que entre para a história com dignidade, sem ter que defender falcatruas dos filhos, sem formar um ministério contrário em tudo o que apregou em campanha. brasil, adeus, isto aqui já era , repetições de aumentos de moradia e outras falcatruas mais,. presidiários exercendo cargos públicos. é piada nosso país.
Jonatan Garcia
Jonatan Garcia 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando Você for eleito, né? bonzaum
felipe nakamura
felipe nakamura 14.02.2019 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o primeiro corrupto é tu id
JP Joe
JP Joe 14.02.2019 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pra ver como o homem não manda em nada, votar pra presidência neste país medíocre é mesma coisa que considerar dinheiro como folha de laranja.... quem manda é os poderosos por trás destas candidaturas e governo... diz que é homem só na frente das câmeras porque é outra marionete. Plano de candidatura dele só foi pra iludir o povo de bem, porque agora não tá fazendo nada do que foi posto em sua candidatura... Tudo farinha do mesmo saco.
Bruno veiga
Bruno veiga 14.02.2019 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
discordo !!! lembrando q ele esta no governo tem 46 dias tem muitas coisas para serem feitas , olha como o indice esta voando com Bolsonaro presidente , me fala quando outro presidente vez indice subir dessa maneira ? votei nele , fiz campanha de graça e ñ me arrependo , tenho 23 anos sei q quando eu tiver meus 70 anos vou poder sentar com meus netos e falar q eu fiz parte da mudança desse pais !!! forte abraço e lembre-se Brasil acima de tudo Deus acima de todos!!!!!!!
JP Joe
JP Joe 14.02.2019 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bruno veiga  Eu tbm votei nele mas me arrependo, deveria ter anulado... pois se ele fosse cara de palavra como se dizia no plano de governo não manteria aliados de Temer no poder para ter outros benefícios... Se é pra fazer a limpa então não mantem os porcos se vc quer usar o chiqueiro como quarto de hospital... não seja alienado e não vá atras da grande massa não.. não seja afobado, estude e veja o que está sendo feito por trás das cortinas...
Sidnei Glaucia
Sidnei Glaucia 14.02.2019 18:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Oscar Brito
Oscar Brito 14.02.2019 18:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
65 é pouco eu acho que devia ser 75 homens e 72 mulheres, assim sobra mai dinheiro para o laranjas, Mito vai acabar com a pobreza no Brasil, (pobre vai tudo morrer de forme ou tiro da policia) Vivo o mito
Willy Leles
Willy Leles 14.02.2019 18:07
Salvo. Ver Itens salvos.